Estradas - Exploração e Manutenção
Gestão de Sistemas Electrónicos de Cobrança S.A

Via Verde - Mudança forçada de identificador via verde

Miguel Ferreira apresentou a reclamação
29 de novembro 2022
De há uns tempos para cá a via verde enviava e-mails no sentido de que o meu identificador estava com problemas e deveria proceder com a substituição. O meu identificador é dos antigos onde era possível trocar a pilha, serviço que a própria via verde fazia. Coisa que supostamente já não é possível fazer. Então tentei comprar um novo aparelho e tanto no site como na App não existe opção de venda, apenas de aluguer. Desloquei-me à via verde no Porto e fui informado que a via verde agora não tem o serviço de venda, mas sim o de subscrição. Onde questionei o que iria fazer com o meu identificador visto que paguei por ele. Não souberam dar resposta. Informaram que teria de proceder à substituição do aparelho mas com serviço de subscrição, coisa que não pretendia mas fui, digamos que, obrigado. A colaboradora referiu com este novo identificador iria perder as regalias que tinha, pois o meu dava para ter acesso a todos os serviços e este dá apenas para as portagens. O esquema da via verde... Mesmo numa loja via verde pedem que façamos Login enquanto cliente no sistema deles e que solicitemos a substituição do identificador, para não lhes serem imputadas quaisquer culpas, podendo mais tarde afirmar que foi o cliente que pediu de livre vontade. Pretendo saber o que fazer para travar este abuso por parte desta entidade. Fui obrigado a solicitar a substituição do identificador, mesmo contra a minha vontade, face a redundância. Porque substituição no meu entendimento é trocar algo que é meu por algo que passará a ser meu, e não trocar algo meu por algo que passa a ser de terceiros. Pretendo ser dono do identificador e não subscritor. E a via verde que não alegue ser possível comprar porque questionei a colaboradora e foi-me dito que não era possível e mesmo no site não existe essa modalidade.
Data de ocorrência: 4 de novembro 2022
14 de dezembro 2022
A via verde como não tem argumentos nem se dignifica a responder.
observei que em queixas idênticas, a via Verde respondia que tinham a opção de venda, questiono onde é que isso se encontra, porque no site é nos balcões não é de certeza.
11 de janeiro 2023
Julgo que terei de seguir outras vias, uma vez que a via verde não dá uma solução para o caso apresentado.
30 de novembro 2022

Comigo está acontecer exatamente a mesma coisa.
Solicitei à "via verde" uma relação das horas e portagens nas quais deu o dito erro.
Estou aguardar informações para agir em conformidade.
Em Portugal não existe concorrência...

Comigo está a acontecer o mesmo. Estou a ser "assediado" pela Via Verde para substituir o meu identificador com a desculpa de o mesmo não estar a funcionar corretamente o que não é verdade. Ainda no dia 28/11/2022 usei o meu carro nas autoestradas e nos parques de estacionamento no Porto e em todo o lado tudo funcionou corretamente. Isto não passa de um pretexto para nos levar a mudar para as modalidades de aluguer. Seria mais uma receita para uma entidade que não tem qualquer concorrencia e que por entende que pode fazer o que quer e quando quer.

Comigo foi igual, eu tentei fazer a relaçao pois qd recebi a mensagem foi numa semana em que não usei auto-estradas, e no meu historico de entradas estava tudo OK, tambem me parece esquema para obrigar a assinar planos, já anteriormente quando queria trocar a pilha do identificador, a via verde obrigava a comprar um novo por 35 euros ou a um aluguer