8.3
1 Ascendi 71.9
2 Globalvia 60.9
3 Portvias 59.2
Via Livre8.3
Auto-Estradas Norte Litoral – Sociedade Concessionária AENL, S.A.

Via Livre - Fui surpreendida por uma coima

S.
S. apresentou a reclamação
21 de outubro 2022 (editada a 21 de outubro 2022)
Hoje, quando consultei o Portal das Finanças, fui surpreendida por uma coima referente à portagem na A28 no dia 28 de janeiro de 2020. Quando contactei a empresa Via Livre fui informada que o processo já está na AT, que não podem aceder ao mesmo e, que por isso, não me podem reencaminhar as notificações de pagamento que me me terão enviado.
No entanto, desde 28 de janeiro de 2020 até à data atual nunca fui notificada pela ViaLivre que esse valor estava em falta. Sendo que a Europcar, a quem a viatura foi alugada, confirmou o contacto por parte da Vialivre no sentido de ter acesso aos meus dados.
Portanto, na prática, estou a ser penalizada pela AT sem nunca ter sido notificada do pagamento em atraso. De referir que o que está em causa não é a obrigatoriedade do pagamento da portagem, que já fiz. O que está em causa é o seguimento do valor em falta de imediato para a AT sem tentarem sequer contactar-me.
Procedo a reclamação para que me sejam devolvidos todos os valores cobrados indevidamente, incluindo as coimas das finanças (96€), uma vez que se registam falhas no serviço, ao não proceder a comunicação prévia ao utente, antes do processo ser enviado às finanças.
A menos que possam provar que o fizeram.
De salientar que se somam as queixas semelhantes em relação à referida empresa.
Data de ocorrência: 21 de outubro 2022