Universidade Lusófona

Universidade Lusófona - Erro secretariado - renovação matricula

Pedro Pires
Pedro Pires apresentou a reclamação
20 de janeiro 2023
Em Agosto 2022 tentei efetuar a minha renovação/inscrição de matrícula, onde por constrangimentos da plataforma a Exma. Sra. Alexandra Oliveira ajudou-me com o mesmo procedimento (em anexo segue a nossa troca de e-mails).

A minha renovação da matrícula - 2022/2023 - estava registado a inscrição da Dissertação do Mestrado e na cadeira de Direito das Empresas (2ª Semestre).

Em Setembro 2022 entrei em contacto com os vossos serviços a questionar se não teria um valor a liquidar (uma mensalidade). A resposta que obtive por parte do secretariado do Mestrado foi que a tese não teria qualquer custo - visto ser um trabalho individual - somente teria o valor da propina relativo a Cadeira de Direito das Empresas. Informação que achei "estranho".

Como fiquei surpreendido com a informação, mensalmente no início de cada mês eu entrava na minha plataforma NetPa-Lusofona para verificar se não tinha efetivamente nada a liquidar ou dívida. Onde até ao dia de hoje (19/01/2023) na plataforma encontrava-se tudo regularizado - e pensei que efetivamente a informação dada estava correta!!

Hoje, 19/01/2023 entrei em contacto com a faculdade pois a minha plataforma continuava sem aparecer o valor da cadeira, e gostaria de me organizar e saber quanto é que me iria custar a mesma...

Onde por surpresa foi-me indicado que não estava inscrito a nada, e que teria de efetuar um pedido de inscrição. Neste mesmo dia 19/01/2023 em chamada com o secretaria, efetuei o procedimento que me indicaram... a inscrição há cadeira e tese para que a informação ficasse atualizada na minha plataforma!!

Após validação da renovação/inscrição por parte da faculdade, qual é o meu espanto onde me surge uma dívida de 885,00€... Onde foi me indicado que não existia nenhum custo, e supostamente a minha matrícula estaria renovada.

É lamentavel que em diversas chamadas efetuadas e indicado que rubricas é que estava inscrito que ninguém dos serviços académicos tenha verificado que existia algum erro e que tivessem alertado.

O que a Colega do Secretariado do Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade me quis indicar hoje é:

-> Em Agosto 2022 liquidei a renovação/inscrição da matrícula "oferecendo" dinheiro a faculdade... pois qual é o objetivo de renovação uma matrícula e não estar inscrito em nenhuma cadeira ou dissertação é somente "estúpido".
É lamentável temos serviços com esta competência e responsabilidade....

Ainda me admiro mais com esta história, já efetuei diversas trocas de e-mail com o Regente do Mestrado de modo a iniciar o processo de dissertação, inclusive estou a trabalhar na mesma junto do Dr. Prof. Carlos Capelo e em qualquer momento me foi indicado por serviços centrais ou por qualquer prof. que houvesse algum erro com a minha matrícula.

Neste momento, estou a solicitar uma resposta e correção do erro prestado pela faculdade, mas lamentavel que os mesmos somente me respondem que a "culpa e minha"....

É lamentável uma Entidade como a Lusófona ter nos Serviços Centrais uma equipa de trabalho com tanta falta de responsabilidade e assertividade no trabalho.
Data de ocorrência: 4 de agosto 2022