43.0

Vodafone - Cancelamento de serviços indevidamente

Edgar André Branca Baleca
Edgar Baleca apresentou a reclamação
5 de agosto 2015

Bom dia, deixo a presente reclamação como forma de mostrar o meu desagrado e insatisfação no que diz respeito à Vodafone.

Realizei o contrato com a Vodafone TV, Net e Voz no dia 07/05 do presente ano, recebi a primeira fatura a 13/07 no valor de 7,66€. Sendo que a fatura já se encontra liquidada e não tendo qualquer fatura em atraso ou em falta, e sendo cliente novo nesta operadora, o meu serviço foi suspenso dia 14/07 pela Vodafone.

O motivo invocado: por motivos de segurança iremos suspender o seu serviço.

Para meu espanto e curiosodade, desloquei-me à loja da Vodafone a fim de perceber o que se passava, sendo que a funcionária disse que por eu ter realizado chamadas internacionais no valor de 66€, no espaço de três dias, o meu serviço iria ser suspenso por motivos de segurança.

Questionei qual a solução para o problema, foi-me respondido que teria que efetuar um depósito em numerário de 200€ para ser desbloqueado o serviço.

Não percebendo eu o porque de ser obrigado a fazer tal depósito, questionei o funcionário que também não soube explicar, tendo eu questionado se poderia pagar adiantado esse valor das chamadas logo ali no momento, uma vez que não estava em divida, foi-me recusado.

No entanto, a fatura apenas chegou cerca de dia 25 de Julho, e desde dia 14 de julho que o serviço se encontra suspenso até à data de hoje, por me ter recusado a pagar uma quantia que é o triplo do valor consumido por mim legitimamente.

Sinto-me Lesado, fico estupefacto com o que está a acontecer, a Vodafone exclui-se de responsabilidades e sendo eu um cliente novo, é um bom cartaz de boas vindas.

Só é pena que o contrato de fidelização é dois anos, caso contrário já teria renunciado ao mesmo.

Efetuei reclamação para a ANACOM, aguardando até ao momento a resposta.

Gostaria de saber se mais algum cliente teve este tipo de problema,

PS: a quantia de 200€ serviria para abater na fatura, o restante não seria devolvido, e seria para pagar as faturas seguintes, ou seja, pagaria adiantado um serviço que ainda não consumi.

A resposta foi:

O Gabinete de Apoio à Qualidade já entrou em contacto contigo de forma a esclarecer toda a situação.

Foi enviado SMS de pre aviso do consumo efetuado no dia 13 de Julho de 2015. Posteriormente foi feita a suspensão do serviço, porque foi detetado um consumo elevado de comunicações, sendo a conta foi suspensa por precaução.

Estas medidas protegem o Cliente e a própria Vodafone e estão previstas nas Condições Gerais de Utilização do Serviço, alínea E do ponto nº 5. Nesta medida é solicitado um pagamento em adiantado, em numerário, que será lançado a crédito na conta corrente do Cliente e utilizado para pagamento dos valores em dívida bem como para liquidação das faturas que se vierem a vencer.

Voltei a responder:

Boa noite.

A todos os clientes, como viram a resposta da Vodafone, que diz querer proteger o cliente suspendendo o seu serviço ilegitimamente, não tendo eu qualquer valor em atraso, foi apenas por querer salvaguardar a Vodafone.

Como pode uma empresa exigir o pagamento adiantado de um serviço que ainda não foi consumido??

Como pode a Vodafone querer salvaguardar o cliente, neste caso eu, se exige o pagamento de um valor que é o triplo do valor consumido por mim legitimamente?

Como pode a Vodafone não dar outra solução (exemplo: pagar o valor das chamadas efetuadas, que ainda não foram faturadas)?

Se disponibilizaram o serviço de telefone será para ser usado, o cliente é que tem a responsabilidade de pagar, no entanto a vodafone presume que não irei pagar, mesmo antes de emitir a fatura, como pode isto acontecer??

Inacreditável o serviço medíocre que prestam.

Até ao momento continuo com o serviço suspenso com nenhuma fatura em atraso.

Data de ocorrência: 5 de agosto 2015
Vodafone
8 de agosto 2015
Exmo. Sr. Edgar Baleca,
No seguimento da sua reclamação, indicamos que a mesma esta em analise por parte do Gabinete de Apoio à Qualidade da Vodafone, pelo que solicitamos que aguarde por um contacto da nossa parte.
Qualquer outra questão, estamos sempre disponíveis.

Cumprimentos
Lia Pereira
Serviço de Apoio a Clientes
Edgar Baleca
11 de setembro 2015
Em relação à reclamação referida, a situação foi reposta pela vodafone, sendo-me creditada o valor de uma mensalidade.
Apenas foi possível com a intervenção da DECO.
Obrigado