TST - Transportes Sul do Tejo

TST - Xenofobia e ameaça por motorista da carreira 135

Rodrigo de Moraes
Rodrigo Moraes apresentou a reclamação
26 de maio 2019

No dia 26 de maio de 2019 eu e minha esposa saímos de casa para conhecer a costa da caparica, na volta pegamos a carreira 135, na qual fomos vitima de xenofobia por parte do motorista. A situação começou quando fomos passar o cartão da minha esposa e por algum problema informático da TST o mesmo foi negado/bloqueado, entretanto mostramos o talão de que a mesma tem o viva Go registado, achamos muito estranho pois ela utiliza o cartão todos os dias em Lisboa e demais transportes. O motorista não aceitou o talão como comprovativo e falou que estávamos Ilegais e que deveriamos descer do autocarro (eu sou Italiano e minha esposa é Brasileiro e tem titulo de residência, ambos somos residentes com moradia própria e cumprimos com todos os nossos deveres), em seguida fez um comentário Racista “bem típico de vocês, Brasileiros”, ao observar a situação de caos, minha esposa acabou por pagar a passagem de €3,40 para evitar confrontos ainda maiores por parte do motorista que inúmeras vezes ameaçou levantar. Ao descermos do autocarro e nos dirigirmos a frente do mesmo (entretanto sem impedir nem bloquear o seu deslocamento) para podermos anotar o número do mesmo e tentar obter a identificação do motorista, o qual covardemente não quis se identificar, fui ameaçado pelo mesmo que afirmou que “-nós ainda iriamos nos encontrar”. Gostava de registar aqui que o motorista fez uma ameaça directa e qualquer coisa que venha acontecer comigo será diretamente associado ao motorista da TST o qual não quis se identificar, solicito o reembolso do valor pago na passagem e que o motorista seja responsabilizado e autuado por crime de Xenofobia.
Identificação da Carreira:
Nº135 das 18:00 horas, número do autocarro:446.
Id do motorista 4747

Data de ocorrência: 26 de maio 2019
Exmos. Senhores,

Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo Sr. Rodrigo Jorge, V/ Ref. 28511619, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Relativamente à mesma, começamos por reforçar a importância que Atendimento ao Cliente, assume no seio desta entidade, pelo que o tipo de conduta reportada se encontra inteiramente desalinhada do definido pelas inúmeras formações prestadas aos nossos colaboradores nesse âmbito, onde todos deverão ter um dialogo respeitoso.
Assim e perante a gravidade da situação, informamos que o motorista em questão irá ser chamado para ter conhecimento da reclamação apresentada, onde será instaurado um processo de averiguação, por forma a apurar responsabilidades pela situação, onde após conclusão, agiremos em conformidade junto do mesmo.
Não obstante, pedimos as nossas sinceras desculpas pela postura inadequada do nosso motorista.
Quanto ao pedido de ressarcimento, solicitamos cópia do cartão Lisboa Viva e do respectivo recibo, por forma a puder comprovar que o mesmo se encontrava válido.

TST-Transportes Sul do Tejo, S.A.