15.2

Vinted - Contrabando

Sofia Pires
Sofia Pires apresentou a reclamação
27 de junho 2022

O meu nome é Sofia e venho expor o que me aconteceu esta semana na Vinted.
No dia 2 de Junho comprei umas sandálias Woody da Chlóe. As imagens no anúncio apresentavam a peça verdadeira. De qualquer forma, para me certificar da sua autenticidade pedi para me enviarem a factura de compra, o que foi feito prontamente, a factura era das Galerias Lafayette em Paris, com data de Dezembro e tudo me parecia estar ok.
Contudo, no dia 20 de Junho chegaram finalmente a Lisboa e assim que retirei o embrulho da caixa constatei que eram falsas. A caixa é falsa, as sandálias vêm embrulhadas em plástico em vez de estarem no dust bag da marca, as solas são de espuma, o logo está mal cozido e no geral cheiram mal, a plástico.
Fui de imediato à APP Vinted perceber como poderia reportar o problema.
Disseram-me para carregar (na conversa com o vendedor) em ‘Artigo Recebido’ e posteriormente em ‘Reportar Problema’, assim o fiz, o terceiro passo foi enviar imagens para comprovar que o artigo era falso.
Fiquei ansiosa à espera de uma resposta e falei com duas pessoas no Instagram às quais o mesmo tinha acontecido e seguindo os mesmos passos obtiveram o seu reembolso.
Passado umas horas recebi uma mensagem do Suporte da Vinted a confirmar que as sandálias eram falsas mas que não me podiam fazer a devolução do dinheiro pois tinha libertado os fundos para o vendedor.
Depois de mais de 30 minutos de troca de mensagens em choque e de repetidamente protestar que tinha feito exatamente o que me tinham pedido e que a responsabilidade de ter sido vítima de contrabando - num site que o proíbe - não pode ser minha e que outras medidas teriam de ser tomadas.
Culparam-me sempre pelo sucedido e repetidamente disseram-me que não podiam fazer nada, para contactar as autoridades.
Desta forma perdi 210€ numa app que permite vendas de contrabando e apesar de alegar uma ‘Proteção do comprador’ não presta qualquer apoio numa situação fácil de resolver através de um reembolso.

Dados pessoais da pessoa que me vendeu o artigo:
DE Kunden
Am Gruner, Weg 5