16.6

VANS - Recusa de substituição de produto com defeito

Cátia Travassos
Cátia Travassos apresentou a reclamação
28 de junho 2019
Dirigi-me à loja Vans do Vasco da Gama para comprar uns Vans VA Old Skool RUMBA RED/TRUE no dia 24 de Maio de 2019. Aquando a compra detectei uma pequena mancha nos tênis e questionei o vendedor que me respondeu que seria normal na camurça e que aconselhava o uso de um spray de protecção ou mesmo um produto de limpeza.
No dia 2 de Junho voltei à loja com o artigo para mostrar que a camurça dos tênis estava áspera e danificada e para solicitar que fosse realizada uma troca. Os profissionais da loja argumentaram que teria de deixar os tênis para que os mesmos fossem enviados à marca para avaliação e possível activação da garantia.
Aguardei sem o artigo até ao dia 28 de Junho, data em que fui novamente contactada pela loja para ser informada de que a marca teria recusado qualquer substituição ou devolução. Em primeira instância, acho inadmissível os 26 dias de tempo de espera, em que o cliente fica sem o artigo, mostrando um péssimo serviço ao cliente e nenhuma preocupação com a satisfação do mesmo.
Se formos consultar a lei, a Lei das Garantias (Decreto-Lei n°67/2003 actualizado pelo Decreto-Lei n°84/2008) dita que, ao detectar o defeito, e no espaço de dois meses, o cliente pode exigir a reparação, a troca, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso.
Ao consultar o site da marca, a mesma reconhece publicamente a garantia legal para produtos com defeito. Posto isto, gostaria de saber porque razão não tive direito à mesma sendo um direito que me assiste. E exijo, por isso, que me seja devolvido o valor do produto ou que seja feita uma troca.
Data de ocorrência: 28 de junho 2019