1.5

Tunisair - Recompensa atraso de voos

Joaquim Martins
Joaquim Martins apresentou a reclamação
21 de agosto 2019
Na semana compreendida entre 28 de Julho e 4 de Agosto fizemos uma viagem de ferias para Djerba, Tunisia, cuja companhia aérea em ambos os voos (ida e volta) foi a TUNISAIR, voos esses que registaram um atraso superior a 4 horas nos dois sentidos.
Passo a Citar :
Dia 28 de Julho 2019: Voo TU8539 – Porto (OPO) – Djerba (DJE), com partida agendada às 10:10 e com partida real efectuada apenas às 14:30.
Dia 4 de Agosto 2019: Voo TU8538 – Djerba (DJE) – Porto (OPO), com partida agendada às 06:25 e com partida real efectuada apenas às 10:53
Ambas as situações causaram-nos constrangimentos, primeiro vimo-nos privados de praticamente menos um dia de férias, porque com este atraso chegamos ao Hotel já ao fim do dia e não nos foi possível usufruir da piscina, da praia e de muitas outras actividades, no caso da viagem de volta causou-nos o transtorno de não conseguir chegar a horas a um casamento do qual eramos convidados.
De realçar o mau atendimento da TUNISAIR aos passageiros quer na viagem de ida, quer na viagem de regresso.
- Na viagem Porto-Djerba foi-nos comunicado já muito tardiamente do atraso do voo e que a TUNISAIR não tinha dado nenhumas instruções no sentido de ser atribuído aos utentes alimentos e bebidas para as pessoas poderem-se alimentar e hidratar durante aquele tempo de espera. A solução arranjada foi proceder ao desembarque de todos os passageiros, para acederem à área de restauração do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e aí poderem comer ou beber alguma coisa pagando do seu bolso (factura essa que envio aqui em anexo(fatura_refeição.pdf)), fazendo de seguida novo embarque, passando de novo pela área de segurança de acesso às portas de embarque e pelo controlo alfandegário. Depois de tudo isto concluindo e termos gasto o nosso dinheiro, foi-nos informado, quando chegamos à nova porta de embarque, que afinal a TUNISAR tinha emitido um voucher de 5€ por passageiro para ser utilizado para alimentação. Como é obvio já não o utilizamos e temos esse voucher em nossa posse cuja copia envio em anexo (vale_refeição.pdf).
- Na viagem Djerba-Porto as peripécias continuaram:
- Comunicação tardia relativamente ao atraso do voo
- Solicitação para nos deslocarmos a um bar na área de embarque para nos oferecerem alimentação e bebida.
- Quando estávamos na fila para obter esses alimentos, foi-nos ordenado voltar para a porta de embarque porque o avião estava já para partir.
- Passamos a porta de embarque, entramos no autocarro, deslocamo-nos de autocarro até junto das escadas de acesso do avião, esperamos dois três minutos, e foi-nos dito que tínhamos de voltar para trás porque um dos tripulantes se tinha sentido mal.
- Regressamos à área de embarque do aeroporto, mais confusão com os bilhetes que já tinham sido entregues e a agora tinham de ser devolvidos, porque eram necessários para novo embarque e para poder aceder de novo ao bar, nova ida para a fila do bar para nos dar um café horrível, umas bolachas, e um chã e depois lá continuamos à espera de novas instruções.
- Quando finalmente embarcamos foi-nos entregue uma declaração que confirma o atraso do Voo e que envio em anexo (certificado_atraso.pdf).

Por toda esta desorganização, falta de respeito pelos passageiros exigimos ser ressarcidos pelos danos causados.
Data de ocorrência: 21 de agosto 2019

Tudo isso é bem verdade. Mas o principal culpado e não fornece qualquer resposta é o operador Ego Travel. A viagem teve contratempos, mas a estadia também. Prédio a precisar urgentemente de remodelação, falta de higiene e de limpeza. A partir das 5 horas da manhã, entrava claridade no quarto que...que nunca foi triplo. Colocaram lá duas camas individuais - além da de casal - que eram simplesmente uma armação de ferro e rede que se afundava no meio. No restaurante do Hotel Seabel Aladin, via-se um pouco de tudo... negativo. Baratas, toalhas de mesa que eram simplesmente sacudidas para o chão e postas ao contrário. E a cereja no topo do bolo: se, ao pôr a mesa, caísse um talher... era apanhado e aproveitado.

Em tempo: este ano, a regra é haver atrasos. Tal aconteceu neste último domingo. No ano passado, aconteceu a mesma coisa. Mas a Ego Travel continua a encher os bolsos ao contratar esta companhia aérea. No ano passado, devia ter chegado ao Porto às 9 h e cheguei... às 24 h. Tudo isto sem qualquer indemnização e nenhuma justificação por parte do operador turístico. É vergonhoso e evidencia uma enorme falta de profissionalismo. É preciso recordar que, para todos os efeitos, o hotel e o avião "pertencem" ao operador. É o primeiro e maior responsável.