48.2
  • customercare@uniplaces.com

Uniplaces - Cobrança errada de comissão e falta de cumprimento de Garantia

Pedro apresentou a reclamação
13 de setembro 2017

Através da Uniplaces surgiu um hospede para um dos nossos quartos. As condições de contrato especificavam que o contrato era devido quinzenalmente, que o hospede teria que pagar a caução devida no dia de chegada, que a comissão cobrada pela Uniplaces era deduzida ao primeiro pagamento do hospede e era referente e proporcional ao numero de meses que o hospede iria ficar.
Ao chegar ao apartamento o hospede recusou-se a pagar a caução, 2 dias depois invocou danos no apartamento para se justificar que não a pagaria.
A Uniplaces, inicialmente, e depois de arranjados os "danos", disse que, visto o hospede ir ficar um mês no apartamento mas que sairia no fim do mês, teria que pagar a caução. Uma semana depois voltou a dizer que o hospede não teria que pagar a caução pois a sua saída era justificável. Já fazendo "vista grossa" ao facto do não pagamento da Cauçao, eu pedi à Uniplaces então para ajustar o pagamento a nós com o correcto valor de comissão, ou seja, referente a 1 mês que o hospede iria ficar e não a 4 como era para ser inicialmente. A Uniplaces diz que a colmissao deles se mantem sobre os 4 meses pois a saída do hospede é justificável. Ora, se a comissão da Uniplaces se baseia num valor que supostamente nós iriamos receber ao longo de 4 meses, não está correcto que, tendo recebido apenas 1 mês, tenha que pagar comissão sobre 4, com o prejuízo evidente na cobrança da renda do quarto.
Por fim, o contrato com a Uniplaces tem a clausula "pagamento garantido" ou seja, o nosso contrato com eles diz que, caso o hospede saia do apartamento antes do término do contrato, a Uniplaces GARANTE, o pagamento dos valores expectáveis. No entanto também se recusa a utilizar a garantia que nos foi dada.
Assim sendo são devidos estes 2 valores. A comissão que foi cobrada por 3 meses a mais em que o hospede não estará a pagar renda nem no apartamento e os restantes pagamentos de renda cobertos pela "pagamento garantido".

Data de ocorrência: 13 de setembro 2017
23 de maio 2019
Estimado Pedro,

Obrigado por nos contactar em relação a este assunto. Lamentamos saber que a sua experiência não foi a melhor.

Tendo as situações que deram origem à reclamação do inquilino, que relembramos ser válida, sido resolvidas, recordamos que ele foi convidado a abandonar a propriedade contra a sua vontade e antes da data acordada. O contrato quinzenal do inquilino tinha início no dia 1 de Setembro de 2017, fazendo com que a renda paga por ele inicialmente cobrisse o mês inteiro de Setembro. Tendo a saída do inquilino ocorrido na segunda quinzena de Setembro, nas circunstâncias acima referidas, não existiam razões para um ajuste de comissão ou activação da nossa garantia.

Por favor note que o serviço de Garantia Uniplaces tem o objectivo de encontrarmos uma segunda reserva para um proprietário sem qualquer responsabilidade na saída antecipada de um inquilino. Trata-se de um serviço fornecido aos nossos melhores senhorios pois a saída antecipada do inquilino não foi motivada por uma questão relacionada com a propriedade ou proprietário.

Esperamos que o possamos ter esclarecido agora.
Gratos pela sua colaboração.

23 de maio 2019
Caros srs. Nao entendi a resposta. A Uniplaces cobrou me uma taxa de ocupacao para 4 meses, no entanto so me foi pago 1 mes pelo inquilino. Ou seja, a renda recebida, depois de deduzida a comissão da Uniplaces foi substancialmente menor do.que seria se fosse cobrada a comissão de 1 mes, que foi, de facto, o tempo de ocupacao do Hospede.
A garantia que os srs anunciam e que fizeram e fazem com que nós, os proprietários, anunciemos na vossa plataforma, é que, caso o hospede saia antes do acordado, nos será garantido o pagamento que iríamos receber. E não de que arranjam outro hóspede. Ate porque, recebendo outro hóspede vosso, pelo facto do alojamento estar, evidentemente, vazio, resulta numa NOVA COBRANÇA de taxa da vossa parte. O que é uma dupla tributação de comissões. Assim sendo, mais uma vez e, por incrível que pareça, ainda com um atraso de resposta de quase 2 anos, reitero o facto de que me deveria ser devolvida a comissão relativa a 3 meses que não foi ocupado o alojamento, bem como a respectiva compensação da "garantia" que a Uniplaces tanto anuncia de que não deixaria os proprietários sem o rendimento devido.
24 de maio 2019
Estimado Pedro,

Obrigado pela sua resposta.

