TST - Transportes Sul do Tejo
  • Rua Marcos de Portugal
    Laranjeiro
    2810-260 Almada
  • info@tst.com.pt

TST - A vergonha de um serviço de passageiros....

Antonio Sousa apresentou a reclamação
20 de novembro 2015

Bom dia, já vos passei esta informação via telefone 30 minutos depois de ter dado por falta da carteira, no entanto estou extremamente desagradado pela vossa actuação que em nada vos beneficia.

A vossa empresa pouco quis saber do problema limitando-se a anotar os dados e a informar-me que depois me ligaria caso aparecessem os documentos ou a carteira.

No dia 17 de Novembro de 2015, Terça Feira, apanhei a carreira 126 no Mário Casimiro, Charneca da Caparica com destino a Cacilhas, sentei-me no ultimo fila do autocarro no lugar oposto ao do motorista.

Quando entrei no autocarro obviamente tinha o passe pois validei-o na respectiva máquina.

Saí na paragem junto á estação do Metro Transportes do Sul " Gil Vicente" em Almada, 10 minutos após ter saído do autocarro dou pela falta da carteira, percorri o caminho que tinha feito, pouco mais de 100 metros, questionei nos cafés e negócios locais e contactei a creche dos meus filhos para questionar se tinha ficado por lá, não encontrei a carteira.

A melhor hipótese era o autocarro da TST, entro em contacto com o vosso apoio a clientes via telefone e fiz imediatamente uma exposição do ocorrido e questionei a possibilidade de entrarem em contacto com o motorista do autocarro para que ele pudesse ou averiguar se a carteira se encontrava ainda no autocarro ou se alguém tinha entregue e ele a tivesse guardado e não tivesse tido tempo de a entregar nos respectivos serviços.

A resposta que obtive foi, não entramos em contacto com motoristas se a carteira foi perdida no autocarro há-de aparecer, se aparecer o sr. será contactado.

É nestas alturas que por vezes perdemos a calma, acabei de perder a carteira com todos os meus documentos, a carteira não tinha dinheiro, estou longe de casa sem forma de voltar para casa com duas crianças de 2 e 4 anos de idade e esta é a resposta que recebo.
Questiono sobre a possibilidade de me passarem um bilhete provisório em cacilhas uma vez que o passe que está carregado é o L123 e ainda têm mais 114 dias de validade e sou informado que sim existe essa possibilidade, mas para isso tenho de efectuar um pedido de cartão novo, só assim me passam um cartão provisório com o remanescente dos dias do meu passe.
Notem, que o Cartão Lisboa Viva que perdi têm cerca de 1 mês e ainda assim querem obrigar-me a comprar um cartão novo para que eu possa usufruir do passe que paguei no valor de 67.65€, pois sem isso não me recarregam o passe.

Com isto estava em Almada, como referi com duas crianças de colo sem documentos, sem dinheiro e sem forma de voltar para casa.
Estou revoltado pela vossa atitude.

Pelos visto a carteira ainda não está na vossa posse, pois ainda não fui contactado pelos vossos serviços, talvez se vocês tivessem entrado em contacto com o motorista na altura, a carteira tinha aparecido bem como os documentos.

Numa altura em que todos os trocos são contados, a TST vai-me cobrar 7.50€ para eu fazer um cartão novo somente para que eu possa ter o passe que eu paguei até ao final do mês. "Shame on you!!!"

Relação dos objectos perdidos:

Carteira em pele Castanha Simples com 3 bolsas para cartões em cada um dos lados.

-Cartão Lisboa Viva em nome de António Henriques Pereira de Sousa
-Cartão de Cidadão Nº 11688842 em Nome de António Henriques Pereira de Sousa
-Cartão de Dador de Sangue em nome de António Henriques Pereira de Sousa
-Cartão MB do Banco BIC em nome de António Henriques P. Sousa
-Cartão MB do banco BPI azul julgo que não têm nome associado
-Cartão de Milhas Aéreas American Blue em nome de António Sousa
-Vários papéis sem valor no interior da carteira

Sem esperança de um desfecho favorável me despeço com os meus melhores cumprimentos salientando, que perderam a minha confiança, estou desiludido com os vossos serviços e tenho pena que detenham o monopólio dos transportes públicos, na margem sul não tendo eu outra escolha em continuar a contribuir para os vossos ordenados.

António Sousa
968 681 645

PS: Esta informação/reclamação será enviada para diversos canais.

Data de ocorrência: 20 de novembro 2015
21 de novembro 2015
Nota informativa: No mesmo dia em que fiz a exposição aqui no portal da queixa e que enviei para a TST, no período da tarde, fui contactado pelos serviço de apoio a cliente da empresa a informar que uns clientes tinham acabado de achar a minha carteira no autocarro.

Estou realmente satisfeito por ter a minha carteira de volta, o qual agradeço ás partes envolvidas, não faltava nada dentro da carteira.

O que me espanta, é que pelas palavras do senhor da TST , os clientes tinham encontrado a carteira no autocarro... 5 dias depois de eu a ter perdido.
Antonio Sousa avaliou a marca
21 de novembro 2015

A situação ficou resolvida sem duvida, mas não pela entidade. Passo a explicar, eu reclamei pela forma que a entidade conduziu este processo no seu inicio. Situação essa que ainda não originou uma explicação da entidade nem um pedido de desculpas. Tive a " sorte " ou coincidência de a carteira ter aparecido 5 dias depois de a ter perdido, imagine-se exactamente no mesmo sitio ( dentro do autocarro ). Somente após ter reclamado no portal da queixa, aliás exactamente no mesmo dia horas depois. E para meu espanto as pessoas que encontraram a carteira, não a entregaram ao motorista da tst, ( que era o funcionário da empresa mais próximo ) foram ao serviço de apoio a clientes.