43.3
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 17, 5. Dto

UBER - Motorista bloqueado na plataforma

Voz do Povo
Voz Povo apresentou a reclamação
27 de maio 2020 (editada a 28 de maio 2020)
Apos 11 meses a trabalhar nas 3 plataformas, uber, kapten, bolt, vi-me surpreendido por ver a conta de Parceiro/Motorista por parte da Uber bloqueada sem qualquer aviso.

Do dia para a noite vi-me bloqueado pela uber e segundo a troca de mensagens com o suporte (VER PRINTS) a minha conta de motorista teve viagens fraudulentas e vi a conta bloqueada permanentemente.

A UBER não envia ou informa qualquer tipo de prova ao parceiro/motorista de qual foi a fraude, apenas bloqueia o Parceiro/motorista.
A UBER deixa de responder aos pedidos de prova de fraude para o bloqueio.
A UBER usa e abusa do seu poder para calar o motorista, simplesmente ignora qualquer pedido de informação após o bloqueio.
Os prints disponíveis nesta queixa são a unica resposta que obtive, como os srs podem observar não dizem absolutamente nada de concreto.

O meu rating como motorista:
4,89 uber star
uber pro
1671 viagens em 11 meses
taxa de cancelamento total de 7 viagens em 11 meses, portanto taxa de cancelamento baixíssima para a actividade.

Felizmente tenho uma dashcam VanTrue Pro2 na viatura da qual guardo o armazenamento de todas as viagens, e disponibilizei um link do dropbox diretamente a UBER com todos os videos + Audio das viagem dos ultimos dias para que pudessem observar que comportamento fraudulento ou incorrecto...como seria de esperar não obtive resposta.

Não tenho nada a esconder e este bloqueio é um erro e ao ser acusado de actividades fraudulentas pela plataforma UBER, leva-me a pensar em recorrer aos tribunais civis na esperança de ser indemnizado por danos morais e materiais.

Neste momento já não se trata de ter a conta da UBER reativada, agora é uma questão de Honra, idoneidade, e profissionalismo que sempre zelei por cumprir na actividade TVDE.

Acho uma imoralidade atroz bloquear um motorista com um bom currículo e feedback e remeterem-se ao silencio relativamente a situaçao fraudulenta que a uber diz que existiu..

Se existiu fraude que o provem, ou provem-nos na barra dos tribunais, porque pelos factos apresentado pela UBER a táctica UBER é de manter o silencio na esperança que a pedra no sapato caia no esquecimento.
A UBER acha-se Juiz e Carrasco e vive no mundo quer, pode e manda.

Qualquer pesquisa nos motores de busca é possivel ver aos milhares os casos em que a uber bloqueou motoristas, lesando-os dos seus rendimentos, em muitos casos a uber foi condenada por essas praticas ilegais, ao contrario dos outros países temos a lei 45/2018 da qual a minha empresa cumpre todos os requisitos e paga na totalidade todos os impostos.

Assiste-se ao aluguer ilegal de viaturas a semana (sem CAE) da qual a UBER é conivente e o Governo não fiscaliza.

Assiste-se á contratação ilegal de recibos verdes (ilegal no codigo do trabalho ) da qual a uber é conivente e o governo não fiscaliza.

E agora assiste-se ao bloqueio ilegal de conta de motorista UBER com fundamentos infundados de viagens ou praticas ilegais.

Neste momento tenho a empresa com rendimentos muito reduzidos pois a plataforma uber permite cerca de metade dos rendimentos da empresa.

Procuro uma justificação valida para o bloqueio e para a quebra de contrato da qual a uber mantém o sigilo, e caso exista fundamentos suficientes para denunciar a quebra de contrato ilegalmente, pretendo usar todos os meios legais a disposição para ser ressarcido e ver a conta reactivada na plataforma

segue prints em anexo das únicas respostas que obtive atraves do chat de suporte da uber.

Por isso Sr Parceiro Motorista que está a ler este texto, o seu negocio vive numa falsa segurança, porque de hoje para amanha pode-se ver bloqueado de metade dos seus rendimentos num jogo ilegal e aleatório praticado pela UBER.

Devido a pandemia, o TVDE neste momento gera um rendimento medio de 25€/dia com +12 horas ao volante, e são as centenas as empresas a vender Viaturas, vender empresas ou simplesmente fecha-las.

Para quem desconhece a actividade TVDE uma empresa com o seu gerente e motorista tem as seguintes despesas fixas:

Abertura da empresa- 5000€ capital
Imposto unico automovel 200€ anual
Inspecção anual viatura 35€ anual
Despesas manutençao automovel 1000€ anuais
combustível 12.000€ para 200.000km

Total despesas mensais fixas: +- 1300€ (sem começar a circular)

A media de kilometros diarios são cerca de 350km a 400km que significa que em 4 anos a viatura terá 500.000km e os rendimentos gerados semanalmente ou mensalmente são impossíveis de obter qualquer retorno financeiro.

O TVDE devido ao excesso de viaturas e de motoristas é uma actividade super-precária com rendimentos brutos na ordem dos 2€/hora, com motorista OBRIGADOS a Viver dentro da viatura por + de 16 horas.
Data de ocorrência: 27 de maio 2020
27 de maio 2020
Segue em anexo prints sobre a reclamação e a justificação da uber para o bloqueio da conta de motorista.
print 3
print 4
print 1
UBER
Olá, Fernando.

De forma a que possamos dar seguimento à situação, pedimos que nos contacte através da secção AJUDA da sua app ou através de * PROIBIDO *://t.uber.com/contactenos e a nossa equipa de apoio entrará em contacto com a maior brevidade possível.

Obrigado e até breve.
Boa noite
O prints indicados nesta queixa são da equipa de apoio uber atraves da aplicação de motorista MENSAGENS DE APOIO, a conversa/chat continua ABERTA, tenham o obsequio de responder aos meus pedidos de quais das viagens foram fraudulentas..

Mais informo V.exas que efectuei reclamação/queixa conta a Uber Portugal Lda no ACT, IMT, ASAE, AMT, e um pedido de apoio ao Provedor da Justiça, também e denunciei que a empresa UBER a operar em Portugal não esta inscrita no Livro de reclamações Online.

Com os melhores cumprimentos
Voz do Povo
Voz Povo avaliou a marca
29 de maio 2020

Falta um lado mais humano a esta empresa, o apoio tem muitas respostas formatadas e repetitivas.

Boa tarde Colega,

Gostava de saber se a sua situação ficou resolvida ? Voltaram a ativar a sua conta ?

Estou a passar pela mesma situação que o senhor.. é triste isto!

Agradecia uma resposta.

Cumprimentos

Subscrevo,
passo pelo mesmo,
por favor deixem os vossos contactos . Se nos juntarmos seremos mais fortes.

23 de janeiro 2023

Ainda está com a conta bloqueada?