Ensino Superior
  • Reitoria da Universidade de Coimbra
    Paço das Escolas
    3004-531 Coimbra
  • sg@uc.pt

Universidade de Coimbra - Atraso superior a 90 dias no reconhecimento de licenciatura

Leticia Oliveira apresentou a reclamação
18 de maio 2022
Prezados Senhores.

O pedido de reconhecimento de licenciatura obtida no exterior foi pago, entregue documentos e enviado para análise há um ano. Mesmo com inúmeros e constantes contatos por e-mail ou telefone (239859801) a situação é a mesma: ainda não há parecer.

Desde junho/2021 que tenho o processo entregue e ainda não há resposta.
O dinheiro foi pago em maio/2021 e ainda não há resposta.

Peço que dêem andamento ao pedido de forma a resolver em definitivo esta situação, emitindo o reconhecimento.

Atentamente,
Data de ocorrência: 4 de novembro 2021
15 de junho 2022
Não se pode chamar de doutores, muito menos de excelentíssimos aqueles que olham com descaso as necessidades alheias.

Ainda sem resolução do processo, apenas mil desculpas e justificações vazias. Os processos internos estão todos atrasados e a desorganização é digna de novo pedido de intervenção e auditoria pela DGES.
Reuniões e promessas de despachos são inventadas uma por semana para desviarem-se das minhas investidas por telefone, mas tudo não passa de mentiras ao meu ver.

Ora a reunião não ocorreu porque, afinal os doutores (que tem seu ordenado garantido ao fim do mês) tiveram uma atividade externa (seria um convívio? já não sei, não se pode acreditar em mais nada do que ouço). Ora o despacho do meu processo está a ocorrer naquela mesma hora em que ligo, mas afinal vai até muito tarde e só posso ter a resposta no dia a seguir (que nunca chega).

A Universidade de Coimbra / Faculdade de Direito demonstra claramente que não possue qualquer controlo ou gestão das informações, não sendo nada absurdo que hajam casos de perda de documentos, haja visto o enorme descaso com as vidas alheias.

Foram capazes de dizer que não sou somente eu que tenho urgência, mas que há muitos que desde 2020 ainda aguardam os pareceres. Só corroboram com o que já se é possível verificar em questões de organização e chancelam o vosso pensamento sobre a minha insignificância.

Infelizmente uma universidade de tamanha fama no universo jurídico não é capaz de gerir seu pessoal e, a omissão e morosidade provoca injustiças, algo que jamais se esperaria de uma Faculdade de Direito.

Aguardo com muita urgência a emissão do parecer, para que os prejuízos não fiquem ainda maiores do que já estão.

Atentamente,
Letícia Oliveira
Esta resposta tem um anexo privado
29 de junho 2022
Prezados senhores, embora tenha recebido e-mail informando que o processo foi analisado, em 23/06, até o presente momento (29/06) não há qualquer comunicado da decisão vertida na ata mencionada naquela mensagem.

Mesmo havendo movimetação no requerimento do dia a seguir a comunicação da análise, como transcrevo abaixo, o ponto de situação ainda é "Não existe ainda decisão registada". De que vale haver decisão se a mesma não surte os devidos efeitos legais?

Pedido Por: João Pedro Dias Correia [Serviços de Gestão Académica ]
24-06-2022 10:27
Pedido a: Maria Ferreira Reis Vicente [Apoio especializado dos serviços ]
Data do Parecer:

Decisão
Não existe ainda decisão registada

Sendo assim, embora muito atencioso da parte desta douta entidade ter enviado e-mail de ponto de situação, foram novamente e tão somente apenas palavras. Gostava de ver atos.

Aguardo resolução, ao mesmo ponto que guardo mais este registo, e aproveito para questionar a eficácia deste meio de intervenção e resolução de conflitos, haja vista que, até o presente momento, o portal da queixa limita-se a questionar-me se ficou resolvido (pela terceira vez) e nada faz efetivamente aos meus olhos.

25 de julho 2022
Exma. Senhora
Letícia Oliveira

Lamentamos a demora na resposta por parte da Universidade de Coimbra por via deste canal, pelo que vimos por este meio proceder em conformidade.

Os pedidos de reconhecimento de grau são morosos face à necessidade de verificação de toda a informação subjacente ao mesmo, bem como da documentação fornecida pelos/as requerentes.

No entanto, e atendendo à informação registada em NONIO, o seu pedido já se encontra concluído, tendo V. Exa. sido notificada no dia de hoje.

Gabinete de Promoção da Qualidade | Reitoria da Universidade de Coimbra
Leticia Oliveira avaliou a marca
25 de julho 2022

O portal da queixa de nada serviu neste caso