Estradas - Exploração e Manutenção
2 Globalvia 60.9
3 Portvias 59.2
Via Verde22.5
Gestão de Sistemas Electrónicos de Cobrança S.A

Via Verde - Como podem transformar 4€ em 3250€?!

Hugo Duarte
Hugo Duarte apresentou a reclamação
4 de novembro 2011

hoje senti-me realmente visado por esta conspiração..se é que isto tem outro nome!
Fui (e sou) cliente da Brisa/Via Verde durante anos. Tenho um carro antigo em meu nome que oferecemos ao meu sogro e que tinha o identificador da via verde. A certa altura anulei o contrato do identificador, pois infelizmente o meu sogro já não tem idade para grandes viagens...e lá acabei por desligar a via verde em Jul 2008.
Após a anulação do contrato mudei para outra casa e como não tinha nenhum contrato com a via verde acabei por não alterar nada na Brisa (e para chatear...esqueci-me de alterar o registo da morada desse carro).
Nos 2 meses seguintes o meu sogro acabou por passar 4 vezes (não 10 nem 20 ou 30 mas sim quatro!) na portagem de Alenquer para Vila Franca (1€ cada passagem!) e não se lembrou que não tinha mais o identificador.
As passagens foram em Out e Nov de 2008.
Hoje (03-11-2011) recebi uma carta das finanças com uma multa de 3250€ . Fui saber o que era e explicaram-me que enviaram várias carta a reclamar os 4€ e como não obtiveram resposta, levaram o caso para instâncias superiores até chegar às finanças. Neste momento tenho 3250€ por pagar à Brisa para não iniciarem um processo de penhora!
Mas isto admite-se!? se conseguiram após 3 anos saber a minha nova morada porque não o tentaram fazer no 1º ou 2º mês que me tentaram contactar e as cartas registadas não foram levantadas?
Como podem transformar 4€ em 3250€ ? se tivessem esperado mais uns anos provavelmente resolveriam o buraco das finanças com a minha multa! isto sem eu saber de nada!
Será que isto é legal? nunca me senti tão enganado! logo eu que gasto mensalmente mais de 200€ por mês em portagens!
Desculpem o desabafo mas não sei bem o que fazer!
Obrigado,
Hugo

Data de ocorrência: 4 de novembro 2011
Via Verde
1 de fevereiro 2013
Exmos. Senhores,

Acusamos a recepção do vosso e-mail datado de 14-11-2011, que mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta, informamos que a situação apresentada pelo Exmo. Senhor Hugo Miguel Gomes Duarte, irá ser analisada e respondida directamente ao mesmo.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos cordiais cumprimentos,

Via Verde Portugal, S.A.
Departamento de Exploração
Apoio ao Cliente
E-mail: apoioaocliente@viaverde.pt

Tenho uma situação idêntica! Uma vergonha!!! É uma sociedade de advogados em Vila Franca de Xira que me está a resolver a situação, sem ajuda é impossível tratarmos da questão. Que tudo corra bem.

Situacao identica 50 euros transformam-se em 12000 no ambito das finanças, verdade seja dita passei na via verde com o identificador sem saber que a empresa me tinha cancelado o contrato recebi a carta para pagamento das portagens no valor maximo ou seja uma portagem de 1.25eur era 25eur, solicitei um acordo de pagamento ao qual nao obtive resposta passado menos de um mes as coimas tinham transitado para as finanças resultado 12000mil euros ou penhora de bens....

Também apanhei uma multa nas Finanças de um carro que nem me pertencia. Aluguei um carro à AVIS e aderi ao serviço de portagens deles. Ou seja, usaria um dispositivo registado na Via Verde como pertencente à AVIS, e qualquer passagem minha na altura do aluguer, a AVIS iria retirar da minha conta bancária. Passado uns dias retiraram as minha passagens. Aparentemente, esqueceram-se de uma que não me retiraram, mas também não pagaram à Via Verde. Já resolvi esta situação com a AVIS, mas só para ver de como a Via Verde funciona. A Via Verde foi informada pela AVIS que eu é que conduzia a viatura na altura da passagem na portagem então a coima veio para mim. Reclamei e a Via Verde informou-me que como não tinha nenhum serviço de portagens, agora tinha de pagar a portagem e a coima. Reclamei novamente enviando-lhes a prova de como tinha o serviço de portagens. A Via Verde confirmou que de facto tinha, mas que a multa continua minha. Em vez de ir reclamar com a AVIS!!! O dispositivo é deles e o serviço também!! A AVIS acabou de me devolver o valor da portagem e da coima, mas a Via Verde dá-me razão e continuar atrás de mim.