• vidaXL é uma marca internacional líder na venda online de produtos para Casa, Jardim, Cuidado Pessoal, Acessórios para carro ou Bricolage com sucesso desde 2008. Acredimos no "VIVER MELHOR POR MENOS"!

• Mary Kingsleystraat 1
    5928 SK Venlo
    A Holanda
  • webservice@vidaxl.pt

VidaXL - Reembolso de produto defeituoso

Maria Cardoso apresentou a reclamação

Comprei uma cama através do site Vida XL, no dia 19 de Janeiro de 2022, a qual se danificou no suporte do estrado, tendo o mesmo ficado completamente partido, o que torna impossível dormir na mesma. Poucos dias depois disto ter acontecido apresentei uma reclamação, no dia 17 de Março de 2022, na qual ficou acordado que iriam enviar peças de substituição para resolver o problema.

As peças acabaram por chegar no final do mês de Março, voltei a montar a cama no mês de Abril, no entanto o mesmo problema voltou a ocorrer no dia 10 de Maio de 2022, pelo que não me resta alternativa senão pedir o reembolso total do produto, visto que já deu para perceber que o produto não tem a qualidade mínima exigida.

Contactei o apoio ao cliente da Vida XL e recebi respostas vagas em que apenas referiram que faria um reembolso de 50€, quando o valor total da cama foram 364,99€, o que é inaceitável uma vez que tenho direito por lei à devolução total do produto pelo facto dele se ter danificado sem minha culpa de forma consecutiva.

O número da encomenda é #0351000076801 e gostaria de ver esta situação resolvida o mais rapidamente possível.

Bom dia Sr./Sra.,

Pedimos que aguarde o contato direto do nosso departamento de queixas.

Um bom dia!

Equipa vidaXL,

Boa tarde Sra. Maria,
Eu sou a Gil e seu caso foi transferido para mim.

Peço que a senhora aguarde pois, por ser um pedido de Janeiro/2022 não temos autorização para oferecer reembolso - somente reembolso parcial.

Vou enviar as fotos juntamente com a explicação do que aconteceu e assim que eles me responderem eu entro em contato com a senhora novamente . Eles respondem geralmente em 48 Horas, mas amanhã é feriado aqui na Holanda.

Maria Cardoso adicionou uma resposta

O facto da compra ter sido feita em Janeiro não implica que não haja reembolso total do produto.

A lei é clara e eu tenho direito ao reembolso do meu produto, visto que o mesmo já se danificou duas vezes e não tem a qualidade mínima exigida.

Para além que há aqui outras queixas no Portal iguais às minhas e vocês reembolsaram totalmente o dinheiro.

Caso não o façam garanto-vos que entrarei com um processo judicial contra a VidaXL, no qual irei pedir não só o reembolso como ainda adicionalmente uma indemnização por esta situação absurda.

02 jun 2022

Bom dia Sra. Maria Inês,
Enviei 2 email para a senhora informando sobe a resposta dos meus superiores.

O produto com defeito deve ser recolhido e a senhora pode escolher um outro produto da marca vidaXL com um valor acrescido de 115% do valor original - portanto o novo produto pode ser até € 419.75 .

Por favor, escolha o novo produto e me envie o link ou o código do produto e por favor, me informe uma data para recolhermos o produto com defeito.

Aguardo resposta,

02 jun 2022
Maria Cardoso adicionou uma resposta

Não responderam à minha questão: Indiquem-me a cláusula contratual, a legislação concreta ou a diretiva europeia que vos permite recusar o reembolso do montante pago por um artigo defeituoso durante o período de garantia (dois anos).

Não pretendo mais nenhum produto vosso, se quisesse já tinha comprado antes.

Volto também a repetir que em casos iguais ao meu, relatados aqui no Portal da Queixa, vocês devolveram o dinheiro a quem se queixou, por isso nada justifica nem legalmente, nem em termos de coerência e tratamento dos vossos clientes essa dualidade de critérios.

Isso também será tomado em conta no processo judicial que irei colocar contra vocês , caso não me reembolsem como é o meu direito.

03 jun 2022

Bom dia ,
Garantia de 2 anos não é para reembolso , é para resolução da reclamação do cliente e eu já enviei a solução proposta pelos meus superiores .

03 jun 2022
Maria Cardoso adicionou uma resposta

A garantia tem tudo a ver com o reembolso, segundo a Lei das Garantias (Decreto-Lei nº 67/2003 atualizado pelo Decreto-Lei nº 84/2008):

“Os bens móveis têm uma garantia de dois anos. Caso se trate de uma compra em segunda mão, o prazo de garantia pode reduzir para um ano. Assim, se comprar um artigo com defeito pode exigir a reparação, a troca, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso”.

Portanto, resolvam esta situação o mais rapidamente possível, porque isto já está a ultrapassar todos os limites.

09 jun 2022

Continuo à espera de uma resposta para a mensagem que enviei há 6 dias

20 jun 2022
Maria Cardoso adicionou uma resposta

Ao fim de 15 dias no total continuo sem resposta. Continuo a aguardar resposta por parte desta empresa.

20 jun 2022

*17 dias

21 jun 2022

Boa tarde ,

Enviei resposta por email e vezes aqui no portal .
Reenvio abaixo a resposta enviada no dia 02/06.
Estamos aguardando a sua resposta .

VidaXL Enviado por Berta Vasiliauskaite
2022-06-02 09:50:28
Bom dia Sra. Maria Inês,
Enviei 2 email para a senhora informando sobe a resposta dos meus superiores.

Aguardo resposta,

21 jun 2022
Maria Cardoso adicionou uma resposta

Eu já recebi essa resposta da vossa parte umas três vezes, mas volto a dizer que não vou aceitar a compra de um novo produto vosso porque não quero, nem preciso de nenhum neste momento.

A partir do momento em que um produto tem defeito e a reparação não resolve esse defeito, eu tenho direito ao reembolso do valor que gastei nesse mesmo produto.

Já coloquei aqui também o artigo da Lei das Garantias que refere isso:

Decreto-Lei nº 67/2003 atualizado pelo Decreto-Lei nº 84/2008:

Vocês estão a agir contra a lei ao não me reembolsarem, por isso espero que o façam, caso contrário terei mesmo de entrar com um processo em tribunal contra a VidaXL, no qual reclamarei o valor da cama, bem como uma indemnização pelo incómodo que esta situação me está a causar.

Peço de novo que considerem isto e não me respondam sempre a mesma coisa, acho que os clientes da VidaXL merecem outro tratamento da vossa parte.

29 jun 2022

Boa tarde Sra. Maria,
Vou encaminhar sua reclamação para minha gerente e assim que ela responder eu entro em contato com a senhora novamente.

vidaXL

VidaXL está a aguardar resposta do utilizador