43.1
Uber Portugal, Lda - TVDE
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 17, 5. Dto

UBER - Cancelamento indevido por parte do motorista sob informação falsa

Francisco Martins
Francisco Martins apresentou a reclamação
12 de maio 2021

venho por este meio apresentar o meu descontentamento com uma experiência recente com a Uber:

Ontem ao final da tarde, pedi uma viagem na aplicação entre o Pai do Vento e a Aldeia de Juso. Foi-me atribuído um motorista de nome Wanderlei que segundo a funcionalidade de acompanhamento de trajeto e estimativa de tempo da app, se encontrava a 5 minutos do local de recolha. Naturalmente o tempo restante para chegar ao local de recolha começou a diminuir e quando estava a 3 minutos, notei que o tempo começou a aumentar e segundo a trajetória, a distância começou a aumentar. Estranhei e enviei mensagem ao motorista a perguntar se havia algum problema. Imediatamente recebi uma notificação a indicar que a viagem tinha sido cancelada, perdi qualquer contacto com o motorista e foi-me automaticamente atribuído outro motorista que se encontrava a 12 minutos de distância - Acabei por esperar 17 minutos. a viagem com o novo motorista decorreu de acordo com a normalidade.
Hoje recebi no meu email, a mensagem que podem ver em anexo, onde a Uber me notifica - sem identificar o motorista - que o mesmo cancelou a minha viagem alegando que eu não estava a usar máscara. Essa informação é falsa. Tanto o é, que imediatamente de seguida, foi-me atribuído outro motorista que me transportou sem qualquer problema. Além disso, seria impossível o primeiro motorista saber se eu estava ou não a usar máscara, se ainda se encontrava a 3 minutos do local de recolha. Para mim ficou bastante claro que o motorista aceitou fazer outro transporte mais caro/lucrativo, e quando o contactei a questionar a razão da demora, usou um dos poucos argumentos válidos perante a Uber, embora falso, fazer um cancelamento sem ser penalizado. Agora, na mensagem que me enviaram dizem que eu tenho onde tirar uma foto a provar que estou de máscara na próxima viagem que quiser fazer, o que eu considero ser um ultraje. Não é possível ver o histórico de viagens canceladas na app para poder fornecer mais detalhes - o que também considero incorreto da parte da Uber porque não me permite identificar de forma precisa, o motorista em questão, a quem a meu ver deviam ser imputadas responsabilidades.

Já não é a primeira vez que uma situação destas me acontece - um motorista cancelar a viagem sem pretexto válido (situações pré-covid) fazendo-me estar à espera mais tempo do que o necessário e chegar atrasado ao local de destino.

Saibam que vou divulgar esta situação na redes sociais e pedir a todos os meus contactos que divulguem o ocorrido. Saibam também, que se algo assim me voltar a acontecer, perdem um cliente porque deixo de usar a Uber. Dá para perceber através das muitas queixas aos serviços da Uber neste portal, que a situação que relato é recorrente, e é prática comum entre motoristas Uber. Assim, sugiro que resolvam a situação por tomar medidas válidas contra este tipo de prática.

Aproveito para informar que já fiz reclamação no livro de reclamações electrónico - listado no site da Uber.
Data de ocorrência: 12 de maio 2021
UBER
12 de maio 2021
Olá, Francisco.

De forma a que possamos dar seguimento à situação, pedimos que nos contacte através da secção AJUDA da sua app ou através de * PROIBIDO *://t.uber.com/contactenos e a nossa equipa de apoio entrará em contacto com a maior brevidade possível.

Obrigado e até breve.