Univex - Comércio de Automóveis - Sociedade Unipessoal, Lda

Univex - Revisão 90.000km Kia Sportage

Pedro Raimundo apresentou a reclamação
22 de outubro 2019
No dia 21/10/2019 entreguei o meu carro, com marcação, na Univex em Chelas. Segundo o orçamento (confirmado telefonicamente durante a semana anterior) o valor seria de 240 euros (conforme informação do próprio site da Kia), a marca para a quilometragem em causa (90.000 km) só mandava trocar o óleo e os filtros do óleo e verificação de diversos componentes ( como consta no site, referi no contacto prévio que fizeram que o carro estava a chiar na parte da frente há sensivelmente 1 semana quando travava e que possivelmente estaria a necessitar de pastilhas de travão dianteiras, situação que me levou a antecipar a revisão dos 90.000km).
Queixei-me de barulho ao travar o que achava estranho.
Pelas 9h recebo uma chamada da oficina a indicar que deveria ter existido um lapso na minha revisão e no meu pedido pois o meu carro não estaria a efetuar a revisão dos 90.000 km mas sim dos 6 anos que em vez de 240 euros, a mesma teria um custo de 315 euros. Alertei o vosso colaborador que no caso da minha viatura a revisão é efetuada aos 90.000km OU 6 anos e que no caso até estava a ser antecipada para os 85.000km dado que a viatura não tinha ainda 6 anos.
Depois pelas 10h52 volto a receber novo contacto da oficina, tinha existido um lapso, indicaram me que afinal tinha razão (6 anos / 90.000km) mas que as noticias não eram boas pois a viatura precisava além das pastilhas dianteiras, pastilhas traseiras e discos dianteiros tudo isto com novo orçamento a rondar 800 Euros?????????
Nesse mesmo telefonema pedi para levar as peças substituídas comigo no final do dia mas mais uma vez fui informado pela kia que pelas suas leis as mesmas não podem ser entregues aos clientes, situação estranha pois se as pagamos deveríamos ter direito a elas!!!
Existem medidas homologadas para trocas do material e acho que este tipo de substituição de material deve ser muito bem justificada perante o cliente, não será só um precisa porque precisa e porque a peça custa mais de 300 euros no caso dos discos!!!!
Agora a situação no seu todo é esquisita pois quando um veiculo é levado á marca para continuar a usufruir da sua garantia e porque a própria marca está sempre a alertar para não efetuar revisões fora da sua oficina e depois cobra por exemplo baterias de 370 euros (há 1 mês coloquei uma na Santogal de Loures) + revisões de 800 euros, alguma coisa está mal e existe um convite da própria Marca para os seus clientes começarem a recorrer a oficinas que efetuem o mesmo serviço mas com orçamentos corretos e muito mais reduzidos e não enganadores e dispendiosos como são os da Kia.
Fazendo as contas este ano já foram mais de 1.300 euros para a Kia para uma viatura de 2014 que já vale menos do que 10.000 euros provavelmente
Por ultimo quero apenas referir que a dita garantia dos 7 anos é enganadora pois as peças de desgaste não estão cobertas pela mesma e enquanto o cliente for obrigado a efetuar as revisões na Marca paga as mesmas de uma forma inusitada e dispendiosa e aproveitam disso.
Dou-me ao direito de pensar que colocam os orçamentos baixos para lá apanharem o carro e depois, claro, se dizem que tem de ser substituído não vou arriscar andando com crianças.
Ate chega a dar a ideia que as viaturas da marca Kia estão constantemente a precisar de novo material nas revisões para encarecer as mesmas.
Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 22 de outubro 2019
Univex
24 de outubro 2019
O cliente foi contactado directamente pelos nossos serviços Após Venda quanto ao assunto explanado.
24 de outubro 2019
Agradeço o vosso contacto,

Contudo o mesmo em nada muda a minha forma de pensar nem esclarece as minhas dúvidas e questões,

Como vos mencionei por telefone os preços praticados pela vossa empresa estão desenquadrados de outras oficinas e marcas e são inusitados.

Neste momento como vos indiquei farei o que estiver ao meu alcance para partilhar esta reclamação com outros utentes que como eu se dirigem as vossas oficinas para efetuar revisões de valores prepotentes e inusitados.

Esta viatura não voltará as vossas instalações nem oficinas...podem contar com isso...

Mantenho o que vos disse no e-mail e reforço que existe e vai continuar a existir falta de transparência nestas situações as quais os utentes são leigos e facilmente enganaveis bem como na vossa garantia de 7 anos.

Aguardo apenas também que a Kia Portugal se pronuncie sobre a questão para verificar o que farei de seguida.

Como lhe disse não foi a primeira vez que este tipo de situação acontece nesta marca e nas vossas oficinas.

Para mim marca Kia nunca mais!!!!

Com os melhores cumprimentos
Pedro Raimundo

Segundo diretiva europeia é possível fazer a revisão fora da marca mantendo a garantia.