Transportes Sul do Tejo, SA
  • Rua Marcos de Portugal
    Laranjeiro
    2810-260 Almada
  • info@tst.com.pt

TST - Fiquei a chuva com o bébé no carrinho porque não me deixaram entrar no autocarro

Miguel Santos
Miguel Santos apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2017

Um destes dias estava a chover e eu com o carrinho de bebe a chuva, com saco do infantário, das fraldas e a minha mala fiquei na paragem a espera do autocarro.
Quando o autocarro chega era um antigo de degraus que não conseguia entrar e pedi ao motorista para entrar por detrás.
Resposta do motorista, se eu quisesse entrar teria de desmontar o carrinho, pegar o bebé ao colo juntamente com os sacos e subir os degraus.
Depois vendo que eu não conseguia arrancou, me deixando ao frio e a chuva.
Alguns passageiros indignados saíram do autocarro e me sugeriram fazer uma queixa ao instituto de mobilidade e transportes porque a TST tem autocarros antigos que não estão preparados nem para pessoas com mobilidade reduzida nem para quem tem carrinhos de bebé.
Estamos em 2017 está na altura de pensarem em adaptar os vossos autocarros a todos e o meu carrinho de bebé é dos mais pequenos em Lisboa entro na Carris, metro , comboios sem qualquer problema.
Irei obviamente levar este assunto a comunicação social no sentido de ser corrigido.
Então quem tem bebés, quem anda em cadeira de rodas andam a pé?
Não faz sentido.

Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2017
23 de março 2017
Exma. Sra. Joice Vidal

Acusamos a receção da reclamação remetida por V. Exa. a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à exposição efetuada, começamos por avançar os moldes em que deverá ser efetuado o transporte do carrinho de bebé no interior do autocarro, atestando a existência de orientações internas que definem que o carrinho seja fechado e a criança transportada ao colo, isto porque em grande parte das situações, o que provavelmente não seria o caso, a criança apesar de ter os cintos de segurança colocados e o carro se encontrar travado os progenitores/acompanhantes optam por se sentar, não ficando posicionados de forma a prestar a devida supervisão em caso de ser necessário efetuar alguma travagem inesperada.

Face ao exposto estamos certos que V. Exa. compreenderá que o pedido efetuado pelo motorista terá estado relacionada com questões de segurança, que ficariam comprometidas caso não fossem cumpridos os procedimentos implementados.

Não obstante deveria ter sido prestado o devido auxílio de modo a facilitar a entrada de V. Exa. na viatura, uma vez que se encontrava sozinha, pelo que de modo a ser possível proceder à devida sensibilização do motorista envolvido solicitamos, se possível, indicação de elementos mais especificos tais como nº da carreira, hora e dia a que reporta a ocorrência.

Aguardando retorno ao solicitado ficamos ao inteiro dispor.

TST-Transportes Sul do Tejo,S.A.
Miguel Santos
7 de setembro 2017
Não sei como querem dar como resolvido quando a situação ainda se mantém na actualidade.
Que tal facilitar a entrada por trás a quem tem carrinhos de bebé? Já resolvia meio problema dos autocarros obsoletos.

Carrinho de bebé é considerado carga. Está bem explícito no regulamento de transportes.