Estradas - Exploração e Manutenção

José António Serra Alves Rodrigues
José Rodrigues apresentou a reclamação
25 de janeiro 2023
Identificador nº xyz
Em 2022.11.08 recebemos email a comunicar falhas no identificador.
Entrámos em contacto telefónico. Informámos que o identificador estava a trabalhar normalmente e que nunca tinha aparecido a luz amarela de aviso. O colaborador que nos atendeu informou-nos que iria transmitir aos serviços respetivos.
Em 2022.11.22 recebemos novo email a comunicar falhas no identificador.
Entretanto continuámos a testar esporadimente o identificador em passagens na Via Verde e constatámos que funcionava normalmente, luz verde nas passagens e débitos na fatura a coincidirem com os débitos na conta bancária a que o serviço está associado.
Em 2022.11.30 recebemos novo email a comunicar falhas no identificador.
Acabamos por aceder à solicitação de pedido de novo identificador.
Voltámos de novo a testar o identificador em nossa posse e este a funcionar devidamente, luz verde nas passagens e débitos na fatura a coincidirem com os débitos na nossa conta bancária a que o serviço está associado.
Apercebemo-nos, entretanto, que um elevado número de utilizadores se queixavam da mesma situação e da atitude da Via Verde. Assim não levantámos o novo identificador, conforme informámos a Via Verde em telefonema de dia 2023.01.11, entre as 12h18 e as 12h37min. Fomos informado que o assunto iria ser exposto com vista a uma correção de molde a manter o identificador no sistema do fornecedor.
A atitude da Via Verde culminou em email à data de hoje de hoje com a rescisão do identificador em causa.
Consideramos esta atitude da Via Verde como prepotente, utilizando a sua posição predominante no contrato, pressionando para a aquisição de novo identificador, não sendo lícito exigir o pagamento de novo identificador que não chegámos a receber e que não se mostrou necessário. O atual manteve-se em perfeito funcionamento. Só aceitaremos uma substituição sem custos. A situação presente foi criada pela Via Verde e dela a responsabilizamos.
Aguardamos uma rápida reconsideração da Via Verde na sua posição. Se por qualquer razão interna pretende substituir identificadores em perfeito estado de funcionamento deve comunicá-lo e não pressionar os consumidores a adquirir equipamentos novos
Data de ocorrência: 24 de janeiro 2023
José Rodrigues
13 de fevereiro 2023
Infelizmente a Via Verde ainda não emitiu qualquer resposta. Nem à queixa deixada neste Portal nem à reclamação apresentada, na mesma data, no Livro de Reclamações Eletrónico.
Isto permite pensar sobre o grau de confiabilidade a da empresa.
Em contrapartida insistem na cobrança da ativação de um novo dispositivo que não chegámos a receber.
José Rodrigues
15 de fevereiro 2023
Recebemos resposta da Via Verde em 2023.02.14.
A nossa reclamação ficou resolvida.
José António Serra Alves Rodrigues
José Rodrigues avaliou a marca
15 de fevereiro 2023

Foram necessárias vários telefonemas e emails, durante semanas (desde Novembro 2022), até que o fornecedor desse uma resposta satisfatória.