43.1

André Teixeira apresentou a reclamação
25 de julho 2019

- 2 motoristas bloqueados;
- Viagem Porto - Lisboa não paga;
- Lavagens não pagas das viaturas (viaturas sujas pelos clientes).

Relativamente aos motoristas, é lamentável o que aqui vou descrever.

Em relação ao primeiro motorista, estamos a falar de um motorista que trabalhava para outro parceiro, no qual foi lesado e quis sair e juntar-se à nossa empresa, posto isto solicitou os acessos a esse mesmo parceiro ao qual lhe foi negado, então criou uma conta novamente e juntou-se à nossa empresa para começar a operar. Ao fim de praticamente um ano este motorista é bloqueado sem qualquer aviso prévio ou chamada de atenção por parte da UBER. Tivemos durante 2 meses com idas ao centro de apoio e trocas de emails a solicitar o porquê e nada nos foi dito, até que na ultima vez que lá fomos por este assunto, um dos funcionários mais antigos da Uber, Sr. Gonçalo, respondeu que não iria ser possível devido ao facto deste motorista ter duas contas, na qual a primeira não tinha viagens, nem faturações desde que começou a trabalhar connosco. Explicámos a situação e foi o mesmo que falar para ninguém. Reportámos por email e a resposta? Estamos à espera dela até hoje. Perguntamos se o motorista podia operar com a plataforma UberEats e obtivemos resposta afirmativa. Tivemos um custo de operação de cerca de 5 mil euros, quando vamos realizar a ativação do motorista e de toda a documentação é nos facultado que os termos mudaram há duas semanas e que o motorista já não podia operar com a UberEats. Posto isto, ponto 1, somos lesados pelo bloqueio de um motorista que nada fez para prejudicar ninguém mas sim tentava apenas continuar a trabalhar honestamente. E, ponto 2, a empresa investiu num segmento da Uber apostando cerca de 5 mil euros do seu dinheiro para depois darem esta resposta, queremos saber quem tapa este buraco.

No segundo, o motorista recolheu um cliente no Porto em direção à Lisboa. Quando estava a chegar perto de Santarém a App da UberDriver fechou a corrida e o motorista recebeu uma mensagem, logo de seguida, a solicitar que deixe o cliente num sitio seguro. Ora o motorista encontrava-se no meio da A1, o único sitio seguro deveria ser o monte ao pé da berma da estrada ou uma estação de serviço, deixando o cliente à sua sorte pelas 2h da manhã. O motorista trouxe o cliente até Lisboa ao destino final por conta própria. Não lhe foi reembolsado o valor da viagem com as portagens, porque a viagem foi para revisão. Ao fim de cerca de 20 dias este motorista foi bloqueado na plataforma Uber sem algum tipo de aviso ou justificação. Posto isto, a situação foi reportada e até hoje estamos a espera da resposta e da justificação por parte da UBER em relação a este assunto (provas, portanto).

Em relação às lavagens... isto é gritante. À custa dos clientes sujarem o carro, como nos aconteceu duas vezes (com urina e vómitos), lavámos o carro e pedimos as faturas dentro do período de 3 dias (prazo estabelecido pela Uber) e nunca foram pagas. Para 'ajudar' ainda levámos com respostas de operadores (que não tem ideia do trabalho que o motorista tem diariamente) tal como: " esse carro não tem estofos em pele portanto o valor nao vai ser pago" a qual respondemos: "como é possível uma pessoa, atrás de uma secretaria, saber se o carro tem ou não estofos em pele?". Convidamos o mesmo a verificar o nosso carro e conferir com os próprios olhos se era em pele ou nao, até agora a resposta foi zero. Neste conjunto de situações vemos, portanto, uma tremenda falta de respeito e educação e desprezo para com os lesados, a empresa e os motoristas.

Posto este cenário todo, qualificamos o nível de suporte péssimo e que revela falta de profissionalismo por parte da UBER PORTUGAL.

Legalmente a Uber não pode bloquear, em ponto algum, segundo a nova legislação que regula a TVDE. Na legislação não há qualquer referência às taxas de cancelamento ou contas duplas. O regulamento interno da UBER, que é dado aos parceiros, não informa e não é mencionado qualquer valor de taxas ou processo de bloqueio de motoristas nem a sua descrição.

Por fim e muito importante, os motoristas não são trabalhadores da UBER, ou são independentes ou têm um contrato de trabalho.
Qualquer empresa, não pode legalmente inibir um trabalhador de exercer a sua profissão e sem remuneração, sem que haja um processo disciplinar.

Data de ocorrência: 25 de julho 2019
UBER
26 de julho 2019
Olá, André

De forma a que possamos dar seguimento à situação, pedimos que nos contacte através da secção Ajuda da sua aplicação ou através de * PROIBIDO *://t.uber.com/paraparceiros e a nossa equipa de apoio entrará em contacto com a maior brevidade possível.

Obrigado.
André Teixeira
26 de julho 2019
Boa tarde exmos senhores,

posto a vossa resposta anterior é da lamentar a resposta pois andamos a tentar resolver a situação com a vossa parte há mais de 4 meses, vocês escrevem sempre a mesma coisa, a nossa equipa entrará em contacto mas nunca entram e nunca resolvem e prejudicam pessoas e empresas.
Essa vossa resposta não será certamente a solução.

cumprimentos