Estradas - Exploração e Manutenção

Via Verde - Via verde exige troca de identificador

João Encarnação
João Encarnação apresentou a reclamação
8 de dezembro 2022
Possuo um dispositivo de cobrança de portagens Via Verde que foi comprado há vários anos.
Há poucas semanas, comecei a receber e-mails da Via Verde com a seguinte mensagem: "Alertamos para a necessidade de substituir os identificadores que não estão a funcionar corretamente e que não podem continuar a ser usados."

Ao seguir a ligação para eventual troca do identificador, o site da Via Verde apenas disponibiliza modalidades que implicam cobrança de mensalidades! Quando comprei o meu identificador, e assinei o respetivo contrato, não havia qualquer mensalidade a pagar, nem referência a essa possibilidade no futuro. Desta forma, não aceito que me exijam agora o pagamento de mensalidades.

Ainda para mais quando nem referem que "falha" é que o identificador possui. Adicionalmente, das vezes que entretanto tenho passado em autoestradas, o identificador regista corretamente as passagens, e as portagens não ficam por cobrar. Pelo que depreendo que o identificador está a funcionar corretamente!

Se a Via Verde referir que há uma falha no identificador, e apresentar um orçamento para reparação ou troca do equipamento, seria normal. A ser necessária a opção da troca, mesmo tendo que pagar um valor único pelo novo identificador, MAS mantendo as condições contratuais e serviços associados, eu ainda poderia aceitar, e acharia mais normal e correto. Mas assim estão a fazer chantagem com os clientes! A solução apresentada para a suposta "falha" do identificador, seja ela qual for já que nem isso é referido, é que não é aceitável.
Data de ocorrência: 8 de dezembro 2022

Aconteceu -me exactamente o mesmo. Dizem que o identificador tem um problema de falhas, mas nada falhou, tudo foi cobrado e de lá para cá tenho tido o cuidado de ver em cada passagem e dá sempre verde.
Também comprei o identificador e agora para trocar querem que lhes passe a pagar uma fee mensal ou anual.
Em bom português diria que é um esquema pouco sério de empresas duvidosas. Deviriam as autoridades que tutelam esta empresa fazer uma auditoria rigorosa e multa-la exemplarmente.

Também recebi e-mail igual e, sem nada fazer, apenas prestando atenção nas passagens, continuo com o mesmo identificador sem falhas.

Aldrabices da Via Verde.

Como tal é possível num país da UE?

Sem por nem tirar, eu paguei por um identificador que é meu e no contrato diz que a via verde apenas pode reparar o equipamento e não pode obrigar a fazer pagar mensalidades quando o identificador é propriedade do condutor.

Podemos partir para uma petição com um número de assinaturas plausível afim de sermos ressarcidos da chantagem.

Creio que não recebi email ainda mas de facto achei muito estranho ver na aplicação a dizer que o identificador que foi comprado necessita de ser substituído quando este funciona perfeitamente e não é pela bateria certamente.

Não acho que seja correto da parte de uma empresa desta importância obrigar a passar para um plano mais favorável para eles sem haver uma verdadeira razão.

Recebi varios emails e na aplicação aparece-me o mesmo. Quando passo na autoestrada aparece sempre o valor e a luz verde. É muito estranho isto estar a acontecer. Caso insistam no assunto vou cancelar este serviço. Pois não nos dão alternativas iguais ao que fiz no inicio quando aderi ao serviço.

Sou mais um nas mesmas circunstâncias. Desde Agosto que tenho vindo a resistir e a informar a Via Verde de que só estou disponível para substituir o identificador que comprei se não tiver custos nem alterações ao contrato.

Diário de Notícias: Monopólios fatais: da E-Redes à Via Verde.

Eu também fui contactado pelas mesmas razões. E o meu dispositivo também está a funcionar correctamente.
No meu caso eu até nem estava a usar a viatura em causa há 2 meses (por estar ausente) e o email informava que estava a passar com falha. Claramente um email mal redigido e não estão a ser correctos com os clientes.

Gabriel pereira
Acontece comigo exatamente o mesmo
Como é possivel que apesar de tantas queixas de clientes as nossas autoridades não atuem?
Se o estado diz que os contratos são para cumprir, porque quando se trata de gente " pequena" não se aplica a mesma regra?

Aconteceu-me o mesmo.Preechi o formulário para me enviarem novo identificador, o qual já o recebi. Entretanto, achei que algo não estava a bater certo!
Como é que pode ser detetada uma anomalia se o mesmo não é usado faz quase um ano!(?)
O novo ainda se encontra dentro da embalagem e entretanto já recebi msil que o antigo se encontrava desativado.
Inédito!!

Nada me espanta numa empresa que tem o monopólio da cobrança de portagens.
O meu caso ainda é mais engraçado, estranhamente, o alerta foi gerado no dia 31/12/2022 às 21:50, quando nesse dia e a essa hora estava em casa, curiosamente a limpar um acidente de cozinha. Sendo que a ultima vez que passei em portagens foi uns bons dias antes, e conforme verifiquei no extrato tudo foi cobrado conforme a minha utilização.
Bem sei, que é muito chato, ainda andar com uma via verde do tempo dos escudos, e que basta trocar a pilha de quando em vez, mas chegar ao cumulo de, programar um suposto problema com todas as vias verdes vendidas é bom demais para ser verdade. Qualquer "piratazinho informático" consegue provar esta prática desonesta por parte destes artistas. Óh Rui´s Pinto´s deste país, ajudem lá a provar esta artistice...

Eu estou igual!
Liguei para o apoio ao cliente viaverde e disseram que como tinha o identificador com mais 2 anos tinho que trocar por minha conta e que neste momento os novos identificadores vinham com mensalidade. O que devemos fazer?

Aconteceu-me o mesmo!
Ao aparecer a luz amarela, pensei que fosse a pilha e então fui trocá-la numa loja de chaves.
Entro nos estacionamentos normalmente, abre a cancela e pago automaticamente o estacionamento.
Como continuava a dar luz amarela nas portagens, ao telefone, a Via Verde diz que o identificador também está a funcionar corretamente, mas aparece sempre a luz amarela.
O que eles querem é um euro meu, outro seu e outro de um milhão de portugueses. Todos os meses, roubam-nos mais de um milhão de euros!!! Onde está o regulador?
A Via Verde informa que podemos comprar um nosso por 36 euros, mas não dá acesso aos estacionamentos das grandes cidades!!! Isto é gozar com as pessoas!!!

A mim está a acontecer o mesmo, tenho um dos antigos e do nada comecei a receber avisos e a passar amarelo, que coincidência toda a gente que tem aparelhos antigos começar a ter problemas...
Isto é agir de má fé à descarada. E pelo que sei passado um tempo bloqueiam o aparelho. Por mim acabou-se já chega o que ganham nas portagens, não levam mais nenhum euro. Na pior das hipóteses tocavam gratuitamente por um novo com as mesmas condições que tinha.