10.0

Universidade da Beira Interior - Má distribuição do dinheiro para Bolsas

Cátia Martins
Cátia Martins apresentou a reclamação
22 de janeiro 2018

Queria expor a minha situação, e de mais jovens que frequentam a universidade da Beira Interior.
Acho que merece destaque porque esta universidade faz propaganda falsa sobre o seu ensino e sobre todos os seus serviços.
Fui estudar para esta universidade por ter as propinas mais baratas, mas acabou por sair mais caro. O que tem acontecido com vários alunos.
Sou dos Açores, e tirei a Licenciatura em Psicologia na minha ilha. Recebia uma bolsa, não inferior a 280€/mês, devido à situação familiar que tenho. Meu pai está desempregado e tem uma doença crónica e minha mãe está a trabalhar para sustentar uma casa inteira. O meu irmão, como é óbvio, está a amealhar do pouco que recebe para poder ir viver com a sua namorada. Como é normal, não me vai pagar as propinas, ele já fez este percurso. Infelizmente, tive de me mudar para o Continente porque não existe mestrado em psicologia nos Açores (algo da qual não temos culpa) e para além de me afastar do meu conforto deparei-me com uma Universidade com regras decadentes, em todos os seus serviços.
Depois de um semestre inteiro, só hoje em dia dos meus anos, recebo uma resposta vergonhosa, sobre o resultado da bolsa. Algo normal, pelo que tenho assistido cá, recebi a bolsa certa para pagar as propinas e manter esta universidade (à qual me arrependo profundamente de ter escolhido) aberta. Isso tem sido uma constante! Outros colegas meus oriundos dos arquipélagos, têm recebido as bolsas mínimas ou simplesmente nada! Mas, tenho conhecimentos de casos que recebem quase 500€, e têm melhores vidas do que eu e muitos dos que não recebem. Mandei uma reclamação para os serviços que me atribuíram a bolsa, perguntando o que iria comer, e se me tinham dado esta bolsa porque tinha me recusado a ficar na residência deles. Outro serviço "magnifico" da Beira Interior, as suas residências. Ora, tenho estado na residência bastante tempo, e tenho tido cada vez mais a certeza de que fiz bem ir para um quarto. Ora, são 300 e tal pessoas lá dentro, música alta, barulho constante, cozinhas cheissimas, amigas minhas que lá moram e estão completamente fartas pois os colegas de quarto sujam tudo, tiram comida sem pedir, entre outras coisas. Eu estou em mestrado, estou a especializar-me numa área para cuidar do outro e tenho 28 anos de idade. Já uma visão diferente da maioria dos jovens que lá moram. Quero silêncio para estudar, para interiorizar os conteúdos e ser boa profissional. Para além do mais, tenho direito a ter secador para secar o cabelo, ou ter uma máquina para aquecer o chá numa das terras mais frias de portugal, mas para isso o que tem de acontecer, estando eu na residência? Tenho de pagar mais de 25€ para poder ter uma máquina eletronica (secador, tv, maquina de café). Uma vergonha! Fazem de tudo para juntar grão a grão, tirando de quem não tem. O sistema desta Universidade representa muito bem as politicas traiçoeiras do nosso pais. Na casa onde fui morar pago 80€, e tenho direito a muita mais dignidade.
Mas olhem a solução da Universidade em questão, se não tens dinheiro vens trabalhar para nós. Muito boa esta solução, não é que eu tenha medo de trabalho, já trabalho aqui e ali há muitos anos, se assim não fosse eu nunca poderia comprar nem ter nada, os meus pais não têm como me dar. O pior disso tudo é chegar à universidade e ver um jovem que está neste "programa" a servir cafés aos colegas com uma cara de envergonhado! Porque, trabalhar não é vergonha, mas esta exposição de que não tens dinheiro à frente de toda uma universidade é extremamente vergonhosa. Um aluno que se está, provavelmente, a licenciar está a fazer um trabalho que vejo notoriamente envergonhado. Não que não seja um trabalho digno, mas que é triste mostrar a todos a nossa necessidade lá isso é. Não deixa de ser uma marca para os jovens. Se for para trabalhar em um café, vou e ganho mais do que apenas o dinheiro para as propinas. E sabe, levo tempo a encontrar um tempo ara poder estudar, como vivo sozinha tenho de fazer comida, tratar da lida do local onde moro que implica muita coisa e vejo-me sem tempo para estudar. Depois os professores têm um vicio estranho de colocar as avaliaçoes todas em cima umas das outras dando matéria até à aula anterior das avaliaçoes, ou seja, inicialmente estamos livres e vamos estudando diariamente, mas chega ali uma semanas que nem tempo para comer temos! O ensino Português está mal em todos os sentidos, e a Universidade da Beira Interior só prova isso.
