TST - Transportes Sul do Tejo

TST - Transportes Sul do Tejo - Bloqueio cartão zapping

Ana Filipa
Ana Filipa apresentou a reclamação
18 de julho 2019

Desloquei-me de Setúbal a Lisboa no dia 06/07/2019 numa carreira rápida da TST, com o meu cartão Viva Viagem, válido até 2020 o qual dispunha de um valor carregado em Zapping suficiente para o motorista retirar o valor correspondente à viagem, tendo tal acontecido, e decorrendo a viagem com toda a “normalidade”. Quando cheguei à Gare do Oriente, e uma vez que pretendia utilizar o metro de Lisboa por várias vezes e a Carris, tomei a iniciativa de, antes da primeira viagem de metro, carregar com dinheiro o cartão, tendo para tal tentado utilizar uma das máquinas existentes no átrio do piso -1, junto das portas de controlo de entrada para o metro de Lisboa.
Pretendi efectuar um carregamento de 20,00 €, tendo para tal dado indicação ao sistema da máquina e introduzido na ranhura uma nota de 20,00€. O sistema recolheu a nota, mas não aceitou a operação aparecendo no ecrã a mensagem de que o cartão não podia ser carregado e ao mesmo tempo foram-me devolvidas em baixo na caixa de recepção, 10 moedas de 2,00€. Feita nova tentativa na mesma máquina, agora utilizando não uma nota de 20,00€, mas as 10 moedas de 2,00€, esta segunda tentativa teve o mesmo insucesso da primeira, sendo que a mensagem se mantinha – o cartão não podia ser carregado. Como dispunha de algum tempo, tentei a mesma operação em todas as outras máquinas existentes no local (cerca de 5 máquinas) e o resultado foi idêntico, não consegui efectuar o carregamento.
Dirigi-me ao guichet da bilheteira do metro existente no mesmo local e que por sorte, estava em funcionamento, tendo apresentado ao funcionário a minha dificuldade e admiração por não ter conseguido efectuar o carregamento. Foi confirmado que o cartão estava válido e de imediato foi-me perguntado qual o operador que eu tinha utilizado antes. Respondi-lhe que foi a TST de Setúbal para Lisboa. Pronto, retorquiu o funcionário do metro, é o “habitual” e está explicado, eles (a TST) têm um sistema que ao ler o cartão bloqueia para carregamentos, mas como estamos em horário de abertura ao público eu resolvo-lhe o problema e carrega aqui. Desenvolvi um pouco mais de conversa sobre o tema e conclui que a situação é recorrente e não é o primeiro caso e certamente não será o último. Existe, pasme-se, desde que foram criados estes cartões. Pergunto, se anteriormente ao meu caso já houve outros, o que motiva esta inércia para se resolver o problema? Estão a fazer algum estudo como é habitual dizer-se em Portugal para nada ser feito e os problemas se eternizarem?
Para terminar informo que é dispensável enviarem-me respostas do tipo “ - Acusamos a recepção da comunicação de V. Ex.ª, merecedora da nossa melhor atenção……….
- Informamos que de acordo com a legislação em vigor, nesta data será enviada cópia desta carta a …………………….
Informamos que o cartão Viva Viagem é um cartão válido em todos os Operadores de
Transporte ………………………………………….
O sistema Zapping consiste no carregamento de dinheiro em cartões Viva Viagem ou Lisboa Viva de forma a viajar nos vários Operadores de Transporte aderentes………….
Lamentando o sucedido e os transtornos causados, informamos que é nosso objectivo continuar a trabalhar para garantir a melhoria da qualidade do serviço prestado.

Pelo contrário muito apreciaria que a vossa resposta fosse tão-somente, o problema já foi solucionado e doravante pode utilizar o cartão Viva Viagem carregado em zapping na transportadora TST e de seguida pode carrega-lo nas máquinas próprias para o efeito. Nem sempre se pode ter a sorte de ter as bilheteiras abertas ao público para resolverem o problema. Se não conseguem pelo menos coloquem em local bem visível um aviso de que os cartões Viva Viagem carregados em zapping e utilizados na TST, não podem ser de imediato carregados, devido a …………………………o habitual, devido a questões técnicas, mas avisem por favor!!

Cumprimentos.

Data de ocorrência: 18 de julho 2019
Exma. Sra. Ana Filipa Barreto,

Acusamos e agradecemos o seu registo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Antes de mais lamentamos o sucedido.

Informamos que no dia 24 de Novembro de 2017 iniciámos a venda do título Zapping em substituição do título pré comprado TST, sendo esta modalidade utilizada em várias operadoras de transporte.

No que concerne ao problema por si reportado, comunicamos que desconhecemos essa incompatibilidade entre a TST e o Metro de Lisboa, pelo que iremos efetuar a devida análise.

Sem mais, agradecemos a sua comunicação, considerando que é a auscultação dos nossos clientes a base do melhoramento gradual e constante dos nossos serviços.

Melhores cumprimentos
TST - Transportes Sul do Tejo, SA
Ana Filipa
29 de julho 2019
Boa tarde.

Reportando-me ao assunto em causa não posso dar como resolvida a minha reclamação apresentada, uma vez que o problema em questão ainda não foi solucionado.

Dito isto e pela vossa resposta é-me ainda possível alvitrar que o problema em causa poderá estar nessa dita substituição de título pré comprado, visto o mesmo não permitir o carregamento de mais viagens, ou seja possivelmente o vosso sistema ao cobrar uma viagem de um cartão Zapping deixa a informação no chip de que foi debitado uma viagem “pré comprada” numa carreira TST. Título esse que antigamente servia como viagem única sem a possibilidade de “carregamentos”, desta forma ao se chegar a uma máquina de carregamentos a mesma não consegue fazer o dito carregamento visto no chip se encontrar a informação de que foi retirado um bilhete “pré comprado” e não uma viagem “normal” deixando o restante saldo do cartão disponível.

Mantenho a opinião de que deveriam de alertar os utilizadores da TST relativamente a este problema, já que nem sempre é possível saber o valor exacto que se tem nos cartões e se o mesmo ainda tem saldo suficiente para uma entrada no metro, só para o desbloqueio desta “tranca” caso contrário tem que se ter a sorte de se ter tempo para ficar numa fila a fim de ser atendido nos guichés do metro.

Cumprimentos.