83.1
CIFDSA, S.A.U

Venca - A Venca diz que a culpa é dos CTT

José Silva apresentou a reclamação
26 de junho 2017

No passado dia 24 de Abril efectuei uma encomenda conforme registo em anexo, aquando da sua recepção foi verificado que não correspondia ao indicado no catálogo, pelo que foi efectuada a sua devolução em 02 de Maio solicitando a troca pelo produto nele indicado.
Passados 8 dias, entro em contacto com a vossa linha de apoio e fui e informado que a mesma deveria ter sido dirigida para Espanha, teria de aguardar 2 a 2,5 semanas finalizando o prazo volto a contactar o mesmo serviço e continuam a informar que a encomenda se encontra em Espanha o atraso anormal deve-se a um volume elevado de serviço mas que aguarde.
Uma semana depois volto a querer saber o que se passa e a conversa continua a ser a mesma, salvo a já falta de paciência da funcionária para não dizer falta de educação.
Uma semana depois e por julgar já tempo demasiado, volto a contactar e continua a falta de paciência e má educação da funcionária, nunca me colocando outra alternativa que não a de que o produto se encontrava em Espanha que esperasse.
Dias depois e porque achei estranho vou ao site dos CTT e verifico a informação que a referida encomenda tinha sido recusada no destinatário logo desde o inicio e que tentaram várias vezes mas sem resultado.
Vou á estação dos CTT e fico espantado, a encomenda já se encontrava lá depositada para me ser devolvida porque o apartado já não existia.
Mais uma vez entro em contacto com os serviço de apoio e qual foi o meu espanto que já havia vários clientes a reclamarem da situação e a Venca nada informava os clientes, tendo-me sido dito que para obviar a mais contratempos iriam recolher por transportadora a encomenda para troca.
Depois de já terem decorridos cerca de 8 dias ontem mesmo volto a contactar os vossos serviços quando me informam que afinal não sabem quando podem recolher a dita encomenda.
Quero então informar V.Ex.ª. que vou ficar com a encomenda que não desejo para evitar inclusive vir a ficar mesmo sem ela e que os custos de todas as chamadas que efectuei ao longo deste processo por culpa dos vá vossa falta de qualidade foram até ao momento de 12,5€, pelo que podem desde já considerar nulo o meu registo de cliente porque a partir deste momento não iriei mais adquirir seja o que for na vossa empresa, se é que isso se pode chamar de empresa.
Cumprimentos
RESPOSTA DA VENCA bem CURIOSA:

Estimada Cliente,

Em resposta à sua questão, informo que conforme indicado por telefone foi apresentada a reclamação aos CTT relativamente ao sucedido e a demora na recolha da devolução.
Conforme solicitado, os seus dados pessoais foram eliminados, na data de hoje, dos ficheiros da CIFDSA, Compañia Internacional para la Financiación de la Distribución, S.A., empresa que gere a marca Venca em portugal.

No entanto, já não nos é possível evitar o envio de alguma da nossa correspondência comercial (catálogos e promoções) que estava já preparada para envio.

Esta situação deve-se ao facto de o processo de mailing comercial ser desencadeado automaticamente, com alguns meses de antecedência, não sendo passível de intervenção pelos nossos serviços.

Pelo exposto, poderá vir a receber, durante um período que não se prevê superior a dois meses, algumas das nossas ações comerciais, pelo que apresentamos, desde já, as nossas antecipadas desculpas.

Decorrido este período, deixará de receber qualquer correspondência da nossa parte, salvo venha a efectuar uma nova encomenda, pedido de catálogo ou subscrição de newsletter, retomando assim a relação de cliente da CIFDSA, S.A.

Caso tenha mais alguma questão relacionada com este assunto, solicitamos-lhe que faça "Reply/Responder" a este email, por forma a mais facilmente podermos dar-lhe resposta.

Sempre ao seu dispor,

Gonçalo Cardoso

Data de ocorrência: 26 de junho 2017
Venca
13 de julho 2017
Estimado Cliente,

tal como já lhe terá sido explicado, a situação que descreve ficou a dever-se a um erro logístico por parte dos CTT, sendo que algumas devoluções foram indevidamente devolvidas aos remetentes (e não recusadas pela Venca). O serviço de devolução que contratou é da responsabilidade dos CTT, empresa que o fornece e pelo qual cobra, não tendo a Venca qualquer intervenção neste processo.