Neste momento estou mesmo a ponderar desistir desta universidade, será um desgosto para mim porque é o meu sonho e tenho sido uma aluna com um bom percurso, mas esta universidade não facilita a vida a ninguém, bem pelo contrário. Tem um sistema de ensino autoritário, vergonhoso e em muito incompetente. Dou-lhe um exemplo, colocaram uma professora a lecionar uma disciplina pela primeira vez, sem qualquer experiência. O que aconteceu? Acabou por não ensinar nada, não sabia do que falava, mostrava a falta de conhecimento aos alunos, aquando de dúvidas não explicava porque também não sabia e designava-se apenas a dizer "vão procurar no livre que deixei no moodle". Veja, sai de cá da Universidade dos Açores, onde os professores são de extrema competência em empenho e vim para uma universidade onde existem professores que não sabem o que estão a lecionar.
Posso contar outra história, que a mim assustou muito, que se passou nesta universidade. Estava mais o meu grupo de colegas de turma a querer estudar para um trabalho. Entramos em uma sala, ligamos a luz e sentamo-nos a estudar. Entretanto passou uma senhora, conhecida pela sua não simpatia, e abriu a porta apagou a luz de forma brusca e disse para nos retirarmos da sala porque não era para lá estarmos a gastar luz. Ficamos abismados e eu respondi que "pagava as propinas para estas despesas da universidade e que estávamos a estudar", a senhora mostrou-se relutante e disse que havia uma sala de estudo. Ora, nós um grupo grande a estudar juntos não queríamos incomodar as pessoas na sala de estudo. Estávamos a estudar para um Role-play, ou seja, temos de falar alto.
Esta universidade foi a minha pior escolha, e tenho ouvido isso de tantas outras pessoas. Somos 40 e tal alunos na turma e outras tantas pessoas que conheço estão desiludidas com esta universidade. O meu maior desejo não é que me atribuam uma bolsa maior, o meu maior desejo seria poder sair desta universidade neste momento e poder ingressar em outra continuando as disciplinas, só não queria ficar atrasada um ano. Sinto-me completamente deprimida desde que lá estou, depois desta resposta de bolsa, num dia que era suposto ser especial pois celebro os meus 28 anos, sinto-me entristecida, enraivecida e com vontade de deixar este ano para trás.
Eles não tomaram em consideração o facto de ser deslocada, de ter passagens de avião para pagar, de ter o comboio para pagar porque não se chega ao continente e dá-se logo de caras com a Covilhã. Nem pensaram no preço exorbitante dos materiais escolares e das fotocopias que eles lá praticam! Uma vergonha! Percebo que não paguem o alojamento, porque não quis ir para a residência tenho direito de escolha. Mas, nem na comida pensaram! Os preços praticados nas lojas da Covilhã são vergonhosos! Os supermercados encontram-se a quilómetros de distancia e para voltar para cima (a Covilhã e sempre a subir/descer), com sacos de compras e com os problemas de coluna que tenho não é fácil!
Hoje apercebi-me que não quero pertencer mais a este pais. Sempre e disseram para emigrar, mas nunca poderei esta hipótese, era demasiado patriota. hoje em dia quero sair de cá e não lembrar que este pais prejudica os seus cidadãs sem dó nem piedade. Mas é bem capaz de ir, estatisticamente, se "gabar" do número de licenciados que tem. Garanto que muitos que se licenciaram, não foi com a ajuda deste pais.
Gostaria de lhe dar uma informação extra, uma vez fui ao site da DGES e o resultado já tinha saído, estavam lá 280€ o mesmo que tinha tido no ano anterior. Mostrei a uma amiga no momento, minutos depois este resultado já lá não estava. Voltei a esperar meses e agora saiu o "bem dito" resultado que é uma vergonha, falta de sensibilidade e de noção.
Vou ao fim do mundo, mas esta situação não vai ficar assim. Se nós não começarmos a mover-nos contra estas injustiças, esta universidade continuará com as propagandas falsas! E irá desiludir mais e mais alunos. Veja, isso prejudica a saúde mental. Posso-lhe admitir que acordei feliz por ser um dia especial para mim, e sinto-me completamente sem chão neste momento. Não consigo estar a pedir para a minha mãe fazer este esforço enorme, ela trabalha imenso e chega a casa cheia de dores. Mas não quero desistir do meu sonho, pelo qual lutei tanto e consegui me destingir como aluna no sentido em que participei em apresentações fora dos Açores e nos Açores sobre trabalhos/projetos que realizei na área.
Peço a vossa ajuda para fazer chegar esta mensagem a quem possa ajudar pessoas com necessidades como eu.

Melhores cumprimentos,
Cátia Martins