9.1
Viação Mecânica de Carnaxide Lda
  • Estrada Consiglieri Pedroso, Queluz de Baixo 2745-000 Queluz
  • vimeca@vimeca.pt

Vimeca Transportes - Incumprimento de horários / má formação de alguns motoristas

Pedro Miguel Repolho
Pedro Repolho apresentou a reclamação
11 de agosto 2020 (editada a 24 de agosto 2020)
Exmos. Srs,

Há várias questões que não posso deixar de relatar relacionadas com situações que não são admissíveis nos dias que correm,
Estamos em Agosto de 2020, não em 1960.

1) Era bom que os relógios dos autocarros estivessem correctíssimos ao segundo e não adiantados como nos vários casos que já assisti e que fizeram as carreiras partirem mais de um minuto adiantadas, numa das situações até me fez perder a carreira.
Dou o exemplo do autocarro 106 (Carcavelos-Est. Falagueira) onde a saída dos autocarro antes da hora exacta ocorreu sempre que usei esta carreira (18,25 / 18,45). Esta é uma situação inadmissível obviamente.
Solução de fácil resolução:
Acertar o relógio de todos os autocarros, o que não me parece difícil, ou até ter a regra de partir com alguns segundos de atraso, nada que prejudique o cumprimentos de horários.

2) Uma situação que deveria ser completamente revista e refiro-me a todas empresas transportadoras pq o erro é comum a todas em geral.
Pq será que sempre que os autocarros se aproximam de uma paragem os motoristas só abrandam de forma clara quando alguém lhes acena da paragem ??? Então as pessoas com menos discernimento, ou audição/visão diminuída, ou que simplesmente estejam distraídas??? E pq é preciso acenar para que o autocarro pare ????
Já assisti variadíssimas vezes a pessoas que ficam na paragem pq os motoristas não tiveram, o cuidado ou cortesia de parar. Viajo muito pela Europa e numa série de países os motoristas param sempre nas paragens independentemente de terem ou não um sinal de quem aguarda pela respetiva carreira.

3) Outra situação que se lamenta em plena pandemia trata-se do incumprimento de horários que ocorreu sobretudo durante o mês de Maio, o que terá acontecido pq supostamente a empresa estava em lay off. De qualquer forma esta situação é grave e irresponsável considerando que com a supressão de carreiras os autocarros tiveram que ver a sua lotação mais preenchida, o que se tornou um foco de possível contágio.

4) Atenção ao tratamento que é dado pelo mesmo motorista a pessoas ou grupo de pessoas diferenciados. Todos devem ser tratados com respeito e urbanidade independentemente da sua aparente condição social, idade, forma de vestir, etc. etc...
Este tipo de situações discriminatórias tb são recorrentes e a sua resolução seria bom para todos e para evitar conflitos estéreis entre todos. Eu garanto-vos que esta "crítica" é fundada em situações que eu assisti relacionadas com outros utentes e não tanto comigo, precisamente por ter sentido que muitos motoristas não têm o mesmo comportamento outros utentes como normalmente têm comigo.

Cordiais cumprimentos,

Pedro Pereira
Data de ocorrência: 11 de agosto 2020

Caro Sr. Pedro devo salientar que nos anos 60 existiam bons e bastantes transportes para a população em geral principalmente nos grandes centros urbanos, a hora que consta nos horários dos autocarros é a hora estimada ou prevista para a partida dos autocarros e não a hora para começarem a entrar passageiros, se uma pessoa se encontra numa paragem á espera de transporte deve estar atenta para assim poder fazer com a devida antecedência o sinal de paragem para que o motorista possa parar com a devida segurança...

9 de setembro 2020

Caríssimo não me referi a paragens intermédias mas à hora de partida, o que é literalmente diferente. Não há desculpas, há horários a cumprir. Nós não somos gado ou paus mandados. Estas empresas recebem boas maquias de dinheiro dos nossos impostos e se não lhes fosse lucrativo já não fariam as carreiras. Nos anos 60 a rede de transportes nada tinha a ver com o que temos hoje nos centros urbanos desde logo pq os centros urbanos cresceram desmesuradamente. Em casos pontualíssimos, sobretudo a nível de comboios a oferta hoje pode ser mais deficitária.