Por favor note que a Garantia Uniplaces é um serviço de segunda reserva disponível para um grupo limitado de senhorios. O pagamento das rendas efectua-se apenas e só na situação de não encontrarmos um inquilino que reserve os meses restantes da reserva original com saída antecipada. O ajuste de comissão que refere apenas poderia ser analisado sob a activação da Garantia e esta não pôde ser activada devido a termos uma situação particular de expulsão de um inquilino da propriedade.

Toda esta informação está disponível no nosso Centro de Ajuda e Termos & Condições para consulta a qualquer momento. No entanto, ficamos contentes que, ao longo dos anos em que teve os seus anúncios na nossa plataforma, tenha podido acolher diversos inquilinos.

Esperamos agora poder ter respondido à sua questão e teremos em conta os seus comentários para a análise e melhoria continuas dos nossos procedimentos.

24 de maio 2019
Mais uma vez insisto. Mesmo colocando outro hóspede no lugar do que teria saído continuaram a ter cobrada comissão de 3 meses A MAIS do que o hospede ficou. R voltaram a cobrar comissão INTEGRAL do novo hóspede que entrou. Sinceramente não estou a entender se está aqui em causa uma questão de semântica, de gramática ou de algum erro de tradução. Vamos simplificar?
O hospede ia ficar 4 meses.
A uniplaces cobrou-me a comissão de 4 meses.
O hospede ficou 1 mês.
A uniplaces não devolveu a comissão excessiva (relativa a 3 meses que ele NAO ficou)
Diz que entrou outro hóspede. Se entrou entao a UNIPLACES voltou a cobrar a comissão inteira do novo hóspede.
Há uma dupla cobrança de comissões com prejuízo no valor recebido.
Se a uniplaces não devolvia o valor de comissão cobrado a mais na primeira reserva entao deveria ter ajustado na reserva que iria substituir a primeira.

Espero ter me feito entendido.
Obrigado
29 de maio 2019
Estimado Pedro,

Obrigado pela sua resposta. Lamentamos não ter ainda conseguido esclarecer esta questão.

Relembramos que a Uniplaces não procede com ajustes de comissão nas suas reservas sem a activação da Garantia. Note também o ponto seguinte relativamente à Garantia Uniplaces nos nossos Termos & Condições, onde explicitamos que em caso de saída do inquilino da propriedade por pedido do proprietário, não poderá ser activada qualquer Garantia por aquela partir de uma reclamação.

"12.6 Também, não será devido qualquer pagamento (...):
(h) se o Utilizador desocupar o Alojamento ou cancelar a Reserva ou denunciar o Contrato de Arrendamento, devido às seguintes situações:
(viii) o Fornecedor de Alojamento encorajou, persuadiu, coagiu ou obrigou o Utilizador a fazê-lo;"

Tendo sido o inquilino convidado a abandonar a propriedade antes da data de saída que reservou, a Uniplaces dispôs-se a encontrar um novo inquilino e ficamos felizes por, desde então, termos conseguido encontrar inquilinos que reservam as ofertas que o Pedro tem connosco.

​Esperamos ter conseguido esclarecer melhor esta questão.
Gratos pela colaboração.

30 de maio 2019
Boa noite.
Que fique esclarecido de uma vez por todas, o hospede NAO FOI CONVIDADO a sair. Nem coagido. Ele saiu por livre e espontânea vontade inclusive após se recusar a pagar a caução que deveria ter pago aquando da entrada no apartamento. Acho que tudo isso está bem explicito nos mais trocados convosco aquando da ocorrência. Houve quebra do contrato por parte do inquilino ao recusar-se a pagar caução e foi iniciativa dele próprio de sair antes do tempo. Os srssabem bem disso e, caso a pessoa que está a tratar desta reclamação não saiba, então aconselho-o a verificar a troca de e-mails que tive com aUniplaces na altura.
Assim sendo os srs estão a dar me razao pois, nas condições da garantia que os srs invocam, esta descrito que não há direito a garantia quando o hospede foi coagido ou convidado a sair. A saída dele foi falada pa quebra de contrato da parte dele ao recusar se pagar a caução que deveria ter pago assim que chegou.
Por favor leiam os e-mails e esclareçam isso de uma vez por todas.

Obrigado
11 de junho 2019

Obrigado pelo seu email.
Em caso de restar alguma questão por esclarecer, pedimos-lhe que nos envie um email através do formulário em help.uniplaces.com. Teremos todo o gosto em assisti-lo no canal de comunicação adequado.

Gratos pela atenção e colaboração.

Customer Experience Team

Muito obrigado por partilhar a sua experiência com a uniplaces.
O site deles não tem nenhuma morada, nenhum número de contacto, nem nome da empresa...
As condições anunciadas são muito boas como essa clausula de "pagamento garantido", mas inspira pouca confiança.
Fiquei com as minhas dúvidas tiradas, é tudo fantochada.
O senhorio ainda fica pior, paga uma data de taxas e comissões e eles não se responsabilizam por nada.

É preferível anunciar e arrendar usando os métodos tradicionais.