Estradas - Exploração e Manutenção

Via Verde - Política incorreta

MARIO JORGE ANDRADE FERREIRA ALVES
MARIO ALVES apresentou a reclamação
2 de fevereiro 2023
Sobre o serviço Via Verde de identificador eletrónico, gostaria de reclamar sobre dois aspetos:

1. Alteração do tipo de identificador que já não permite a substituição da bateria.
A opção que a Via Verde tomou está errada, quer a nível de custos para o cliente, quer a nível ambiental. A nível de custos, antigamente era possível substituir a pilha do identificador por um valor bem menor do que o actual custo de um novo identificador (cerca de 36 Euros). A nível ambiental, é inconcebível que nesta altura a Via Verde opte por equipamento/hardware descartável, em vez da mera substituição da bateria. Na realidade, até deveriam ter escolhido uma tecnologia de identificador com pilha/bateria recarregável por USB, tecnologia que a grande maioria das pessoas tem nos seus veículos (para carregar telemóveis e outros equipamentos).

Adicionalmente, a aquisição de um novo identificador não aparece evidente no site da Via Verde, o que instiga o cliente a escolher o regime de aluguer com pagamentos mensais, crendo ser a única opção possível.

2. Conteúdo do alerta em situação de luz amarela na portagem
O conteúdo das mensagens que me foram enviadas (por e-mail) e apresentadas (na página pessoal Via Verde) instiga o cliente a mudar de identificador, quando não é necessário. Por exemplo, o meu identificador deu luz amarela uma única vez, há uns meses atrás, e estava e continua a funcionar bem em todas as passagens, quer em pórticos de autoestradas, quer nas antigas SCUTS.

As mensagens que foram enviadas por e-mail continham as seguintes frases:
"O(s) seu(s) identificador(es) não está(ão) a registar corretamente as suas utilizações. Verifique se está(ão) mal colocado(s) no vidro do carro. Se não for esse o caso, deve substituí-lo(s). Pode substituir o(s) seu(s) identificador(es) aqui. Caso este assunto já se encontre resolvido, por favor ignore a presente comunicação."

Quando entrava na minha área pessoal na Via Verde, aparecia (agora já não aparece):
"A luz amarela acendeu!"
"Este identificador não está a registar corretamente a sua atividade e deverá ser substituído."
e aparece imediatamente abaixo um botão para "Substituir identificador".

Resumidamente, a Via Verde deveria adoptar e disponibilizar um tipo de identificador com bateria recarregável ou pelo menos substituível.
Data de ocorrência: 2 de fevereiro 2023
MARIO JORGE ANDRADE FERREIRA ALVES
MARIO ALVES avaliou a marca
23 de março 2023

Não assumiram política incorreta. É um dos problemas dos monopólios. Se não houver legislação e mão pesada, fazem o que querem.