10.1

VIP Executive Azores Hotel - Cancelamento de reserva/ direito de reembolso

Vânia Raquel Fernandes  Dias
Vânia Dias apresentou a reclamação
14 de março 2020
Efectuei uma reserva de uma noite (19 a 20 de Março) para dois casais no vip executive azores hotel em ponta delgada, a qual tive de cancelar devidos às recomendações para não viajar que foram anunciadas por parte do governo português e inclusive açoriano por causa da pandemia actualmente existente. Para além desta recomendação, foi activado um plano de contingência nos Açores que consiste em colocar pessoas que chegam à ilha em quarenta. Como é óbvio, o meu propósito com esta viajem não era ficar de quarentena, mas sim ir de férias com a minha família e passear. Só não irei fazê-la, não porque não queira, mas por uma questão de consciência e de saúde pública. Posto isto, após o cancelamento da reserva efectuada via booking, o hotel informa que não irá proceder à devolução do valor pago porque não paguei a taxa de reembolso e porque os Açores continuam a funcionar e a operar normalmente permitindo a entrada e saída de pessoas. A dada altura recebi uma chamada do hotel a propor me uma alternativa, a qual consiste na alteração da data da reserva mas sujeita à actualização das tarifas. Apesar de já ter alterado a data do voo, tal proposta não é do meu interesse, uma vez que na data para a qual foi feita a alteração do voo a estadia estará ao dobro do preço. Face ao exposto, questiono se o hotel, perante estas circunstâncias excepcionais (pandemia), não está obrigado a proceder à devolução do dinheiro, uma vez que todos nós, a nível mundial, recebemos recomendações muito claras de forma a evitarmos a propagação deste vírus, sendo uma delas não viajar. A culpa não é do hotel, mas também não é minha. Porém, cumpre-nos a todos nós, neste momento, acatar as instruções que nos estão a ser dadas pela OMS e dgs. E o hotel, enquanto entidade privada, não está a agir de boa fé. Obrigada
Data de ocorrência: 14 de março 2020