Velozlaxia Unipessoal Lda

VLX Auto - Seguro paga painel novo e oficina repara o antigo

Guerreiro
Guerreiro apresentou a reclamação
23 de janeiro 2017

No dia 12 de Setembro de 2016 colocá-mos a nossa viatura Smart Fortwo, a reparar nesta oficina que tem acordo com a nossa seguradora Allianz.

Nesse dia foi avisado um dos responsáveis, o Sr. Eng. Samuel, que por se tratar de um Smart fortwo, pretendíamos a substituição de dois painéis (Ilharga DRT e Embaladeira DRT) dos três danificados, pois são de plásticos, e que caso o perito não autorizasse que não avançassem com a reparação pois queríamos falar com a Allianz, seguradora da nossa viatura sinistrada.

Na tarde desse dia o Sr. António França, trabalhador da VLX, contactou-nos a informar que o perito autorizou a substituição dos dois painéis mais danificados, algo que conseguimos verificar após termos solicitado à Allianz o relatório de peritagem, o que até aqui tudo estava conforme.

No dia do levantamento, dia 16/09/2016, foi referido ao Sr. António França e ao Sr. Miguel, pintor na empresa VLX, que um dos painéis (Ilharga DRT) que, supostamente, seriam novos tinha dois pequenos toques na aresta no lado onde tinha sido o embate, tendo-se justificado que eram pormenores mínimos e que apenas reparou quando colocou a viatura ao Sol.

No dia 5 de Outubro tive a necessidade de desmontar esses dois painéis e pude comprovar que um deles, a embaladeira DRT, tinha a data de Fabrico de 04/2011, ano e mês da viatura, e o outro painel (Ilharga DRT) não foi possível verificar a sua data de fabrico com precisão, parecendo ser de fabrico do ano 2014. Ou seja, um dos painéis que supostamente seria novo, foi reparado, ao invés daquilo que me foi informado, e do que foi informada à seguradora, e sobre o segundo painel existem dúvidas sobre a sua origem, ficando a dúvida se é ou não usado/o mesmo.

Foi contactado também a VLX, pelo Sr. António França que me garantiu ter visto ambos os painéis novos quando chegaram à oficina, mas que não sabia se teriam os meus painéis antigos para me mostrar, que teriam de ver, nessa chamada solicitou-se também a este colaborador a factura de ambos os painéis a fim de verificar se eram reparados ou novos, tendo afirmado que apenas no final do mês teriam esses documentos.

Após a Allianz contactar a VLX, foram prestadas informações deturpadas pela VLX à Allianz, tendo afirmado à seguradora que em momento algum nos tinham dito que a embaladeira DRT seria também substituída.

O Sr. Eng. Samuel informou-me via telefone, que de facto era suposto terem sido colocados dois painéis novos, no entanto devido ao mesmo estar esgotado e demorar 30 dias a chegar resolveram reparar o painel, mais uma vez este informação é errada, pois desloquei-me pessoalmente á C Santos, Mercedes & Smart, e o tempo de entregada do referido painel são 3 dias vindo da Alemanha.

Por isto tudo, resolvi inspeccionar melhor a reparação, e pude concluir que:

A viatura não foi correctamente desmontada, existem partes da célula de segurança (tridon), que foi afectado e pintado nesta reparação, não foram pintadas, pois apenas desmontaram a traseira da viatura, o que para pintar a peça na sua totalidade seria necessário desmontar a ilharga da Frt Drt. Pode-se constatar também que a célula de segurança contém várias irregularidades, parecendo que têm “lixo” por baixo da pintura em algumas zonas. Nesta reparação foi pintada também a Jante Drt Traseira, em que se nota perfeitamente várias irregularidades, contendo “lixo” por baixo da pintura, escorridos no verniz, e a cor não é igual às restantes. Após esta inspecção foi solicitada à Allianz a vinda de um perito para que pudesse inspeccionar a reparação efectuada pela VLX, algo que até ao dia de hoje não aconteceu.

Contactou-se a VLX para que facultasse os documentos para que pudéssemos verificar a origem da Ilharga DRT, algo que sempre nos foi negado pelo Sr. Miguel Lima, Gestor de Sinistros da VLX, afirmando que os documentos pertencem à Allianz e que teria de ser esta a disponibilizar-nos os documentos. Contactada a Allianz, esta refere que posso pedir esses documentos à oficina, no entanto a VLX, pelo seu Gestor de Sinistros não o faculta, alegando motivos legais.

Segundo o seu Gestor de Sinistros, a VLX assumiu o erro e já dispõe de uma embaladeira nova para colocar na nossa viatura, no entanto não foi colocado pois existem dúvidas a cerca da Ilharga DRT e em momento algum foi referido pela VLX que iriam repintar/reparar o que foi inicialmente mal reparado.

Até à data de hoje, não me foi comunicado por nenhum responsável da referida empresa, a sua vontade de resolver todo este processo, mostrando apenas vontade em trocar o painel que foi reparado. Como é óbvio não pretendemos resolver o processo por etapas, pois a oficina tem o dever de colocar a viatura em conformidade, algo que não ficará no caso de apenas substituir o painel.

Data de ocorrência: 23 de janeiro 2017