B&B Trends, S.L.

Ufesa - Produto incongruente com designação

Inês Vieira
Inês Vieira apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2018

Boa tarde; venho mostrar o meu desagrado, sob forma de reclamação, com o vosso produto Ufesa DA 6000/01 desidratador de alimentos. Sendo um eletrodoméstico ainda dispendioso, o meu marido aproveitou o meu aniversário, a 02/01/2017, para oferecê-lo, sabendo que eu estava interessado num desidratador de alimentos por todas as características que lhe estão atribuídas; principalmente porque sou mãe de 2 menores e a textura crocante, sendo-lhes mais apelativa, é uma mais valia na introdução de novos alimentos. No próprio dia de recepção do eletrodoméstico, pude comprovar que no manual de instruções não é, em qualquer língua, mencionado o tempo de desidratação de nenhum alimento. Embora tenha estranhado este facto, o meu empolgamento com a máquina foi tal que desatei a procurar online, no site da Ufesa, não tendo sido conclusiva a minha pesquisa quanto ao tempo dispendido na desidratação dos alimentos. Fui então procurar noutros sites e em blogs, pessoas reais que utilizam desidratadores não profissionais, ou seja para uso exclusivo caseiro, e, por exemplo, o tempo para desidratar fatias de pêra de 5 mm variava entre 4 a 6 horas. Sendo assim, coloquei fatias de pêra de 2mm de espessura no desidratador Ufesa, respeitando as indicações do fabricante: não sobrepor as fatias, afastar de janelas, ... Qual não foi o meu espanto ao ver que ao fim de 12 horas as fatias não se encontravam desidratadas; ainda coloquei a máquina a funcionar por mais 10h e ao fim de 22h as fatias ainda não se encontravam crocantes. Este teste foi realizado uma semana após a recepção do desidratador, contudo devido à época natalícia e o facto de trabalhar em horário rotativo, não fui devolver a máquina em questão em tempo útil. A 29/12/2017, depois da azáfama natalícia, fui, então à Radio Popular da minha área, onde o meu marido tinha adquirido o produto, que posteriormente foi enviado ao vosso serviço de assistência. Recebi a máquina e o relatório a 24/01/2018 e dele consta que as desidratações podem levar até 12 horas e o produto não seca na totalidade. Sendo assim este produto não deveria ser designado de desidratador pelo que não cumpre a sua função, visto que a desidratação de alimentos consiste em reduzir o seu conteúdo de água e de humidade para níveis muito baixos. Este processo inibe a deterioração dos mesmos pois impede que microrganismos como bactérias e bolores cresçam e proliferem e que reações enzimáticas alterem a sua qualidade. Resumindo pretendo realizar uma reclamação formal no portal da queixa por que me sinto ludibriada pela vossa marca e publicidade enganosa, além que o vosso manual se encontra incompleto, a meu ver. O meu marido apostou na vossa marca por sermos proprietários de alguns produtos Ufesa, sem razão de queixa até à data. Mas a máquina em questão não serve o nosso propósito e queremos uma resolução. Aguardamos um vosso contacto.

Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2018