TST - Transportes Sul do Tejo

TST - Condutores agressivos e com preconceito com os Moradores da Marisol

Joao Ferreira
Joao Ferreira apresentou a reclamação
6 de abril 2017

Esta reclamação vem no seguimento do que é recorrente relativamente ao comportamento incorrecto e irresponsável dos condutores da TST, dentro da Marisol. A Marisol é um local que se caracteriza por ter ruas pequenas e estreitas ( é um bairro de vivendas). Habito nas Quintinhas, mas por ter familiares na Marisol, cruzo-me diversas vezes com os veículos de TST. Por mais do que uma vez assisti a situações de excesso de velocidade, travagens bruscas, desrespeito pelos cidadãos e por codigos básicos de conduta nos quais incluo o não respeito pela sinalização!
O caso que aqui apresento está relacionado com o constante desrespeito pelo sinal de Cedência de Prioridade. Por definição, este sinal indica que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima. Transitando na Marisol ( com a minha filha de 7 anos na viatura), o condutor do autocarro com matricula 96-MZ- 72 (791) pelas 17:20 de 05/04 terá, por pouco, ido de encontro à minha viatura por vir em excesso de velocidade num cruzamento onde se apresentava este sinal, que claramente foi desrespeitado. Por este motivo, pretendi chamar apenas a atenção do condutor apontado com o indicador esquerdo para o sinal. Obtive uma resposta agressiva por parte do condutor que bracejou e demonstrou uma atitude agressiva. Por este motivo, mais adiante, junto a um stop, saí da minha viatura para chamar a atenção, de uma forma civilizada. Simplesmente, mal consegui falar com o condutor que iniciou uma gritaria injustificável com afirmações que irei transcrever, e que me parecem preocupantes:
1ª afirmação: " as pessoas da Marisol têm a mania que têm dinheiro"
2º Afirmação " se o senhor não sai da frente eu passo com o autocarro por cima de si e do seu carro"...
A primeira afirmação revela um grave preconceito que pode ser preocupante a vários níveis, ainda que o sr. condutor pense assim tal não é motivo para se dirigir às pessoas da forma que fez. Por outro lado, esta forma de pensar parece gerar uma raiva incontida e um comportamento na condução que põe toda a gente em perigo!
Por outro lado, este condutor revela níveis de agressividade elevados ao menosprezar a vida das outras pessoas com o tipo de ameaça que me foi dirigida ( relembro que tinha uma criança com 7 anos no meu carro...) Por considerar lamentável, em meu nome e das pessoas que são utentes da TST , bem como das pessoas que moram na Marisol seria de todo util que este tipo de situações fossem banidas. A TST tem o seu nome denegrido e a sua qualidade de serviço torna-se lastimável perante estes cenários deveras tristes, que são protagonizados por pessoas com má formação civil. Por tudo isto, disponibiliza-me a contribuir para qualquer esclarecimento que a TST considere necessário, pois EU já algum tempo disse basta à TST!! Fui vosso cliente mas recuso-me a continuar a usufruir dos vossos serviços enquanto situações com esta continuarem a ocorrer.

Data de ocorrência: 6 de abril 2017
Exmo. Sr. João Ferreira

Acusamos a receção da reclamação remetida por V. Exa. a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à exposição efetuada, começamos por frisar a importância que a Segurança Rodoviária ocupa no seio desta entidade, pelo que todos os nossos motoristas deverão praticar uma condução segura, consciente e de acordo com o código de estrada.
De igual modo deverá ser praticado um atendimento assente numa relação de respeito e disponibilidade, recorrendo ao uso duma linguagem adequada.

Neste sentido e tendo presente os elementos facultados, somos a informar que ir-se-á proceder à identificação do motorista envolvido, sendo certo que atuaremos em conformidade e com o propósito de corrigir este tipo de postura, totalmente desenquadrada do definido no seio desta entidade.

Agradecendo tão válido testemunho ficamos ao inteiro dispor.

TST-Transportes Sul do Tejo,S.A.
Joao Ferreira
Joao Ferreira avaliou a marca
24 de maio 2018

É lamentável, mas a atitude dos condutores da TST permanece. Por mais reclamações que sejam feitas permanece a mesma forma de actuação dos condutores desta empresa. Não acredito alguma vez tenha sido tomada alguma medida interna para acabar com este tipo de situações.