Transportes Sul do Tejo, SA

TST - Falta de formação e civismo

Carmo
Carmo apresentou a reclamação
30 de janeiro 2018

No autocarro 168 que tinha como horário de partida da Praça de Espanha às 16h45m, não respeitou o horário, porque segundo o motorista, o autocarro que vai para Almada estava atrás e precisava passar. As minhas filhas pequenas foram a correr e pediram ao motorista que aguardasse 1 minuto, porque eu vinha atrás a correr. O motorista que se recusou a facultar o nome, fechou-lhes a porta. Relembro que segundo o meu relógio e o das outras pessoas que se encontravam por ali, ainda não eram 16h45m. Ninguém tem a culpa que os autocarros estacionem indevidamente nas paragens, não permitindo que o autocarro de Almada não passe ao lado da paragem da Torre da Marinha. Igualmente não compreendo a falta de compreensão, formação e educação por parte do motorista. Em primeiro lugar, a identificação deveria ser obrigatória. O sr deveria achar que por não sabermos o seu nome, não iríamos fazer a reclamação. Mas, suponho que no dia 30/01/2018, com partida da Praça de Espanha, com destino para a Torre da Marinha (168) às 16h45m, se a empresa quiser, saberá o nome deste mal formado funcionário. Esta carreira, que com demasiada frequência nem sequer é efectuada, dá-se ao "luxo" de fazer o horário que um funcionário decide, principalmente porque a próxima é só passado 30 minutos. Assim penso que é difícil haver sustentabilidade nos transportes públicos, principalmente naqueles que fazem a travessia da ponte, trazendo cada vez mais carros para dentro da cidade.

Data de ocorrência: 30 de janeiro 2018
5 de fevereiro 2018
Exma. Sra. Carmo Paulino

Acusamos a receção da reclamação remetida por V. Exa. a qual mereceu, uma vez mais, a nossa melhor atenção.

Relativamente à exposição efetuada, somos a informar que deverá ser a hora do relógio que integra a máquina de venda a bordo a servir de orientação para iniciar carreira, isto porque se encontra atualizada pelo servidor posicionado na sede de empresa, evitando desta forma desvios ao programado.

Não obstante e sempre que é visível a intenção de viajar, deverá o motorista aguardar mesmo que desta opção resulte um ligeiro atraso, assegurando-se que se encontram reunidas todas as condições de segurança para proceder à imobilização da viatura.

Mais se informa que após consulta dos relatórios gerados pelo sistema de apoio à exploração, concluiu-se que, dia 30 de janeiro de 2018, as últimas validações de títulos, no terminal da Praça de Espanha, se encontram registadas às 16:45:56, portanto dentro do horário programado.

Esperando poder continuar a merecer a preferência de V. Exa. pelos nossos serviços, ficamos ao inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional.

TST-Transportes Sul do Tejo,S.A.
Carmo
6 de fevereiro 2018
Mais informo que essa validação foi efetivamente efetuada já quase em Campolide. A pessoa que a fez, encontrava-se a falar com o motorista. Acho graça que apesar de tudo pretendem ter "razão". Chama-se falta de brio e de respeito pelos utentes, o que o motorista fez naquele dia, em vez de o desculparem, porque não averiguam convenientemente?!

A sr Carmo é que tem que esperar pelo autocarro..e nao o inverso. Se assim fosse nunca mais chegavamos a casa. E acho piada nao aceitar a resposta da empresa. Seja humilde. Atrasou se vai na proxima.