Cinema International Corporation, Lda

UCI Cinemas - Pedido de identificação para o acesso ao cinema com o certificado digital

reinaldo jordao
reinaldo jordao apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2022
Recentemente adquiri bilhete para uma sessão de cinema no UCI El Corte Ingles e, além de apresentar o certificado digital no meu (repito: meu) telemóvel, exigiram-me cumulativamente a exibição de um documento de identificação. Estamos perante uma violação contratual de que a UCI tem abusado à saciedade nos últimos tempos. Este vínculo contratual tem uma designação muito simples; confiança. Mas devemos invocar outro argumento: entendemos que um fornecedor de serviços ou produtos, não se pode substituir às autoridades policiais ou aos reguladores (IGAE, ASAE, etc) na exigencia de documento de identificação, a não ser mediante instrução administrativa expressamente exibida aos clientes. Semelhante abuso foi praticado por esta cadeia de cinemas durante o período de restrições que terminou em 9 de janeiro. Com efeito, contrariando o sentido da normativo, continuou a exigir o teste antigénio feito em farmácia. Sabemos que esta exigência contrariou o espírito da norma então emvigôr e, a demonstrá-lo esteve o facto de algumas salas terem ignorado esta exigencia disparatada e inconstitucional. Obviamente que deixámos de ir a UCI e estamos convictos que estes gestos, raiando o insulto, pressupõem uma alegada canibalização da empresa. Fica a questão: quem são os responsáveis?
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2022
UCI Cinemas
9 de fevereiro 2022
Estimado cliente,

Agradecemos o seu email e a oportunidade de lhe apresentarmos uma resposta.

No passado dia 28.01 decorreu uma ação de inspeção por parte de inspetores da ASAE em todo o território nacional com o intuito de confirmar a aplicação das medidas em vigor relacionadas com a situação pandémica.

A ação focou-se principalmente na documentação que é necessário apresentar por parte do cliente para poder aceder aos espaços, e a forma como operador pode confirmar a veracidade da informação apresentada, nomeadamente no que refere à confirmação de identidade do titular do dito documento.

Foi no seguimento desta visita e por indicação expressa dos inspetores da ASAE, que a UCI passou a solicitar a apresentação de um documento de identificação juntamente com o comprovativo de vacinação.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, e estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Cumprimentos cordiais
Obrigado