42.7

Vodafone - Age de má fé com os seus consumidores

Helena Andrade Lopes
Helena Lopes apresentou a reclamação
4 de março 2014

Aliciado pela promoção da Vodafone TV+Net+Fixo por 24,9€/mês (campanha divulgada no porta-a-porta), decidi optar por esta solução em detrimento do operador actual ZON.

O que deveria acontecer (o que foi vendido pela Vodafone):
- Instalação do serviço
- Portabilidade do nº fixo
- Cancelamento do serviço com o antigo operador

O que aconteceu:
- Instalação do serviço sem testar e sem sintonizar os canais (o que não permitiu verificar que a TV sem o comando original - que já não existe há uns bons pares de anos - não permite configurar o ecrã, aparecendo listas negras em cima e em baixo no ecrã, impossibilitando-me de aceder convenientemente ao serviço da Vodafone, nem permite tão pouco ver a TV; contexto: com a ZON, a TV funcionava na perfeição! E não mudei de equipamento aquando a instalação da Vodafone!. Por isso, o problema só poderá residir na Vodafone e na forma como foi instalado o serviço. Porque razão, o técnico, aquando a instalação não alertou que existia um problema técnico que impedia de ver TV?!?! Era objectivo da Vodafone, sugar mais €€€ ao consumidor????)

- Não efectuaram a portabilidade do nº fixo, pelo que tive que me dirigir a uma loja oficial da Vodafone para finalizar a portabilidade

- Não cancelamento do serviço com o antigo operador, fazendo com que eu pague 2 facturas (desnecessariamente), sem a utilização do serviço ZON (pelos vistos, a vendedora informou mal o cliente, já que parece que a Vodafone não pode, legalmente, em nome do cliente cancelar o serviço anterior - enganou o cliente que acreditou que o serviço seria cancelado pela Vodafone, e como tal não cancelou o serviço da ZON nos timings exigidos)

Perante todas estas situações, efectuei várias reclamações para que a Vodafone, pudesse apresentar uma solução. A solução apresentada pela Vodafone, foi instalar uma BOX com um valor acrescido na factura (?!?!?). Obviamente que não aceitei a solução apresentada, porque julgo ser injusto pagar mais por uma série de erros da Vodafone, e pela publicidade enganosa que apregoam às portas. Aborrecido com estes acontecimentos, e porque me encontro há mais de 20 dias sem poder usufruir da TV, decidi rescindir o contrato com a Vodafone (por incumprimento da operadora na prestação do serviço que vendeu), aproveitando o período experimental (a minha intenção de rescindir o contrato ocorreu verbalmente na linha de apoio ao cliente no dia em que terminava os 14 dias experimentais; mas a Vodafone tentou adiar esta situação referindo que iriam tentar encontrar uma solução e solicitar a intervenção de nova equipa técnica - que ocorreu após os 14 dias experimentais!). Eis senão que a Vodafone, informa que para rescindir o contrato, terei que pagar uma indemnização de 200€ à Vodafone. Mais uma prova de que a operadora agiu de má-fé. Parece-me que a via mais fácil é passar a responsabilidade para cima do cliente, desresponsabilizando-se de todas as falhas ocorridas. Mais grave é adiar a resolução para que o cliente não possa usufruir dos 14 dias para rescindir legalmente o contrato. Inaceitável, principalmente porque abusam da boa fé das pessoas de mais idade (como é o meu caso)!

Mais informo que já denunciei esta situação junto da DECO, ANACOM, ASAE e comunicação social (TV's+Imprensa).

Data de ocorrência: 4 de março 2014
Vodafone
5 de março 2014
Estimado Cliente,

Para que nos seja possível analisar o exposto, será necessário que nos envie este texto, por e-mail, para o endereço: ajuda@vodafone.com.

Solicitamos, ainda, que inclua o número de Contribuinte ou número de conta Vodafone associado ao seu serviço.

Ficaremos a aguardar.

Joana Santos
Serviço de Apoio a Clientes
Helena Lopes
5 de março 2014
A situação já foi reportada à Vodafone para o endereço de email que refere:
referência: 3045091 e 3045084.
Vodafone
10 de abril 2014
Estimados Clientes,
Após análise aos casos com referência 3045091 e 3045084,verificamos que a questão exposta já foi analisada pelo nosso Gabinete de Apoio á Qualidade.

No seguimento dessa análise foi efetuado um contacto telefónico com a Cliente, no dia 06.03.2014, tendo sido prestada a informação relativa á resolução do assunto.

Estamos disponiveis para esclarecimentos adicionais.

Marta Alvelos
Serviço de Apoio a Clientes

O problema não é da TV, já que com o antigo operador, a TV funcionava! E hoje com o serviço da Vodafone só 2 canais estão ok (SIC noticias e TVI). Mais uma prova que se fosse problema da TV, nenhum canal funcionava. E mesmo que o problema fosse da TV,cabe à equipa técnica da Vodafone, informar que existe uma incompatibilidade do serviço naquela TV, cabendo a mim, decidir se aceitava ainda assim o serviço (tendo que comprar uma nova TV?! ou solicitar a Box). Quem agiu de má fé?

Boa noite,
Já conseguiu rescindir o contrato?´

20 de março 2014

Rescindi no imediato. A Vodafone alega o pagamento da penalização de 200€....aguardo indicações da minha advogada e da DECO. Porque uma coisa é certa: não vou pagar algo para o qual a responsabilidade é-me alheia!