Entregas ao domicílio
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 17, 5. Dto

Uber Eats - Impossibilidade de cancelamento do pedido

Cátia Carlos apresentou a reclamação
20 de janeiro 2020
No dia 17/01/2019 às 17h16 por lapso, através da aplicação UBER EATS, carreguei no botão "encomendar" e como já tinha gravado uma encomenda que iria fazer mais tarde, foi gerada uma encomenda.
Tentei cancelar naquele momento através da aplicação, e como não era possível, às 17h18 já estava em contacto com um assistente que me informou que iria entrar em contacto com o restaurante para saber se já se encontravam, ou não, a preparar a encomenda. Poucos segundos depois, o assistente volta a falar comigo e diz que a encomenda já se encontrava em preparação (o que considerei impossível uma vez que só haviam passado 3 minutos desde que havia iniciado a encomenda) e que, como tal, teria que cobrar um valor caso quisesse proceder ao cancelamento. Ora, convicta de que o valor cobrado seria apenas o da taxa de entrega (e não me tendo sido informado qual o valor que iria ser cobrado), disse que, ainda assim, pretendia cancelar porque não queria aquela comida.
Ora, não é o meu espanto quando após a chamada recebo um e-mail dando conta de que me foi debitada a totalidade do valor da encomenda, ou seja, €30,45 quando era impossível que a comida já estivesse pronta 3 minutos após o pedido e, para além do mais, quando tive o cuidado de cancelar de imediato a encomenda.
Acresce ainda que, na própria aplicação, quando o pedido se iniciou às 17h16 encontrava-se uma mensagem ao lado do pedido na qual dizia: "Abre às 17h30pm". Ora, quer isto dizer que era de tal forma impossível que o meu pedido estivesse a ser elaborado que o serviço daquele restaurante nem sequer se encontrava aberto.
Reportei a situação de imediato e foi-me transmitido que apesar de compreender a minha situação, o valor foi debitado e pago ao restaurante, pelo que não iriram proceder à devolução. Não obstante, contactei com o restaurante que me transmitiu que o pedido não havia sido executado porque foi cancelado e, como tal, não foi cobrado qualquer valor.
Esta situação é perfeitamente inadmissível, razão pela qual venho pelo presente requerer a imediata devolução do valor indevidamente cobrado.
Data de ocorrência: 20 de janeiro 2020
Uber Eats
21 de janeiro 2020
Olá, Cátia.

Consideramos que a situação que nos reportou, se encontra resolvida de acordo com os nossos procedimentos internos.

Caso surja alguma questão adicional, não hesite em contactar.

Obrigado.
21 de janeiro 2020
E quais são os procedimentos internos? Cobrar um serviço que não prestaram? Mentir deliberadamente ao consumidor?
Se o valor cobrado, mesmo após o cancelamento seria o valor total, era obrigatório terem-no transmitido no apoio ao cliente. As vossas chamadas encontram-se gravadas, pelo que basta acederem à chamada desse dia e hora.

Continua a aguardar uma resposta em relação a esta reclamação
Cátia Carlos avaliou a marca
5 de dezembro 2021

Cobraram uma entrega e comida que nunca foi entregue. Comunicação inaceitável com o restaurante e a plataforma