Ensino Superior
  • Reitoria da Universidade de Coimbra
    Paço das Escolas
    3004-531 Coimbra
  • sg@uc.pt

Universidade de Coimbra - Não explicação sobre resultado zero numa candidatura a Mestrado

Fernanda Brito apresentou a reclamação
7 de agosto 2017

Caros Senhores: Escrevo em nome de uma cidadã de Macau que está em Portugal à minha responsabilidade e que se candidatou com uma média de 14 ao mestrado de Direito nesta faculdade, obtendo o seguinte resultado:
"Não Admitida. Candidatura não admitida mesmo que existam vagas disponíveis"

Avaliação de 0 a 20: 0 " Não colocado por falta de vaga no ramo. Candidatura avaliada de acordo com os critérios definidos em Conselho Cientifico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Confrontada com a incongruência de ambos os resultados e avaliação e deveras intrigada sobre em que constam os "critérios definidos em Conselho Cientifico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra", liguei hoje para os serviços administrativos da Faculdade, afim de obter um esclarecimento, sobre o ZERO atribuído à minha candidata e a mais de 120 outros candidatos. Se os critérios usuais são os de média de licenciatura, CV e carta de motivação, como justifica a escola que alunos que têm até acima da média pretendida, tenham ZERO???
A resposta: As avaliações têm a ver com decisões do nosso conselho Cientifico e nós não sabemos que critérios foram usados nem o porquê de terem sido atribuídos zeros a vários candidatos. A Faculdade nada tem a ver com as decisões e avaliações do Conselho Administrativo" Logicamente eu interroguei que estava a ligar para os serviços administrativos da dita faculdade e que era obrigação da mesma a resposta às questões que coloquei.

Informei que sou jornalista e que além da questão pessoal, me interessa profundamente esta desresponsabilização e alheamento dos serviços da Faculdade face a decisões tomadas pelo seu conselho Cientifico. Resposta: "A senhora pode reclamar se quiser" ao que eu respondi: "Como posso eu reclamar sem ter da vossa parte primeiro as respostas que procuro para depois poder analisar e usar ou não, os dados concretos, em conformidade? Resposta: DESLIGARAM-ME O TELEFONE NA CARA!

Data de ocorrência: 7 de agosto 2017
2 de agosto 2022
Exma. Senhora
Fernanda Brito

Acusamos a receção desta mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção. Lamentamos o facto de apenas estarmos a responder agora, no entanto, a Universidade de Coimbra tem vários canais oficiais para gerir elogios, sugestões e reclamações, nomeadamente o “Livro Amarelo” e um formulário eletrónico disponível na página web, sendo que o Portal da Queixa não é um dos canais oficiais e, apenas recentemente, tomámos conhecimento da existência deste processo.

Pese embora o tempo volvido, e tendo V. Exa. obtido resposta atempada pelos canais oficiais da UC, vimos dar resposta na presente plataforma.

Depois de analisada sua reclamação e apurados os motivos da mesma, constatou-se que, à data, no edital disponível (https://apps.uc.pt/courses/PT/course/3266) foram definidas para a 2ª fase de candidaturas ao Mestrado em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 130 vagas distribuídas pelas 13 áreas de especialização/menções existentes. Assim, a cada área de especialização/menção, correspondem 10 vagas, sendo que, apenas candidatos que possuam média de Licenciatura igual ou superior a 13 valores ou 8 valores na escala brasileira de 0 a 10 valores, poderão ser admitidos ao referido Mestrado, desde que se verifique a existência de vagas na área de especialização/menção escolhida pelo/a candidato/a.
Tendo-se verificado, nessa edição, um número de candidatos/as consideravelmente mais elevado do que as vagas existentes, deliberou a Direção da Faculdade de Direito seriar (internamente) as candidaturas apurando para o efeito as notas de Licenciatura/Bacharelato até às centésimas, de forma a poder distinguir candidatos/as que possuíssem médias iguais, quando aplicado apenas arredondamento. Foi também decisão da Direção da Faculdade de Direito, que todas as candidaturas cujas classificações ficassem posicionadas para além das 10 vagas disponíveis, fossem classificadas com 0 (zero) valores, evitando assim distinções desnecessárias entre os/as candidatos/as não colocados/as. De igual modo, as candidaturas efetuadas ao abrigo da alínea d), cuja avaliação curricular efetuada pela Senhora Subdiretora com competências na área Pedagógica e a ratificar pelo Conselho Científico da Faculdade de Direito, culminou numa avaliação que não permitiu o enquadramento nas vagas existentes, foram avaliadas com 0 (zero) valores.

Mais se informa que, à data, foi comunicado a V. Exa. que, caso pretendesse, poderia copiar a sua candidatura para a 3.ªfase, sem custos adicionais, bem como os tramites a realizar.

Lamentamos eventuais transtornos e reiteramos o compromisso na melhoria contínua dos nossos serviços.

Cordialmente,
Gabinete de Promoção da Qualidade | Reitoria da Universidade de Coimbra
Fernanda Brito avaliou a marca
21 de setembro 2017

Acho lamentável o trato que deram aos alunos não colocados