Vensol - Energias Renováveis, Lda

Vensol - Fatura não corresponde ao orçamentado

Rute Carmo Mendes
Rute Mendes apresentou a reclamação
13 de outubro 2015

Há algum tempo dirigi-me à empresa Vensol, em Fernão Ferro, Seixal, para pedir um orçamento para uma instalação solar.
Todas as conversas foram feitas com o proprietário, Sr. Adelino. O orçamento listava o que a empresa achava que era o material necessário e apresentava um custo de 868 euros mais IVA a 12%.
Pedi para avançar com o trabalho sendo que, como tinha custos controlados, faria a instalação sem a aplicação de um painel, no orçamento com o preço de 250€ e que teria que deixar para mais tarde.
Sempre foi comunicado à empresa que o custo era factor de decisão.
A instalação correu normalmente e sem quaisquer problemas. A factura chegou. O valor foi de 1736,76€.
Nesse documento podia confirmar-se que um equipamento que no orçamento era colocado sem referência de preço custou a quantia de 921€ mais IVA a 23%.
Desloquei-me à loja esta manhã pela segunda vez. Não gosto de ter dívidas mas não gosto de ser enganada e queria falar com o proprietário.
Perguntei: o equipamento tinha mesmo que ser aquele? porquê que não me contactaram antes da instalação a avisar do custo adicional? há alguma solução que possa minimizar este custo? o preço final é mesmo este? O Sr. respondeu talvez à primeira pergunta, pediu desculpa sobre a segunda, não respondeu à terceira e respondeu um simples sim à última.
Paguei porque não gosto de ter dívidas.
Paguei explicando-lhe que acho que o que fez foi desonesto. Que tive que ir buscar dinheiro às minhas poupanças e que gastei dinheiro que de uma forma esclarecida nunca gastaria.
Mesmo quando os trabalhadores da empresa o interpelaram solicitando que tivesse alguma consideração pelo que explicava e que reconsiderasse porque tinha razão no que dizia, mesmo quando estes sugeriram que se instalasse outro equipamento de menor custo ou que se fizesse alguma “atenção” face ao ocorrido… não pestanejou.
Coloquei no livro de reclamações a minha indignação. Vou colocar no portal da queixa. Informo-os a todos para que se possível evitem esta empresa em que não se pode confiar no proprietário nem nos seus orçamentos .
Feitas as contas, esta noite vou dormir sem o dinheiro que não podia gastar e ele dorme sem dores de consciência, com o meu dinheiro…

Data de ocorrência: 13 de outubro 2015