Universidade do Porto

Universidade do Porto - Utilização do espaço púbico no planetário do porto

David Teixeira
David Teixeira apresentou a reclamação
27 de abril 2022
O meu filho participa na Academia de Robótica que opera ao sábado nas instalações do Planetário da Universidade de Porto e que funciona desde outubro de 2021.
Sendo este curso de duas horas, levo o meu computador portátil e aproveito este tempo para trabalhar. Sempre o fiz desde o início do curso (outubro 2021).
No espaço público do planetário, existem umas mesas que aproveito para colocar o computador portátil e trabalhar neste tempo sem incomodar, estragar e deslocar o mobiliário neste espaço.
No passado dia 2 de abril, fui abordado por uma pessoa não identificada, sem qualquer indumentária da Universidade do Porto ou nome, alegando que não poderia estar na mesa por questões de Covid, uma vez que, teriam de desinfetar a mesa!! Dá para acreditar? Mas foi verdade. O alegado funcionário usou sempre tom de voz altivo e prepotente.
No dia 23 de abril, e uma vez que as restrições COVID terminaram todas no dia anterior, fui novamente trabalhar para a mesa, uma vez que já não há a necessidade de desinfeção.
Fui abordado novamente pelo alegado funcionário, extremamente arrogante e antipático, barafustando veemente por estar sentado novamente nas mesas que estão no espaço público do Planetário do Porto. Alegou que o desrespeitei e chegou mesmo a proferir a frase sem que eu tenha dito nada: "não vem para aqui mandar na casa dos outros", como que fosse o dono e senhor do espaço.
Deixo aqui duas fotografias do espaço que utilizei. Estarei eu cometer um crime, ou será mesmo prepotência pura do senhor que alega ser o dono do espaço?
Com funcionários assim (se é mesmo funcionário da UP), a imagem da instituição fica seriamente afetada.
No local não há qualquer indicação da proibição da utilização das mesas. Também não vejo o motivo para tal proibição desta utilização, desde que seja responsável, não as desloque e não danifique o material.
Data de ocorrência: 23 de abril 2022