Transportes Sul do Tejo, SA

TST - Incompetência de motoristas experientes e inexperientes

Gil Correia
Gil Correia apresentou a reclamação
26 de novembro 2016

Boa noite. Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento com 2 situações decorrentes de "vontades dos motoristas quererem chegar mais cedo a casa nos últimos turnos da noite".

Dia 04/11/2016, Sexta-Feira, Carreira 410 Barreiro-Freeport, partida às 23:00. Infelizmente, o motorista neste dia decidiu que iria passar mais do que 7minutos mais cedo do que a prevista-espera na Estação do Montijo até às 23:50, e da mesma forma, mais cedo ainda no Escola Jorge Peixinho.
Esta escola, é um ponto de referência no horário e tem obrigação de aguardar até às 00:00 pela Carreira 302 (penso eu), a qual parte do Cais do Seixalinho às 23:50.
Isto não acontece pois o barco sensivelmente desembarca às 23:40 e de tal forma, o Sr. Motorista, quase sempre o mesmo quando isto acontece, alguém já experiente a exercer a sua função e de idade e temperamento notável comparativamente com outros condutores, decide que é saudável quase todos os dias partir mais cedo do que previsto no horário.
Resulta que tanto o motorista inexperiente, neste dia, (calculo que tenha começado nessa semana), tenha não só passado mais cedo num local, mas como noutro local de espera pelo autocarro oriundo do Seixalinho, não cumprindo 2 pontos de espera os quais estão sensivelmente incluídos pelos tempos-médios estipulados no horário. Uma delas seria evitável se um dos motoristas cumprisse o horário que lhe é tão familiar.
Inclusivamente enquanto informava esta situação ao condutor, ele mesmo teve o esplendor de partir antes de a hora prevista.
Uma pessoa é inexperiente até certo ponto, mais não digo mais.
Ora estamos a falar de 7 minutos mais cedo na estação e 8 minutos mais cedo na escola. Total? 15minutos. 7 Malditos minutos os quais quando me apercebi no dia fui obrigado a SPRINTAR À CHUVA para o apanhar na escola pois tinha amigos meus nesse autocarro que lhes telefonei e informaram o condutor. Tanto culpado é este motorista jovem (novo) e inexperiente, como o motorista experiente oriundo do Cais do Seixalinho, que ao não cumprir a sua hora de partida, potência este tipo de situações, já para não falar se alguém necessitar de deslocar em direção ao Freeport, ou seja, cruzamento de autocarros, é bem capaz de perde-lo.
Para os restantes 7 jovens presentes na estação no dia acima indicado, não posso falar. Certamente ligaram aos pais e pediram boleia para casa. Confesso que no dia repreendi o condutor e deixei passar. Pensei ter sido suficiente, ele ficaria preocupado durante o fim-de-semana e vinha segunda-feira e nada teria acontecido, mas pesar-lhe-ia a consciência, pensei comigo próprio.
Mas não, repetiu-se, hoje ou mais concretamente ontem, pois tirei do meu sono tempo para escrever esta maldita reclamação por tamanha incompetência, dia 25/11/2016 Carreira 410 Barreiro-Freeport.
De todo não sei se foi o mesmo condutor, cheguei “hoje”, ainda dia 25/11/2016 à estação às 23:45, com 5minutos de sobra, e para variar, o autocarro não está lá, novamente a uma Sexta-Feira. Ora eu sei que à Sexta-Feira nem sempre são os mesmos condutores que fazem os restantes dias da semana, os quais são pacientes e cumpridores e claramente mais velhos (apenas uma característica de referência para não haver enganos).
Mas também não sei se é o mesmo motorista do dia 04/11/2016.
Boa noite e obrigado.

Data de ocorrência: 26 de novembro 2016
12 de dezembro 2016
Exmo. Senhor.
Recepcionamos a sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos a ocorrência relatada, para a qual pedimos as nossas desculpas, informando que internamente a empresa já tomou as medidas adequadas para que situações idênticas não se voltem a repetir.
Sempre ao seu dispor, com os melhores cumprimentos.
Transportes Sul do Tejo, SA