Unidade de Saúde Familiar Magnólia
Unidade de Saúde Familiar Magnólia
1.5

Unidade de Saúde Familiar Magnólia - Arrogância e má qualidade no atendimento administrativo

ANA  SILVA
ANA SILVA apresentou a reclamação
21 de junho 2019
Dirigi-me à USF Magnólia no dia 03/06/2019 por absoluta necessidade de seguimento médico, sabendo desde anterior deslocação a esta Unidade em 2017 que o meu processo havia sido cancelado, podendo efectuar pedido à anterior médica de família para o restabelecer, situação que não me agradou, pois se me excluiu sem dizer palavra, obviamente demonstrou bem a falta de interesse.
Foi-me agora transmitida a mesma hipótese, "que seria necessário preencher um papel", apenas por perguntar onde estava o papel, a administrativa que me atendeu, achou que estava a questionar com maus modos, não achei, mas pedi desculpa (foi um inverter de situação, os maus modos foram da funcionária, que respondeu agressivamente, sem necessidade), o impresso foi entregue e foi-me informado que depois de apresentado o assunto em reunião me seria transmitida a resposta por contacto telefónico.
"Alguém" me contactou através do nº 219897820 no dia 06/06, não se identificou, mas presumo que tenha sido a mesma pessoa que me atendeu na secretaria, informando que de facto não seria revertida a situação, o que motivou o meu desabafo, a indignação dado que o meu processo de médico de família seria apenas constituído por uma pessoa, eu própria, pois após falecimento da minha mãe em 2013, ficou reduzido a 50%, logo não terá grande significado em termos tempo de atendimento médico a dispensar pela Unidade. Não consigo compreender onde está o transtorno, que contabilidade é esta? Fiz sentir considerar escandaloso ser residente na mesma morada desde 1972, ter aguardado com grande expectativa a construção desta nova Unidade, em substituição do insuficiente Centro de Saúde da Flamenga, para ver acontecer esta deplorável situação às portas de Lisboa, que era preciso dar voz a um caso destes, o melhor seria a denuncia para a comunicação social, ao que me responde quando isso acontecer para informar, para "ir ao cabeleireiro".
Nitidamente a gozar, quem pensa que é, onde pensa que está? Se o fizer, estou no meu pleno direito, lamento haver funcionários à frente destes serviços com a cabeça apenas para usar o "penteado, sem o mínimo de sensibilidade, não reconheço a esta senhora essa importância toda, antes penso que deveria urgentemente fazer uma formação, pois não sabe o básico, ao fazer um contacto telefónico, deve começar por se identificar. Por outro lado não está no cimo da pirâmide, não será motivo de interesse mediático, não se preocupe com o "cabelo". Acabei por não saber se me colocou em lista de espera pois desligou-me o telefone na cara, escusado será dizer que liguei imediatamente a seguir mas não me atendeu.
Atitude bem demonstrativa do que não se deve fazer em qualquer unidade de saúde onde a partir do momento em que se entra todo o pessoal sem excepção deve estar voltado para o doente e não colocá-lo em posição submissa, ao subir a um patamar de inexistência de solidariedade.
Mais informo que em 2017 contactei a coordenadora da ACES Loures-Odivelas que me informou, que os centros tinham interpretado mal a forma de gerir o cancelamento de registos de utentes, pois seria apenas necessário actualizar ficheiros. Eu NUNCA fui contactada, caso contrário não me teriam colocado nesta situação miserável, numa altura em que a idade avança e sempre que necessito os cuidados me são negados, de que serve falar-se na importância de diagnósticos atempados?
Informo ainda que esta Unidade tem por política não fazer atendimento telefónico, desde a sua abertura, já é mais do que tempo de se resolver essa falha.
Data de ocorrência: 21 de junho 2019