Ainda que alheia a esta anomalia logística, a Venca apresenta as suas desculpas pelos incómodos causados.

Perante esta situação, informamos que:
- caso não pretenda manter a encomenda, poderá devolvê-la novamente, sendo que os CTT nos informam que a incidência logística foi pontual e já se encontra normalizada
- poderá colocar no interior da devolução o comprovativo do valor das despesas desta 2ª devolução que lhe será reembolsado
- em alternativa, caso prefira, poderá contactar-nos no sentido de que solicitemos a recolha desta devolução através de um distribuidor privado
- para que possamos analisar o custo de 12,5€ que indica ter despendido em chamadas telefónicas para resolução desta incidência, pedimos-lhe que nos envie o respetivo comprovativo com detalhe para o email apoiocliente@venca.pt
- a resposta que recebeu da Venca está em conformidade com o seu pedido de eliminação de dados da base de dados da Venca.

Na expetativa de ter esclarecido as suas questões, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

Marta Pinto
14 de julho 2017
Os responsáveis desta empresa ainda não perceberam na confusão em que se meteram por mais que tentem atribuir culpas aos CTT.
Então eu explico-lhes como se fossem uns iniciados em gestão de empresas, a VENCA tinha um endereço chamada apartado, que resolveu fechar, pelo que os seus atendedores de chamadas informaram, solicitaram as CTT que redirecionassem a correspondência para um outro apartado, coisa que como sabem os CTT não tem qualquer obrigação, limitavam-se a devolver a correspondência por se encontrar inativo o referido apartado.
O tempo que esperavam a boa vontade dos CTT não seria preferível a uma empresa que se prese de qualidade, inserir nos documentos entregues com as encomendas um selo alertando para a nova caixa postal? em vez de esperarem pelos favores dos CTT?
O ridículo é quando agora querem atribuir culpas a uma empresa cuja função é entregar corretamente a correspondência no endereço correto.
Acresce a esta confusão que geraram nos clientes a incrível insinuação de que estes devem recorrer aos CTT exigindo responsabilidades que lhes cabem, levando ao engano os clientes, acrescentando-lhes ainda mais encargos alem dos que já tiveram com as suas más práticas.
Por fim veem como se não tivessem conhecimento dos vários contatos estabelecidos por mim ao longo deste processo, onde me informavam que a mercadoria se encontrava em Espanha e que teria de aguardar a sua substituição, coisa que me levou a efetuar mais de 5 camadas para o fatídico numero de apoio que sabem bem ser de grandes custos para o cliente pelo tempo que demoram a atender efetivamente e depois a esclarecer os fatos.
Ridiculo e virem pedir provas das chamadas, deixem-me adivinhar...querem o envio da fatura do meu operador é isso? tenham um pouco mais de massa cinzenta para perceberem que isso seria pretenderem meter o nariz onde não são chamados, bastava que controlassem então as vossas faturas de comunicações as até isso seria ridículo porque os vossos funcionários sabem bem o que andaram a fazer e as reclamações mais do que uma vez apresentadas, tendo sido sugerido no ultimo que enviasse um e-mail com o historial e as despesas então efetuadas para ser reembolsado cisa que tive como resposta a que então aqui coloquei e bem exemplificativa de como uma má gestão gera mau serviço.
Cumprimentos
Venca
20 de julho 2017
Estimado cliente,

em resposta às questões que coloca, esclarecemos o seguinte:
- o Apartado 020 das devoluções Venca nunca foi encerrado e continua em funcionamento
- todos os serviços realizados pelos CTT ou qualquer outra empresa à Venca são devidamente cobrados e liquidados
- para poder gerar qualquer reembolso que não relacionado com mercadoria Venca (neste caso despesas telefónicas), a Venca tem que solicitar um comprovativo justificativo do mesmo. A Venca não tem qualquer interesse em conhecer quaisquer hábitos de consumo dos seus clientes que não relacionados com a Venca. Tal como indicado na resposta anterior, para que possamos analisar o custo de 12,5€ que indica ter despendido em chamadas telefónicas para resolução desta incidência, pedimos-lhe que nos envie o respetivo comprovativo com detalhe para o email apoiocliente@venca.pt

Compreendemos o seu descontentamento e ainda que alheia a esta anomalia logística, a Venca apresenta as suas desculpas pelos incómodos causados. Procuramos apresentar sempre soluções, por forma a sanar, na medida do possível, este tipo de incidências e manter a confiança dos nossos clientes.

Marta Pinto