Gestão de Sistemas Electrónicos de Cobrança S.A

Via Verde - Mudança de identificador

Manuel Paulino
Manuel Paulino apresentou a reclamação
7 de dezembro 2022
Sou utilizador da Via Verde a muitos anos. Tenho 5 identificadores. Todos comprados em momentos diferentes da vida e bastante distanciados entre si. De repente, sem mais os identificadores começaram a falhar. Falei com a Via Verde que me disse que tinha que trocar o identificador. Entendo que um equipamento não é eterno, mas quanto a isso parece-me muito estranho que não seja dada ao cliente a opção de reparação do mesmo. Pode até ser antieconómico, mas a opção de reparação deveria existir. Porem o pior é que ao adquirir o novo identificador perco o meu plano e passo a ter um aparelho de aluguer, porque se quiser compra-lo já não tenho as mesmas condições do que os actuais. Ora, convínhamos que isto só pode ser esquema. Utilizando a técnica da rá. Ou seja habituar-nos a uma comodidade para depois vir retira-la ou fazer com que se pague mais.
Isto só acontece porque a empresa em causa não tem concorrência e porque não são criadas as condições para essa concorrência possa coabitar de forma a evitar o monopólio de mercado e dar aos utilizadores a opção mais equitativa.
Na minha opinião esta atitude é um esquema para obrigar aos utilizadores a migrarem para uma posição de clara vantagem para a empresa em causa.
Data de ocorrência: 7 de dezembro 2022