Aluguer de Automóveis

Turiscar - Falta de profissionalismo

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
24 de novembro 2015

Venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado pelo comportamento pouco profissional e desinteressado por parte da equipa da Turiscar do Porto, rua 5 de Outubro, nomeadamente da pessoa responsável por este balcão.
No passado dia 20.10.2015 foi realizado por nós o check out do contrato 785767 do carro com a matrícula 46-OU-07.
Na entrega do carro o Sr. responsável cobrou 180 EUR por causa duma risca que na nossa opinião sairia com uma lavagem, que a Turiscar não permitiu fazer.

Na altura da entrega da viatura, ficaram esquecidos dois ipods e um comando de garagem dentro do carro por causo do disputo sobre a risca.
No mesmo dia, ao final da tarde, após termos reparado no desaparecimento destes haveres, entramos em contacto com a Turiscar, que afirmou que o carro já estaria novamente alugado e que iam tentar entrar em contacto com o Sr. que tinha a viatura.
A Turiscar entrou em contacto de seguida connosco para dizer que não conseguiram contactar o condutor.
Pedimos que tentassem contactar mais tarde o Sr. e explicamos o valor e a importância deste aparelhos e do comando da garagem.
Desde esse dia e apesar de inúmeros contactos telefónicos e idas à Turiscar acima mencionada não recebemos qualquer telefonema por parte da equipa da Turiscar.
Nas diversas vezes em que entramos em contacto com a empresa para saber se o carro já teria sido devolvido e se já tinham conseguido procurar na viatura os aparelhos, foi-nos sempre dada a mesma resposta - A viatura continua alugada, não conseguimos contactar o condutor.
Passada duas semanas, num dos contatos que fizemos para a Turiscar na esperança de encontrar os haveres, atendeu um funcionário com quem ainda não tínhamos falado, que rapidamente procurou na sala dos “perdidos e achados “e encontrou o comando da garagem, que lá estava desde o dia 20.10.2015 (Até esta altura, foi-nos sempre dada a informação de que nada tinha sido encontrado no carro aquando da limpeza).
Durante o nosso telefonema foi feito uma chamada ao Sr. que alugou o carro - conseguimos ouvir a conversa e foi claro, que esta foi a primeira conversa com o Senhor. O Senhor estava longe do carro e prometeu verificar mais tarde. Como não é possível ligar diretamente para o balcão o Turiscar no Porto, o Turiscar tinha de ligar mais tarde este tal Senhor. Temos duvidas se foi feito esse chamada.

Sem qualquer resposta neste dia por parte da Turiscar do Porto, entramos em contato com a sede em Lisboa e explicamos o sucedido ao responsável, que disse que iria ficar averiguar e que nos daria uma resposta.
No dia seguinte tivemos um contacto de Lisboa, por parte do responsável pelo balcão da Turiscar do Porto, dizendo que estava agora a par da situação, tomaria ele próprio conta da ocorrência, que devíamos aguardar a entrega da viatura e que entrariam em contacto connosco.
Ainda hoje, aguardamos esse contacto.
Gostava ainda de comunicar que aguardavamos o contacto da Turiscar para podermos fazer o cancelamento dos aparelhos, visto que nos ipods estavam os dados do cartão de crédito da empresa. Entretanto, coincidentemente ou não, foram realizados pagamentos indevidos no valor de 2500,00€ através do cartão de crédito.
A Turiscar não demonstrou qualquer interesse ou preocupação, visto que não nos contactou assim que o carro foi entregue.
Ontem, depois de um último telefonema para a Turiscar do Porto, foi-nos comunicado que não existiria qualquer registo ou indicação para sermos contactados ou para procurar qualquer haver na viatura.
Disseram-nos que já teríamos sido contactadas e que o processo estaria encerrado.
Não recebemos nenhum contacto.
O comando continua na Turiscar e não sabemos se alguém alguma vez procurou os ipads. Não temos qualquer informação.
Depois de ligar outra vez para Lisboa o Sr. que antigamente prometia de nos ligar so demonstrou desinteresse.
Esta falta de interesse demonstra o pouco profissionalismo e a falta de humanidade por quem representa a Turiscar.

Data de ocorrência: 24 de novembro 2015
Turiscar
25 de novembro 2015
No seguimento do processo exposto, que nos mereceu a melhor atenção, começamos por lamentar a demora no retorno do contato.

Efetivamente, tratou-se de uma situação bastante atípica quer pelo tema em si, quer pela diversidade de informação veiculada relativamente aos objetos em falta, quer pela quantidade de pessoas contatadas, que culmimou numa falha na comunicação interna relativamente ao feedback junto da Condutora. Ressalvamos que toda a situação foi, entretanto, esclarecida telefonicamente e apresentadas as devidas desculpas desta falha, pelo Diretor Operacional.

Assim, após análise junto os diferentes intervenientes, e relativamente ao novo dano identificado em check in (´para-choques da frente riscado'), concluímos:

- O mesmo não foi registado aquando da vistoria da viatura em check out (realizada pelo colaborador da Turiscar em conjunto com a condutora) mas apenas no momento da devolução da viatura no final do aluguer;

- Porque todas as viaturas tem obrigatoriamente que ser devolvidas nas mesmas circunstâncias do momento da entrega e os condutores são responsáveis pelas mesmas durante o aluguer, foram cumpridos os procedimentos instituídos. A Turiscar não tem forma de assumir o ónus de uma situação ocorrida em aluguer, com a viatura à responsabilidade do Condutor.

Por outro lado, e sobre os objetos que, alegadamente, foram deixados na viatura:

- No momento da verificação da viatura aquando da devolução, efetuado pelo rececionista da Turiscar na presença da Condutora, não foi identificado, qualquer objeto estranho à viatura;

- Da mesma forma, também no check out do aluguer seguinte não foi localizado qualquer 'ipod' (primeira informação) ou 'ipads' (informações posteriores) - confirmado com o novo condutor;

- Foi sim localizado, no processo de preparação para o aluguer seguinte, o referido 'comando de garagem', que se encontrava em 'Perdidos e Achados' e que só foi identificado mais tarde por não nos ter sido comunicada a sua falta no início. Este pode ser levantado, a qualquer momento, pela Condutora nas instalações da Turiscar na Rua 5 de Outubro (onde se encontra o objeto);

- Para além do delay antes indicado, e conforme as informações iam sendo facultadas sobre o/os objetos eventualmente deixados na viatura, foram adotadas todas as diligências necessárias à verificação da situação: conferência de perdidos e achados, contato com intervenientes internos, contato com condutor do aluguer seguinte e nova verificação da viatura na retoma final (nos locais indicados pela condutora e outros possíveis);

Mais informamos que a Turiscar, assim como os seus colaboradores, são pessoas sérias e idóneas que não guardariam para si um objeto que não lhes pertencia pelo que solicitamos que possa verificar a possibilidade de os objetos se encontrarem noutro local, uma vez que não foram localizados na viatura da Turiscar.

Por fim, e não obstante a Turiscar não ser responsável pela perda, roubo, furto ou danos materiais de bens deixados no veículo, durante e após o período de aluguer (conforme indicado nas Condições Gerais de aluguer de Veículos - impressas no verso do contrato de aluguer) gostaríamos, se possível, de ter conhecimento do resultado de processo de averiguações que se encontra a decorrer junto das autoridades competentes.