Viaturas em Braga - Problemas após a compra do veículo

Thiago Medeiros
Thiago Medeiros apresentou a reclamação
18 de março 2019

Preciso relatar o que tem acontecido com o meu veículo, KIA Ceed SW 2008 1.4 110cv, ao longo de 3 meses de uso. Ao contrário do que estava a espera, o veículo que adquiri no passado dia 20-11-2018 tem me dado bastante problemas em um curto espaço de tempo. Logo no primeiro mês de uso, mês de Dezembro, tive que alinhar o carro, pois sentia que o carro fugia bastante para a esquerda e outras vezes para a direita. Fiz o teste em estradas com ótimas condições e sem inclinações e o problema continuava, então decidi levar a uma oficina certificada para alinhar o carro, nisto gastei 25 euros na resolução do problema. No mês passado, Fevereiro, gastei mais 215€ com o fole da transmissão + junta do cárter e as 4 pastilhas + mão de obra (O carro tinha vazamento de óleo por baixo e as pastilhas, principalmente as traseiras, estavam bem desgastadas). Logo depois, o carro teve problemas em ligar ao rodar a chave de ignição. Por vezes, era necessário 5 tentativas para conseguir arrancar com o carro. Levei novamente ao mecânico e descobri que precisava trocar as velas porque já estavam no seu limite e também o óleo do motor que já estava para queimar e tive mais um prejuízo de 100 euros (Óleo do motor + velas + mão de obra). Após idas e voltas à oficina, o carro por 3 semanas não demonstrou qualquer defeito, contudo, após as 3 semanas voltou a dar o mesmo problema, para arrancar com o carro, era necessário fazer entre 3 a 5 tentativas ao rodar a chave de ignição.
Os problemas poderiam terminar por aí, mas continuam... a direção elétrica demonstra-se cada vez mais rígida durante a condução e sinto, por vezes, o volante torto para a direita e esquerda. Também tenho tido uma grande dificuldade no controle da caixa de velocidades (tenho dificuldades em colocar a 1ª marcha e a marcha-atrás. Há sempre a necessidade de levantar o pé 2x da embraiagem para concluir a mudança de marcha com em relação a estas 2 marchas).
Estou a fazer esta reclamação, porque o (*), o vendedor profissional da "Viaturas em Braga", disse-me que apesar do carro ser usado, estava em ótimas condições, mas já gastei quase 350 euros em apenas 3 meses na resolução dos defeitos no veículo. Agora, surgiram estes novos problemas e receio gastar o dobro daquilo que já gastei no arranjo do veículo.
Infelizmente sinto que o carro não está em ótimas condições, como me foi dito pelo (*), aliás, está longe disso. Gosto muito do carro, mas a mecânica do mesmo deixa muito a desejar com tantas falhas em um curto espaço de tempo.
Todo o meu esforço para resolver a questão sobre os prejuízos financeiros que tenho tido com a viatura têm sido mal sucedidos. Era e ainda continua a ser da minha inteira vontade resolver todo este problema da melhor forma, mas como não o consigo fazer, após duas trocas de email's e uma chamada telefónica numa tentativa de resolver a questão proposta por mim, o (*) deixou claro que não participaria na resolução deste problema.

Data de ocorrência: 18 de março 2019