Gestão de Sistemas Electrónicos de Cobrança S.A

Via Verde - Substituição "forçada" de identificador

Miguel Figueiredo
Miguel Figueiredo apresentou a reclamação
22 de janeiro 2023
Ao longo de alguns meses comecei a receber emails da Via Verde a relatar que o meu identificador estava com problemas de leitura, tendo em conta que por algumas vezes acendeu amarelo ao passar na portagem de Oeiras. Visto que esta portagem nem sempre tem em perfeito funcionamento o seu leitor da Via Verde, porque verificasse que vários utilizadores dão recorrentemente o sinal amarelo, não fiz caso dos emails, até porque noutras portagens continuava a dar sempre verde, assim como nos estacionamentos.

Pouco antes do Natal, curiosamente, o meu identificador começou a dar sempre amarelo em todos os locais e aí pensei que fosse mesmo da pilha, visto já ter alguns anos. Por iniciativa própria, pois sei que a Via Verde alega que não é possível fazê-lo apenas porque o dispositivo não o permite, fiz a substituição da pilha. Ainda assim, continuo a dar amarelo.

Conformado, aceitei fazer a substituição do identificador e realizar a subscrição que contém todos os serviços que já tinha atualmente. Até aqui tudo bem...

Um dia depois do pedido de substituição, após dias consecutivos a dar sinal amarelo, após ter trocado a pilha sem qualquer efeito, o identificador antigo começa a acender verde.
Só pode ser classificado como burla. Nem se quer foram suficientemente espertos ao ponto de aguardar que fizesse a substituição dos identificadores.

O identificador novo, exatamente igual ao modelo anterior (existindo modelos novos em circulação) continua a dar amarelo em algumas situações nas mesmas portagens onde o antigo também dava amarelo, pelo que não será problema dos identificadores, mas sim do serviço da Via Verde.
Data de ocorrência: 22 de janeiro 2023

típico de uma empresa monopolista. o único objetivo é obter uma renda anual ou mensal.
A que já foi considerada a empresa tecnológica mais inovadora de Portugal, optou agora por ser uma mais inovadoras na area financeira.