United Colors of Benetton
  • Via Villa Minelli, 1 31050 Ponzano Veneto Treviso - Italy
  • info@benetton.it

United Colors of Benetton - Situação desagradável escusada

maria filomena pereira barbosa
maria barbosa apresentou a reclamação
30 de agosto 2017

Escolhi no dia 17-08-17 um casaco (blaser) da marca Benetton na loja respectiva no Palácio do Gelo de Viseu. Aconteceu que quando o fui pagar este não tinha a respetiva etiqueta, para a funcionária proceder ao registo de pagamento, facto que eu até tinha reparado quando o escolhi, mas achei natural visto ser um produto de saldos e estes estarem quase a findar. A funcionária dirigiu-se ao sítio onde estava a roupa de preço reduzido olhou para outro blaser igual (agora não me lembro o que fez depois) só sei que esta conseguiu como é natural e já vi acontecer outras vezes noutras lojas efectuar a venda. Visto o produto não ter etiqueta perguntei-lhe se depois não haveria problema se quisesse trocar mesmo se fosse em Coimbra pois iria lá na semana seguinte. Esta respondeu que em qualquer loja Benetton (esta compra foi efetuada para fazer uma surpresa à minha filha no último domingo).
Como o blaser era um nº acima do que era pretendido, ontem (29-08-17) dirigi-me à Benetton do fórum de Coimbra, para efetivar a respectiva troca. Cheguei à loja e comecei por ver se existia um artigo igual, mas um nº abaixo, (que por acaso ainda existia). Entreguei a factura e o blaser a uma funcionária para efetuar a respetiva operação. Esta olhou para a peça em questão e disse-me que não podia efetuar a troca, pois a etiqueta não estava presente (situação que eu até já esperava). Contei-lhe como as coisas aconteceram em Viseu, e esta de forma arrogante respondeu que tinha de telefonar para lá (sinceramente, não gostei desta ação, acho que deveria ter acreditado em mim (não estou habituada a ir fazer uma troca em lojas nestas circunstâncias colocando, em causa o que eu digo, pelo contrário tentam logo resolver tudo da melhor forma possível, nem eu admitia outra coisa) mas, aceitei educadamente, embora pensasse "procedimentos Benetton" muito exigentes numas coisas, mas para venderem produtos sem etiqueta é fácil. Isto porque já uma vez há uns anos fui enganada com um produto comprado nesta marca, no mesmo dia em que o vesti, quando o despi passados umas horas, parecia um nº acima, tb foi comprado em saldo, mas isso como todos sabemos não é motivo, reclamei só oralmente na loja, sem qualquer sucesso.)
Durante o contacto telefónico embora eu estivesse a uns metros ouvi a conversa com Viseu e este facilitou logo. Para meu espanto a funcionária de Coimbra, quando ouviu Viseu a facilitar começou a colocar entraves dizendo ao telefone que para além do blaser não ter etiqueta tb trazia um pequeno alfinete-de-ama a segurar um saco com um botão do casaco, que a loja nem usava na roupa alfinetes e que o artigo de certeza já tinha sido usado. Quando desligou dirigiu-se a outra colega da loja, mostrando como o casaco estava sem etiqueta, com um alfinete e que até parecia estar já sujo na gola, quando ela frisou este assunto eu peguei no artigo e verifiquei que não, como poderá ser demonstrado.
A funcionária foi extremamente desagradável e envergonho-me perante as colegas da loja e dos outros clientes (nem sei se estava alguém conhecido). Outra funcionária deu-me como solução ir a Viseu efetuar a troca, porque lá de certeza me trocavam o artigo porque tinham conhecimento do sucedido. Salientei que estive lá de passagem, que não era de lá, que tinha de me deslocar uns bons km e o meu tempo não é muito e que podia lá chegar e não terem o nº pretendido. Como Fiz uma reclamação por escrito acrescentou que não era naquela loja que devia reclamar mas sim em Viseu. Não percebi o motivo. Que culpa teve Viseu?
Agradecia resposta a esta minha 2ª reclamação por escrito e que tenham mais cuidado nos critérios de avaliação que utilizam para a seleção das vossas colaboradoras, sei que não é fácil e espero que compreendam esta crítica de forma construtiva.
Os meus cordiais cumprimentos,

Data de ocorrência: 30 de agosto 2017