43.1
VODAFONE PORTUGAL – Comunicações Pessoais, S.A
  • Av. D. João II – Lote 1.04.01
    Parque das Nações
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Subida de 50% na mensalidade do YORN Power Extravaganza!

Hugo Ricardo Gonçalo Oliveira
Hugo Oliveira apresentou a reclamação
21 de dezembro 2010

Eu e a minha família somos clientes Vodafone há mais de 10 anos.
Este ano aderi ao tarifário Yorn Power Extravaganza que, devido a ser estudante, me dá o direito de por 5€ mensais comunicar gratuitamente entre todos os clientes com o mesmo tarifário.

Durante o último ano foram feitos ajustes ao valor mensal, acerca dos quais fui sendo informado, sendo as justificações as normais, ou seja, a inflacção e a subida do IVA.
Após estes ajustes, o valor mensal a pagar a partir de Janeiro de 2011 seria de 5.19€.

Quando, em Setembro de 2010, recebi a seguinte mensagem da Vodafone, não lhe dei muita importância, já que esta apenas confirmava que iria manter o meu tarifário por mais 1 ano.

Vodafone: "Informamos que o prazo de validade do teu Yorn Power Extravaganza Edicao Especial, com mensalidade a 5Eur, foi prolongado ate 30 de Setembro de 2011."

No entanto, há cerca de 2 semanas, a Vodafone informou-me, também a partir de mensagem, que o valor da mensalidade passaria, a partir de Janeiro de 2011, a ser de 7.5€, o que significa uma subida de 50% relativamente ao que pago neste momento!!

Ora, além da subida ser, só por si, excessiva e nunca antes vista, vem completamente contrariar a mensagem que recebi em Setembro e demonstra da parte da Vodafone uma completa falta de respeito para com os clientes!

Sei que isto se passou com mais clientes e fui tentar pedir esclarecimentos numa loja Vodafone, onde me disseram, num tom de pouca simpatia: primeiro, que a subida se deve à recente indicação de subida do IVA, mas não é preciso fazer muitas contas para verificar que a subida é muito superior ao IVA; segundo, subiram a mensalidade porque a TMN também o fez...

Não satisfeito com os esclarecimentos, liguei para o serviço de apoio ao cliente da Vodafone e estive à conversa com a resposável, Lúcia Teixeira, que, mais uma vez com uma grande falta de simpatia, indicou as mesmas razões para a subida e desvalorizou a importância da mensagem que citei acima, tendo mesmo chegado a dizer que, se a Vodafone assim entendesse, o preços podiam variar todos os dias fosse para grandes subidas ou grandes descidas...

Isto demonstra uma total falta de credibilidade por parte da Vodafone que, desde que foi considerada "a operadora preferida dos portugueses", parece ter deixado de dar importância aos clientes e nem sequer se preocupa em esclarecer situações claras de publicidade enganosa.

Hugo Gonçalo Oliveira

Data de ocorrência: 21 de dezembro 2010