Ensino Superior

UTAD - Falta de apoio ao estudante estrangeiro

ANA PATRICIA HEISE COSTA ANDRADE
ANA ANDRADE apresentou a reclamação
24 de março 2023
Em Janeiro deste ano (2023), entrei em contacto com a instituição pedindo uma ajuda. De maneira inesperada surgiram alguns problemas de saúde e especialmente financeiros. Assim, pedi que a minha matrícula fosse congelada. A primeira resposta quando a isto foi de que não existe essa possibilidade. Eu teria de anular a matrícula e pagar as propinas na mesma. Foi quando, então, eu pedi que cancelassem a matrícula e abonassem (eliminassem) a cobrança das propinas, uma vez que não daria continuidade nos estudos nem teria como realizar os pagamentos. Na última semana (já estamos em Março) foi quando obtive uma resposta decente, finalmente. Entretanto, só lamentaram a situação e me informaram que deveria prosseguir com os pagamentos das propinas.

Mesmo que desde o primeiro dia de aula nunca tive um atendimento prestável por parte da UTAD, pensei que, dada a gravidade e urgência da situação, fosse me surpreender positivamente por solucionar esta questão.

Estou muito decepcionada, desapontada e frustrada com esta Instituição que tanto faz publicidade do seu serviço e que presta um ótimo atendimento aos estudantes interncionais. Mentira.
Data de ocorrência: 24 de março 2023
UTAD
27 de março 2023
Exma. Sra. D. Ana Costa Andrade, a UTAD é uma instituição de Ensino Superior Público, e como tal tem regulamentação que deve ser seguida por todos os elementos da Academia, que a incluem a si, como estudante, e os colaboradores docentes e não docentes. Neste princípio, e como referiu na sua declaração, que classificou de reclamação, passou por uma situação de incumprimento regulamentar. Ora, só por si, esta situação, impede-a de a referir como reclamação, uma vez que a UTAD cumpriu com as suas obrigações nesta situação, que são dar-lhe o acesso às aulas e a todos os serviços associados à sua condição de estudante, o que aconteceu. Não foi impedida de ir às aulas, frequentar bibliotecas e outros serviços de apoio à sua condição de estudante. Já a D. Ana Costa Andrade não cumpriu com as suas obrigações de estudante, que incluem, de acordo com a regulamentação geral, aplicável a todas as IES, o pagamento de propinas, que é uma taxa obrigatória. Estamos cientes de que a falta foi causada por condições externas à UTAD, e dispomos de mecanismos de ajuda que podem ser ativados, mas que não passam pela isenção de pagamento de propinas, situação que nunca aconteceu com nenhum estudante da UTAD. A D. Ana deve saber isso, uma vez que pede que a UTAD, em troca de emails por via institucional e regulamentar, do dia 20 de fevereiro de 2023, abra uma exceção – transcrição “É possível abrir uma exceção?”.
Assim, entendemos a sua frustração e deceção, mas parece-nos que não foi mal atendida, como refere, sendo estudante internacional, ou nacional. Dado que o maior interesse da UTAD são os seus estudantes, independentemente da sua nacionalidade, primamos pelo atendimento personalizado, informado e esclarecedor. Inclusive, teve oportunidade de recorrer ao Provedor do Estudante da UTAD, que apoiou naquilo que é possível apoiar.
Estamos disponíveis para prestar o auxílio possível para a sua situação, que não passa pela isenção de pagamento de propinas, mas que passa pelo pedido de auxílio aos Serviços de Ação Social da UTAD, que dispõem de mecanismos para apoiar o pagamento de propinas aos nossos estudantes desde que cumpridos e comprovados os fundamentos do pedido. Pode entrar em contacto com os SAS-UTAD no Espaço Estudante da UTAD.