43.0

Vodafone - Cobrança de serviços indevidos

Alexandre Santos
Alexandre Santos apresentou a reclamação
21 de junho 2019
Ao verificar a conta do mês percebi que existia cobranças de serviços jamais solicitados por mim, como Mobile Tv X e Serviço Premium. Estes descontos apareceram diversas vezes no mês, todos eles em horários que nem se quer estou acordado. Liguei para a Vodafone e eles informaram que era serviço de Conteúdos Adultos. Já estranhei na hora pois não fazia nenhum sentido o acesso a estes dados.
Ao olhar as faturas anteriores fiquei mais surpreso pois já vinham cobrando desde Dezembro de 2018 algum valor destes serviços. Avisei a Vodafone que nunca utilizei e não tenho habilitado qualquer app que consulte este tipo de serviço.
Pedi por email um detalhamento e me mandaram:

"No seguimento do seu email e após contacto telefónico com sucesso, informamos que foram efetuadas três subscrições nas seguintes datas:
Conteúdos Adultos - VFPT_WAATX_METART_399 07-02-2019;
Conteúdos Adultos - VFPT_WAATX_SUBSC2_399 13-02-2019;
Conteúdos Adultos - VFPT_WAATX_MOBILETV_SOFT 29-03-2019;"

Ao consultar o nome do serviço dado por eles no google para saber o que poderia ser:
VFPT_WAATX_METART - conteúdo adulto só aparece um serviço deles mesmo que manda sms de fotos de modelos. Logo, podem consultar o serviço de envio de fotos e ver se algum dia me mandaram.
O VFPT_WAATX_SUBSC2_399 e o VFPT_WAATX_MOBILETV_SOFT não aparecem no google.

A informação passada pela Vodafone é que é um serviço habilitado no meu telemóvel e que eles só possuem o dia e hora que foi habilitado. Pensei, se não fui eu, eles pelo menos tem que passar o histórico da habilitação do serviço para me cobrar algo. Nada feito.

Também se negam a restituir o valor cobrado indevidamente e não habilitado e nem usado por mim e ainda e além disto o atendente fez uma brincadeira ao me atender dizendo que era só olhar no meu histórico no telemóvel.... Ora, ele que olhe no histórico de uso do serviço no sistema dele ou do parceiro que ele autoriza debitar um valor na minha conta.

Se é um serviço de terceiros e eles autorizam o débito em minha conta da Vodafone (porque quando eu vou na padaria não posso pedir para debitar na minha conta da Vodafone), eles precisam provar que eu realmente solicitei o serviço e uso este serviço.

Desde o dia que abri o chamado até hoje, a Vodafone não me ressarciu aproximadamente 116 euros mais aproximadamente 30 euros que ficou para a fatura deste mês. Além disto, faltaram com a educação e não provam a habilitação do serviço de uma empresa que tem convênio com eles.

Eu não recomendo a VODAFONE para ninguém e faço questão de falar este caso para todos. É um absurdo ser tratado assim.
Data de ocorrência: 21 de junho 2019
Vodafone