Transportes Sul do Tejo, SA

Carlos Barbosa
Carlos Barbosa apresentou a reclamação
10 de outubro 2018

Bom dia
Não é a 1ª nem a 2ª vez que faço uma reclamação acerca dos vossos serviços nem acerca da carreira 169.
Venho por este meio comunicar uma situação relativa ao não cumprimento dos horários da carreira 169 e da falta de respeito e informação dada aos clientes.
Cheguei à paragem do Marquês de Pombal às 9h13m, em simultâneo chega o autocarro 169 (veículo nº194 matrícula 08-MN-45), ficando parado uns 25m acima da paragem. Penso que a tempo de apanhar o autocarro com saída para as 9h15m. Mas o que aconteceu foi que depois de saírem todos os passageiros, a motorista saiu para fumar o seu cigarro e cerca das 9h18m voltou a entrar no veículo pensava eu para cumprir o horário das 9h15m. Mas não foi isso que aconteceu, pareceu me estar a falar ao telemóvel e depois disso desligou o veículo e retirou a indicação do destino do veículo e não mais a vi.
Cerca das 9h33m chega um outro autocarro (veículo nº355 não tomei nota da matrícula) que não tinha indicação de número de carreira nem do destino, mas penso que fosse o 169 pois o motorista costuma fazer esse trajecto. Parou uns metros depois da paragem e saíram os passageiros e o veículo partiu imediatamente sem sequer passar pela paragem.
Estou descrever os acontecimentos enquanto estão a acontecer e são agora 9h50m vi que a motorista do veículo 194 está dentro do mesmo e eu continuo a aguardar pela carreira 169 que já falhou 2 horários, previstos, 9h15m e 9h45m e estou sentado na paragem há mais de 30 min sem que nenhum desses horários seja cumprido ou que alguém informe os clientes.
Isto é uma falta de respeito pelos clientes que querer usufruir do (suposto) serviço de transporte providenciado pela TST.
Existem horários afixados na paragem em questão e que estão disponíveis no vosso site (* PROIBIDO *://tsuldotejo.mercatura.pt/ver_horario.php?fx=169_Ida_20150901_20301231_lineScheds.svg.png) que é notório que não são capazes de cumprir e alguns são cancelados sem qualquer aviso aos clientes, que têm de adivinhar o que se está a passar. É verdade TST não é responsável por imprevistos que possam acontecer relativamente ao trânsito, acidentes ou avarias de veículos, mas têm o dever de ser capaz de informar os clientes de perturbações no cumprimento dos horários.
Qual a justificação para este facto, porque suprimir carreiras, sem os clientes serem informados? Se não conseguem garantir o corrimento de determinados carreiras ajustem os horários das mesmas, não mantenham serviços que não conseguem garantir aos clientes, que pagam e muito pelos passes, assinaturas e bilhetes. Uma vez que não têm nenhuma forma de informar os clientes acerca do cumprimento dos horários (a Carris tem uma aplicação que o faz em tempo real e com fiabilidade to tempo de espera de determinada carreira) ou da não realização de determinada carreira, que tal os motoristas conforme chegam à paragem avisarem os clientes que estão na paragem acerca de atrasos, acidentes ou carreiras canceladas.
Entretanto são 9h56m chegou uma carreira 169 (veículo nº, matrícula) , segundo o motorista seria a carreira das 9h45m com algum atraso como é normal, e estou neste momento a caminho de casa. Mas caso o serviço fosse adequado ou normal, a esta hora estaria em casa e já a descansar depois de mais de 16h00 de trabalho.
Só uma nota final, quando responderem a esta reclamação não usem resposta standard e impessoal e com as desculpas da praxe, tentem pelo menos responder de forma mais adequada às questões do cliente.
Sem mais assunto de momento.
Aliás só mais uma coisa são neste momento 10h30 e ainda não cheguei a casa.

Data de ocorrência: 10 de outubro 2018
22 de outubro 2018
Exmo. Sr. Carlos Barbosa

Acusamos a receção da reclamação formalizada no Portal da Queixa, com a ref.ª 22636318, , a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à exposição efetuada, começamos por apresentar um sincero pedido de desculpa, em nome da TST, pelo sucedido e transtorno causado.

Somos ainda informar que tendo presente os dados facultados, procedeu-se à abertura dos mecanismos processuais tendentes ao apuramento de factos, tendo-se atuado em conformidade e de acordo com o apurado, por forma a evitar nova ocorrência nos moldes descritos.

Sendo certo que iremos continuar a atuar com o propósito de elevar os índices de qualidade do serviço prestado, nas diversas vertentes inerentes ao serviço público de transportes, ficamos ao inteiro dispor.

TST-Transportes Sul do Tejo,S.A.