Estradas - Exploração e Manutenção

Via Verde - Cobrança a outro proprietário

Carlos Alves
Carlos Alves apresentou a reclamação
6 de agosto 2013

Não sou cliente da Via Verde há mais de 12 anos, desde que a pilha acabou do identificador acabou, e comuniquei que prescindia dos serviços. No entanto, eles guardaram o registo, e quando o meu antigo automóvel vendido há quase 10 anos, passou numa portagem, decidiram enviar-me a cobrança de 60 cêntimos! Sendo uma situação em que já não havia qualquer prestação de serviços há mais de 10 anos (bastariam 5 anos), o contrato deveria considerar-se caducado... mas exigiram prova, algo que não tenho que fazer, pois não sou obrigado a guardar documentação acima de 5 anos. Entrando em contacto por email, pude verificar que a Via Verde age propositadamente assim, fazendo cobrança a quem bem entende, como se pudesse agir de má fé, e colocando-se acima da lei ou do bom senso. Só percebi que tinha sido o veículo vendido a ser cobrado, ao fim de várias trocas de emails. Até lá, passava por ter sido registado pelo identificador... Só esclareceram quando lhes disse que "não acreditava que o identificador tivesse ganho pilha e vida própria, pegando no carro para dar voltas". Apesar de saberem que o carro não era meu, de lhes ter enviado prova disso por email, insistem na cobrança a mim, que já não tenho contrato com eles, e não ao infractor. Ainda por cima, estamos a falar de um ridículo de 60 cêntimos, que eles já trataram de aumentar por "custos administrativos em dívida". Estas companhias actuam assim, com impunidade, porque se servem de leis feitas à medida, e dos seus departamentos jurídicos, usando uma máquina montada para triturar cidadãos indefesos. Foi este estado de coisas a que nos trouxe este regime dito "democrático", onde os deputados e governantes "fazedores de leis" protegem a actuação de grandes empresas... sabemos bem qual o interesse nisso! Estas companhias já se dedicam a outro negócio - a obtenção de rendimentos indevidamente, usando o expediente de burlas, pois são enganos evidentes, patrocinados por acção impune, na cobertura de departamentos jurídicos.

Data de ocorrência: 6 de agosto 2013
17 de agosto 2013

Já paguei, porque o montante não era significativo, face ao stress que se seguiria.
A ideia da Via Verde é usar a legislação contra maus-pagadores, que protege o cobrador, ameaçando com toda a maquinaria legal.

Agora vou passar a fase de ser eu o cobrador, porque considero que fui vítima de cobrança indevida, em que houve má fé propositada da Via Verde.
Sabiam perfeitamente que não fui eu que passei na portagem, e mesmo assim insistiram numa cobrança com base num contrato inexistente.
Vou ver o que se consegue fazer, para além da denúncia pública.