Ensino Superior
  • sg@uc.pt

Universidade de Coimbra - Emolumento cobrado erradamente não reembolsado

Cátia Pinho apresentou a reclamação
9 de outubro 2014

No ano letivo de 2012/2013 decidi inscrever-me para efetuar melhoria de nota a disciplinas já aprovadas, sendo que, para tal, deveria (na altura) dirigir-me obrigatoriamente aos serviços académicos da Universidade para formalizar a inscrição. No momento da inscrição, a funcionária dos serviços questionou-me em que época pretendia efetuar a melhoria - tendo eu perguntado se poderia escolher, de facto, ao que me respondeu que sim, poderia escolher a época (normal ou recurso) a realizar a prova. Mediante tal informação, optei pela época de recurso numa das provas de melhoria. Contudo, mais tarde, fui informada pelos mesmos serviços académicos de que a minha unidade orgânica (Faculdade de Letras) não permitia a melhoria de nota em época de recurso, apenas em época normal. Assim sendo, fiquei impedida de realizar a prova bem como já tinha pago o respetivo emolumento.

Ora, apesar de já estar prejudicada pelo impedimento de realizar a prova (pois já tinha passado a época normal), apenas requeri que me devolvessem o emolumento que tinha pago (o mínimo que poderiam fazer). Dirigi-me de novo aos serviços e preenchi um requerimento dirigido ao Reitor, explicando a situação, solicitando que me fosse devolvido o emolumento pago erroneamente, tendo entregue à funcionária no dia 2/07/2013.

Até hoje não obtive qualquer resposta, tendo-se passado cerca de um ano e três meses. Ao longo de vários meses tenho vindo a contactar os serviços académicos acerca deste assunto, não tendo conseguido nenhuma resposta em concreto. Apenas uma vez que falei com uma funcionária esta me disse que até Setembro deste ano a situação deveria estar regularizada, mas até à data nada foi resolvido nem nenhuma preocupação foi demonstrada por parte da Universidade. Após meses sem mais contacto nem resolução, tenho voltado a tentar contactar os serviços, sendo que raramente atendem as chamadas (apenas disponibilizam 2h diárias para atendimento telefónico e, sendo que sou de longe, não tenho a oportunidade de me deslocar pessoalmente). Quando consigo falar com alguma funcionária dizem-me que o assunto não é com os eles e passam-me a chamada para outra extensão acabando por caír ou fornecem-me números que não funcionam, sendo que já chegaram a dizer-me que deveria ligar para determinado número, que seria com eles que deveria falar acerca da minha situação, sendo que o número era da central, tendo a central dito que o assunto era com os serviços académicos, como é óbvio. Até estes ficaram perplexos. Estão constantemente a fazer o mesmo com vários alunos, sendo que a funcionária da central me informou que todos os dias ligam para lá alunos revoltados (não é caso para menos, pois as pessoas acabam por saturar-se) dizendo que foram os serviços académicos que os reencaminharam para a central, garantindo que o assunto não é com eles mas sim com a entidade dessa extensão.

A situação está longe de ser resolvida, sendo que há meses tento que me resolvam a situação a bem, mas com os serviços desta Universidade é impossível trabalhar. São ínfimos os relatos de alunos acerca da extrema incompetência desta unidade, que por vezes prejudica seriamente o aluno. Ao tentar falar com uma entidade superior acerca desta situação desligaram-me a chamada. Recorri a esta via por ter consciência de que de outra forma nada se resolverá.

Data de ocorrência: 9 de outubro 2014
11 de novembro 2014
Queria apenas informar que ainda não me foi devolvido o montante devido.Apenas darei como resolvida a reclamação quando isso acontecer.
Obrigada,Cátia Pinho
14 de novembro 2014
Cara Cátia Pinho

Neste momento o processo já está para processamento da despesa no Serviço de Gestão Financeira. Estimamos que durante a próxima semana seja efetuado o reembolso do montante em causa. Pedimos que nos confirme assim que receber.

Cordialmente

SIM@UC - Sistema Integrado de Melhorias da Universidade de Coimbra | Divisão de Avaliação e Melhoria Contínua | Administração da UC | www.uc.pt/damc
17 de novembro 2014
Queria dar a presente reclamação como resolvida, sendo que já me foi devolvido o montante devido. Apesar de tudo, é lamentável que estes casos só se resolvam com recurso a meios deste tipo. Espero que este sirva para evitar casos próximos.
18 de novembro 2014
Cara Cátia Pinho

Recebemos, via "Portal da Queixa", a informação de que já teria sido reembolsada.
Por esse motivo o presente ticket será encerrado.

Lamentamos os transtornos.

Cordialmente

2 de agosto 2022
Exma. Senhora,

Acusamos a receção desta mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção. Lamentamos o facto de apenas estarmos a responder agora, no entanto, a Universidade de Coimbra tem vários canais oficiais para gerir elogios, sugestões e reclamações, nomeadamente o “Livro Amarelo” e um formulário eletrónico disponível na página web, sendo que o Portal da Queixa não é um dos canais oficiais e, apenas recentemente, tomámos conhecimento da existência deste processo.

Pese embora o tempo volvido, e tendo V. Exa. obtido resposta atempada pelos canais oficiais da UC, vimos dar resposta na presente plataforma.

Sobre a situação que originou a apresentação desta queixa:
1) No âmbito do pedido #475933, com assunto “INSCRIÇÃO EM MELHORIA” foram dadas as respostas de acordo com o Regulamento Pedagógico, à data em vigor.
“cara estudante
Não existe qualquer limitação ao nº de inscrições em melhoria (exceto no final de curso). Portanto pode fazer melhoria a todas as unidades curriculares que realizou com aproveitamento. As melhorias realizadas no mesmo ano não são pagas. Conforme consta no Regulamento Pedagógico (disponível na página web da UC).
Os estudantes dispõem de 2 épocas após obter aproveitamento para realizar melhoria.
Solicita-se que sempre que nos contactar envie o seu nº de estudante ou nome completo.”

2) Quando apresentou o seu pedido, por escrito, não se identificou, mesmo depois de questionada pelo Serviço de Gestão Académica. Note-se que nesta data o formulário web disponível para atendimento inda não obrigava a inserir nome e n.º de estudante.

3) Assim sendo, as respostas fornecidas pelo Serviço foram genéricas, mas adequadas, sem atender a circunstâncias particulares do caso da estudante.

4) Sobre o requerimento efetuado em 02-07-2013 (50256NON), relativo a reembolso de emolumento de 10€ o mesmo foi deferido em 16-10-2014 e comunicado à estudante em 20-10-2014, com um prazo de resposta muito além do preconizado, situação originada por dificuldades de recursos humanos e necessidade e dar prioridade a outros assuntos com maior impacto e impacto em mais estudantes da UC.

5) Quanto ao terem desligado a chamada propositadamente, ainda que não se possa verificar qual o número em causa, vai contra todas as orientações existentes no SGA e não há relatos desse tipo de situações. Contudo, se por desligar se entende estar à espera e a partir de certa altura a chamada terminar, esse é o funcionamento regular da linha telefónica da UC após a hora determinada para o final do atendimento.
Lamentamos eventuais transtornos e reiteramos o compromisso na melhoria contínua dos nossos serviços.

Cordialmente,
Gabinete de Promoção da Qualidade | Reitoria da Universidade de Coimbra
Cátia Pinho avaliou a marca
17 de novembro 2014

Serviço justo, correto e profissional. Muito competente. Grata pelo vosso serviço, tendo sido fundamental na resolução do problema.