43.1

UBER - Cobrança indevida taxa de limpeza

Inês Bastos
Inês Bastos apresentou a reclamação
8 de janeiro 2018

No dia 06/01/2018, fiz uma viagem de uber acompanhada pelo meu marido, e que decorreu sem qualquer incidente. Fizeram a cobança de 4,07€ como o normal, após o término da viagem. No entanto, no dia seguinte, recebo um e-mail corrigindo o preço da viagem, cobrando mais 40€ com a justificação de que o motorista tinha enviado fotografia e recibo de limpeza sobre o incidente da viagem. Tal não foi o meu espanto, sendo que a viagem decorreu sem qualquer incidente. Foi-me enviado uma fotografia de um assento sujo, do qual não estive envolvida. Após vários e-mails trocados com a Uber, em que voltei a referir que durante a minha viagem não ocorreu nenhum incidente, a última resposta que tive por parte da Uber foi "Obrigado por nos contactar. A sua questão fica registada". Mesmo assim, foi-me feito a cobrança de uma taxa de limpeza indevida, da qual, nem eu nem o meu marido tivemos qualquer culpa.

Data de ocorrência: 8 de janeiro 2018
UBER
24 de janeiro 2018
Olá Inês, agradecemos a sua mensagem.

Lamentamos saber que está a ter problemas com uma taxa de limpeza que lhe foi cobrada.

Para que possamos rever o caso que nos indica, pedir-lhe-ia que contactasse directamente a nossa Equipa de Apoio!

Poderá entrar em contacto com a mesma através da sua Uber App, na secção "Ajuda" do seu menu do lado esquerdo, e seleccionando a viagem em questão, ou preenchendo um formulário de contacto reportando a situação em https://help.uber.com/pt_PT/!

Novamente, espero que aceite as nossas desculpas e que nos dê uma oportunidade de lhe proporcionar uma excelente experiência de viagem no futuro.

Cumprimentos

Boa tarde Inês,
O seu caso ficou resolvido?

Aconteceu-me exatamente o mesmo a 18 de Fevereiro e uma vez que via formulário de contacto na app, ignoram totalmente a minha exposição, venho por aqui apresentar a minha situação (e apelar a que outros consumidores exponham aqui situações semelhantes que lhes tenham ocorrido com a Uber)
No meu caso:
- foi efetuada a cobrança indevida de uma taxa de limpeza de 60 euros, passados 3 dias, a 21 Fevereiro
- a cobrança foi feita sem qualquer autorização prévia e verificação dos factos comigo
- foi feito o envio de uma fotografia com um banco manchado como "prova"
- como se não bastasse, acusaram que o "passageiro central" havia bebido e fumado no carro quando nenhuma das pessoas bebeu, fumou ou sujou a viatura
- mesmo insistindo que não havia ocorrido qualquer incidente, a Uber recusou-se a ouvir a minha palavra, optando por perder um cliente

Esta é uma das situações em que é fácil colocar um cliente numa situação injusta. Apenas se têm em conta os factos e provas duvidosas expostos pelo condutor (sim, qualquer condutor pode arranjar uma fotografia de um banco sujo e acusar o cliente de mentiras) , ignorando totalmente a voz do cliente (a sua exposição dos factos e as suas testemunhas).

Para a equipa Uber:
- a resolução via app ou formulário de contacto não resulta: não ouvem o cliente, apenas insistem em provas e factos falsos
- pensem na forma como os condutores se podem estar a aproveitar de taxas de limpeza cobradas indevidamente para não terem de trabalhar por umas horas. Não é novidade nenhuma os truques de alguns motoristas que não zelam por um bom serviço ao cliente (por exemplo: https://eco.pt/2018/01/02/motoristas-da-uber-portugal-fintam-aplicacao-para-escolherem-as-melhores-viagens/). Neste caso é ainda mais flagrante o facto de só se terem lembrado do tema passados 3 dias.
- ouçam o cliente e pensem em mecanismos de defesa do mesmo em vez de ouvirem apenas um lado da moeda. Depois deste incidente, não sou cliente Uber (quando antes até recomendava a aplicação). Recomendo aos meus amigos que se calhar o ideal é filmarem as suas viagens Uber do início ao fim, não vão eles ser acusados injustamente de sujar viaturas também.

Para as pessoas que se encontram na mesma situação que eu, tentem acusar a transferência como fraudulenta junto do vosso banco, para impedir cobranças injustas deste tipo.

Obrigada,

entra no grupo do whatssap que estamos divulgando (link abaixo) para voce poder falar o nome do motorista. as pessoas tem o direito de não pegarem mais esse motorista. depois não tenta negociar não, entra com uma ação contra a uber
pelo amor de Deus, o problema aqui não é nem se você fez ou não fez que eu tenho certeza que não fez, é você aceitar esse tipo de cobrança e não ver que isso é uma forma horrenda de humilhação. Procura um advogado e entra contra danos morais, pelo amor de Deus.
E entra nesse grupo:
vamos fazer ele crescer pra gente ter alguma defesa desses motoristas de * PROIBIDO *. A empresa de * PROIBIDO * a gente ainda é obrigada a usar, mas pelo menos ninguém mais usar o motorista, ver se ele não trabalha mais.